A hora do Live Marketing

(Last Updated On: 11 de novembro de 2016)

* Post escrito por Bruno Arnoud, colaborador da Forma Promocional.

 

Adotado oficialmente em janeiro deste ano, o termo Live Marketing veio para qualificar a percepção do segmento promocional. E como toda novidade, ainda gera algumas dúvidas.

Para simplificar: o bom e velho Marketing Promocional passou a ser um termo restrito, que não ilustrava a complexidade das ações exigidas pelo mercado. O Live Marketing, como o próprio nome já diz, é o marketing ao vivo. O momento em que a marca tem contato direto com o consumidor, e a chance de conquistá-lo efetivamente.

 

 

 

Lidar com os sentidos do público é o grande desafio, e ao mesmo tempo, o grande trunfo do Live Marketing. O resultado de uma boa campanha é mensurado no momento exato de sua execução através dos sorrisos e lágrimas arrancados, além das vendas, claro.

Todas as ações que utilizam-se de ativações, merchandising*, campanhas de incentivo ou campanhas integradas com aplicativos e redes sociais, fazem parte do universo do Live Marketing.

Atrelar a evolução digital à sua campanha pode ser uma grande sacada.

Com o crescimento desenfreado do uso de smartphones e tablets, uma campanha bem desenvolvida e estruturada pode proporcionar uma experiência inesquecível ao público e, consequentemente, alavancar as vendas.

A realidade aumentada (RA) é uma ferramenta a ser explorada dentro do Live Marketing. Com o intuito de integrar as informações virtuais com as visualizações do mundo real, é uma grande tendência que promete impactar os consumidores.

A rede de lojas de móveis IKEA utilizou a RA em seu novo catálogo de produtos e virou case de sucesso.

 

 

 

Outra campanha inovadora envolvendo RA foi o aplicativo “Lê Bar Guide”, da cerveja Stella Artois, que permite aos consumidores descobrir os bares próximos que servem a cerveja, e como chegar até lá. Além disso, o app fornece os telefones dos táxis da região, a fim de que o usuário não dirija após beber.

 

 

 

Se por um lado o Live Marketing possibilita a conquista instantânea do consumidor, por outro, pode ser um fim trágico de uma campanha. Ele requer o máximo de planejamento, atenção, dedicação e, obviamente, expertise. Amadores devem ficar fora desse segmento. Não existe espaço para o erro. Se sua campanha “live” não der certo, acabam ali as chances de conquistar o público.

 

Sua empresa já pratica o Live Marketing?

No portal do Free Shop você encontra diversas opções de brindes, serviços para eventos e merchandising no ponto de venda para proporcionar uma experiência inesquecível aos consumidores.

 

* Segundo Regina Blessa, “merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores” (Merchandising no PDV, 2001).

 

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