Inovação é o segredo para alcance do sucesso no marketing promocional

(Last Updated On: 24 de maio de 2016)

A versão itinerante da maior feira de Marketing Promocional da América Latina, a Brazil Promotion Day Porto Alegre, teve sua 3ª edição na capital gaúcha na última quinta-feira (19/05). Os desafios e as oportunidades no setor de marketing promocional foram os temas centrais debatidos no evento. A feira contou com a presença de profissionais da área, estudantes, empreendedores e interessados pelos assuntos de marketing, eventos e varejo. Cerca de 600 pessoas altamente qualificadas passaram pelos estandes e palestras realizadas no Centro de Eventos da FIERGS.

 

Só em 2015, por exemplo, o live marketing movimentou cerca de 50 bilhões no Brasil. O dado da AMPRO, revelado no evento durante a palestra do Gerente de Marketing da Claro, PC Dias, comprova que criar experiências para o consumidor por meio do setor promocional é uma importante estratégia de fidelização de clientes, especialmente em um cenário de crise. A partir disso, além de discutir as principais tendências em produtos, serviços e soluções da área no País durante os seminários, o encontro oportunizou negócios entre os consumidores e fornecedores e promoveu ainda networking entre os cerca de 30 expositores que apresentaram as novidades em brindes e opções de produtos para os diversos formatos de ações promocionais.

 

Entre os lançamentos, lápis com aroma personalizado, caderno inteligente que cabe no bolso, dispositivo que se comunica com Smartphones e Tablets, malas e louças em porcelana com logo, squeezes, canecas e calendários, além de novos formatos de estandes.

 

Além de Porto Alegre, Brasília e Rio de Janeiro já receberam as edições da Brazil Promotion Day 2016, que em outros anos já passou por grandes centros do Brasil como Belo, Horizonte, Curitiba, Campinas e Recife.

 

 

Live marketing necessita de inovação disruptiva

 

Em tempos de mercado retraído, a dica dos profissionais que palestraram sobre inovação e tendências em marketing promocional é continuar investindo e se atualizando na área, principalmente quando se fala de tecnologia.

 

O circuito de palestras teve início com a fala do Gerente de Marketing da Claro, PC Dias, que utilizou de sua expertise de 10 anos em planejamento criativo de ações de Live Marketing para falar sobre o que chamou de “Momentos da Verdade” da área. PC Dias fez um comparativo entre as modificações do setor entre 1965 e 2015, culminando com a Era do Conteúdo, do Diálogo e não mais do Discurso. O Publicitário destacou que, hoje, aquilo que se divulga só tem validade se gera interesse.

 

Nesse sentido, o relações públicas da área de planejamento da Storck Promo, João Ramos, ressaltou que hoje é preciso se atualizar não somente em assuntos de live marketing, mas também em empreendedorismo e inovações tecnológicas e de sistema. Durante a palestra “O mundo está sendo hackeado – gerando incertezas e oportunidades sem precedentes para o live marketing”, Ramos trouxe como exemplo negativo a Kodak, empresa que faliu se tornando vítima da inovação. “Eles foram consumidos por um erro de não agir em relação à tecnologia. É preciso ter a consciência de que todos os segmentos de mercado vão ser captados pela destruição criativa”, analisou. Ainda, o palestrante destacou que é preciso identificar rachaduras no sistema para recompor a sociedade, fazendo, de fato, uma inovação disruptiva e para isso será preciso “hackear” ideias, iniciativas, ações e, claro, o mundo.

 

Outro importante momento da tarde de simpósios destacou a temática “Retail Bizz – Estratégias de Varejo num ambiente competitivo”. O presidente do POPAI Brasil, Zeh Henrique Rodrigues exaltou a queda de 8,4% no volume geral de vendas no Brasil em 2015, e apontou que com o decréscimo do varejo, o e-commerce atingiu um aumento de 15,3%. Diante desse cenário, o CEO evidenciou que o desafio para 2016 é investir, de forma eficiente, no ambiente virtual, que representa, hoje, 42% das vendas no País.

 

Como organizar um evento de sucesso agregando recursos disponíveis, porém desconhecidos, também foi pauta das conferências da feira. O especialista em planejamento financeiro empresarial em empreendimentos culturais, Duda Gomes, explicou sobre a Lei Rouanet e apontou que para realizar um evento de sucesso é preciso ter clareza em relação ao produto principal que está sendo ofertado. “Tenha um objeto que seja seu diferencial, estabeleça a dimensão econômica de seu projeto e inove”, aconselhou.

 

Já o diretor da empresa Cogest Advice, Fabrício Ramires Barbosa, trouxe ao público na palestra “E ai comprou. Você vendeu?” sua experiência na área de pesquisa e prospecção. Barbosa enalteceu a importância da análise de comportamento do consumidor. “Para sugerir ideias novas é preciso entender o que se passa na mente das pessoas. Antes era traçado um perfil de consumo por geração, mas hoje é necessário ser mais especifico. Cada indivíduo se comporta de maneira diferente”, indicou. Ele revelou que a área que ativa o cérebro feminino, por exemplo, é a mesma do prazer sexual. Como case, o palestrante apresentou uma pesquisa feita com 390 pessoas na cidade de Ijuí que revelou que o maior público consumidor são mulheres residentes da cidade entre 20 e 40 anos.

 

Realizadas em parceria com as principais entidades do setor: ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), AMPRO (Associação de Marketing Promocional) e POPAI (The Global Association for Marketing at Retail – Brasil), as palestras do Brazil Promotion Day Brasília foram beneficentes. Foram doados 114 kg de alimentos não perecíveis destinados à ONG Viver de Rir, Organização Não Governamental que atua em hospitais, abrigos, asilos e comunidades.

 

A Brazil Promotion Day é uma realização da Forma Promocional.

 

Brazil Promotion 2016

Maior feira de marketing promocional da América Latina

De 02 a 04 de agosto – Transamérica Expo Center – São Paulo – SP
Horário: 13 às 20h
Site oficial: www.brazilpromotion.com.br

 

Acompanhe nosso blog e redes sociais:

www.freeshop.com.br/blog
www.facebook.com/brazilpromotion

www.facebook.com/freeshoponline

www.twitter.com/brazilpromotion

One Response

  1. Marcelo Alves 24 de maio de 2016

Deixe seu Comentário