Overdelivering em eventos: você já conhece esta prática? Confira!

(Last Updated On: 25 de julho de 2016)

Olhe ao redor e veja quantos eventos corporativos acontecem diariamente na sua cidade. Há uma verdadeira guerra pela atenção e aderência do público, e garantir audiência e obter os resultados desejados fica cada vez mais difícil. Que tal começar a praticar overdelivering em eventos? Você já ouviu falar nesta estratégia?

É sobre isso que conversaremos neste artigo. Você verá o que é exatamente overdelivering e saberá como esta prática pode ajudá-lo a fazer toda a diferença em seus eventos e deixar seus clientes mais satisfeitos. Acompanhe!

O que é, exatamente, overdelivering em eventos?

Relativamente novo no Brasil, o termo overdelivering trata-se de uma estratégia usada para oferecer ao cliente sempre mais do que ele espera. É um conjunto de práticas que visam superar as expectativas e, assim, aumentar a satisfação do público-alvo.

Dito de forma mais técnica, overdelivering é, também, a percepção de valor agregado que o cliente tem ao contratar um serviço, fazer uma compra, participar de um evento. É uma prática muito comum em vendas B2C, principalmente nos Estados Unidos.

Na organização de eventos corporativos, basicamente, a ideia de overdelivering se dá quando o participante se surpreende ao receber mais benefícios no momento em que está vivenciando a experiência do que lhe foi prometido na hora em que foi convidado.

Não significa, é claro, que os valores do que é oferecido como excedente não estejam sendo cobrados, no caso dos eventos pagos. No entanto, como o cliente não espera, ele se surpreende e tem seus sentidos aguçados; tem uma sensação de estar em vantagem.

Muitas empresas acabam praticando overdelivering de uma forma inconsciente, mas, com o acirramento da concorrência e a estabilidade da economia, é cada vez mais latente a necessidade de aplicar este conceito para surpreender e fidelizar o público-alvo.

Nesse sentido, para driblar a concorrência e aumentar a satisfação do público, a prática de overdelivering em eventos vem crescendo consideravelmente.

Como aplicar overdelivering em eventos?

É importante entender que a prática de overdelivering em eventos tem muito a ver com criatividade. Entregar mais do que os participantes esperam receber, muitas vezes, requer apenas cuidados com pequenos detalhes.

A ideia principal é fazer diferente do que é feito normalmente, sempre pensando no valor que será percebido pelos participantes. A seguir, veja uma série de dicas para colocar o overdelivering em prática nos seus eventos corporativos e garantir o sucesso com o público-alvo:

Surpreenda na oferta de conforto

Um dos maiores desafios nos eventos corporativos é oferecer conforto aos participantes. É desafiador, mas muito necessário, pois o conforto é um dos pilares da experiência dos convidados de um evento. E aqui estamos falando de participantes se sentindo confortáveis física, mental e emocionalmente; de um conforto que torne aquela experiência realmente memorável para os convidados.

Por isso, é importante ter o conforto no radar desde o momento da escolha do local até a infraestrutura necessária. Pense no assento no qual o participante ficará durante todo o tempo em que assistir a uma palestra, mas também lembre-se que as pessoas usam dispositivos eletrônicos e seria interessante disponibilizar tomadas para recarregá-los com facilidade.

Aspectos como climatização, qualidade sonora e visual, iluminação, segurança, vagas de estacionamento, serviços de manobristas e recepcionistas; além de banheiros impecavelmente higienizados, boa sinalização, profissionais para conceder informações, entre outros aspectos, fazem toda a diferença.

Treine as equipes para surpreender os convidados

Muitas vezes, a equipe de serviço em eventos corporativos é terceirizada. E não é muito comum que os profissionais contratados deixem a desejar no atendimento aos convidados. Isso também ocorre com a equipe interna, que pode se sobrecarregar com diversas atividades.

O ideal, quando falamos em overdelivering em eventos, é que as equipes sejam treinadas para proporcionar a melhor experiência possível. Para isso, todos devem ter na ponta da língua todas as informações necessárias para oferecer ao público, e também devem surpreender no carisma e na apresentação.

Uma boa dica é uniformizar os profissionais para que eles sejam facilmente identificados durante o evento. Simular situações inusitadas durante o treino também pode ajudar muito.

Dê atenção total aos detalhes

O senso de estética das pessoas está cada vez mais aguçado. A facilidade com que a tecnologia chega, por meio de diversas plataformas, está transformando o público em perito em bom gosto. Por isso, cuidar de detalhes como cenografia, recursos audiovisuais, comunicação pré e durante o evento, peças de divulgação, entre outros, é fundamental.

Busque sempre um refinamento nos detalhes. Quanto mais bonitos e funcionais eles forem, melhor será a experiência sensorial e emotiva das pessoas, e maior será a chance de seu evento se tornar inesquecível e atingir os objetivos.

Ofereça brindes realmente valiosos

Em todo evento que se vai, recebe-se vários brindes. Acontece que eles sempre se repetem, são sempre artefatos que nada dizem ou pouco dizem. Por isso, pense em brindes que tenham a ver com o seu evento, com a sua marca, mas que realmente tenham um valor para os participantes.

Uma boa dica é oferecer experiências tecnológicas por meio dos brindes. Entregar dispositivos, objetos conectados a aplicativos, entre outros, pode surpreender e tornar o evento memorável.

Surpreenda com arte

Pense no espírito do seu evento e pergunte-se como você pode inserir arte nele. Talvez seja possível contratar um grupo de teatro para animar os intervalos entre uma palestra e outra; talvez você possa aproveitar os artistas da sua empresa para fazer uma exposição de artes plásticas nos corredores ou aposte em música: sempre funciona. Que tal contratar um pianista para criar um clima harmônico nas áreas de convívio ou durante o jantar?

Use a imaginação e conecte o seu evento com algo artístico, pois isso será um diferencial e tanto!

Explore a tecnologia ao máximo

Uma outra dica infalível no que diz respeito ao overdelivering em eventos é a correta utilização da tecnologia. Aproveite recursos como QR codes em convites, totens informativos, drones para filmagens, transmissões online, decoração high-tech (luzes que reagem aos movimentos dos convidados, por exemplo). Você também pode fazer uma cobertura online e estimular os convidados a compartilhar imagens, vídeos e impressões nas redes sociais com hashtags específicas.

O que você achou do conceito de overdelivering em eventos? Gostou das dicas? Compartilhe este post nas redes sociais para que mais pessoas conheçam a estratégia!

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