As 6 melhores estratégias para o seu ponto de venda

(Last Updated On: 21 de outubro de 2016)

Segundo uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor, o Brasil é o país em que o ponto de venda possui mais importância: o relatório apontou que 85% dos brasileiros tomam a decisão de compra no PDV.

Sabendo disso, o que você pode fazer para que o consumidor entre na sua loja e não na empresa do vizinho? Bem, não existe nenhuma fórmula mágica além de conhecer estratégias de marketing e merchandising eficazes e colocá-las em prática para que o seu produto seja percebido. Entenda mais sobre o sobre o assunto no artigo de hoje!

Antes tudo, reúna informações sobre o seu público

Para chamar a atenção dos seus clientes e potenciais compradores, a primeira coisa que você deve fazer é estudar o seu público-alvo. O seu produto é útil para quem? Para classes populares ou de alta renda? Crianças, adolescentes ou adultos?

É importante recolher diversas informações sobre quem são essas pessoas, o que fazem, do que gostam, quais são os seus problemas e expectativas. Com base nessas informações, você terá totais condições de desenvolver estratégias de marketing mais assertivas.

Afinal, se o objetivo é atrair, nada melhor que agradar ao público certo — aquele que vai ficar satisfeito ao adquirir o seu produto. O sucesso do seu ponto de venda depende essencialmente da forma como ele é gerenciado. Por isso, reunimos as melhores estratégias para você aplicar sem medo de errar:

Invista em identidade

Quando o consumidor entra no seu ponto de venda, tudo o que existe ao redor dele cria um impacto direto com o estilo da sua marca: a vitrine, a decoração, as cores, os produtos, o material promocional, etc.

É importante que a sua empresa tenha uma identidade visual própria para personalizar esses espaços. A identidade visual inclui as cores padronizadas da sua marca, o nome da loja, a tipografia ou estilo da letra — ou seja, um conjunto de características que faz a sua organização ser única.

A sua marca deve ser lembrada nos ambientes do seu ponto de venda, desde a fachada da loja, letreiros, embalagens, sacolas, banners e uniformes até cartões de visitas, estratégias de marketing digital, etc.

Capriche na comunicação visual

Para despertar o interesse do seu público é preciso colocar em prática técnicas corretas de merchandising. Nesse caso, basta agir de acordo com o objetivo em questão e abusar da criatividade.

Existem diversos tipos de materiais que ajudam a chamar a atenção do consumidor para a beleza da exposição dos produtos. Conheça alguns:

Adesivo

Pode ser aplicado em balcões, vidraçarias, paredes, painéis e até mesmo no piso do ponto de venda como sinalização. O adesivo promocional do tipo perfurado permite visualizar os dois lados e é muito utilizado em vitrines ou para separar ambientes.

Banner promocional

O banner é muito útil para ilustrar ofertas, promoções, descontos ou indicar outras ações dentro do ponto de venda — como localização. É importante destacar o logotipo da empresa para fortalecer a identidade com a marca.

Fita cross ou clip strip

Fita ou clip são tiras em material PVC (ou polipropileno) com encaixes preparados para a fixação de produtos. Elas podem ser usadas, no caso de supermercados, como um suporte vertical com pacotinhos de castanhas ao lado da prateleira de vinhos, por exemplo.

Totem pessoal ou promocional

É um material impresso com a imagem de uma pessoa, produzida em tamanho real. Essa ideia é muito divertida e chama bastante a atenção do consumidor, principalmente quando a pessoa em questão é uma figura pública e carismática.

Faixas de gôndola

As faixas de gôndola permitem que os produtos sejam destacados da prateleira com um material alegre, chamativo e personalizado dentro do PDV. São leves, práticos e muito fáceis de aplicar.

Móbiles

Os móbiles são peças que penduradas no teto do ponto de venda. Eles deixam o ambiente mais festivo e atraente, e são perfeitos para divulgar uma informação importante ou apenas ilustrações decorativas.

Atente-se para a localização e disposição dos produtos do seu ponto de venda

Existem algumas áreas no ponto de venda chamados de hot points — ou “pontos quentes”, em português. São aquelas áreas em que o cliente certamente vai passar e olhar: além da vitrine, os espaços próximos à entrada e ao caixa — que é onde ele aguarda para realizar o pagamento — são alguns exemplos.

O planejamento desses espaços deve ser feito com cautela, pois é preciso levar em consideração que estes são os melhores lugares para expor um produto. Por isso, quando quiser dar destaque a um objeto, utilize os pontos quentes, mais ou menos na altura média dos olhos do seu cliente, para que ele não precise abaixar nem levantar a cabeça.

Aproveite o calendário do comércio varejista e crie campanhas temáticas

Durante o ano, algumas datas especiais permitem que o lojista aumente as vendas, como o Dia das mães, dos Namorados, o Carnaval, o Natal e várias outras. Para aproveitar esses períodos, é preciso que você aja com antecedência, pois o consumidor precisa ser lembrado e influenciado a comprar.

Organize um calendário com as principais datas comemorativas e se antecipe para criar um ambiente que faça alusão a esse dia. Isso ativará a memória do consumidor para presentear alguém e o fluxo das suas vendas aumentará.

Para as épocas em que não há nenhuma data em especial, você poderá criar temas como estações do ano, ou sobre algum fato marcante no país — como Olimpíada, Copa, entre outros.

Encante o seu cliente no atendimento

O sucesso do seu negócio também depende da qualidade do seu atendimento. De nada adiantaria embelezar o seu ponto de venda e criar mil estratégias para chamar a atenção do consumidor se ele não se sentir bem recebido.

Por isso, busque alcançar a excelência do atendimento. Tenha uma equipe comprometida em servir e encantar os clientes. Crie meios para surpreendê-los com brindes personalizados, para que possam utilizar algo com a sua marca estampada. Clientes satisfeitos sempre voltam e ainda recomendam a sua loja para amigos e parentes.

Organizar o seu ponto de venda com um layout que destaque os principais produtos e fazer com que esse espaço seja um ambiente agradável, confortável, que se aproxime do estilo do seu público — além de oferecer um atendimento de excelência — é essencial para neutralizar a concorrência e ser referência no que você faz.

Qual dessas estratégias você já aplica ou pretende aplicar no seu ponto de venda? Deixe um comentário!

One Response

  1. Alex Terra 4 de fevereiro de 2018

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