Como fazer a análise de resultados das ações de marketing?

(Last Updated On: 6 de março de 2023)

Saber como fazer análise de resultado é um fator indispensável em qualquer empresa. De fato, se você ficar contando o retorno diariamente sem alinhar os objetivos, as estratégias vão por água abaixo.

O sucesso, nesse caso, está em criar um planejamento detalhado e escolher as métricas que façam sentido para o seu tipo de negócio. Afinal de contas, o crescimento só é possível quando fica claro onde aplicar os investimentos corretamente.

Ficou interessado? Vamos mostrar dicas para fazer a análise de resultados de maneira objetiva. Acompanhe:

Reconhecimento de marca

Se tem uma coisa que precisa ser prioridade em qualquer empresa é a avaliação do nível de reconhecimento de marca. Isso porque sem o retorno do feedback da audiência fica complicado saber se os investimentos financeiros estão sendo aplicados corretamente.

No entanto, saiba que de nada vale usar métodos que são muito famosos no universo do empreendedorismo se eles não estiverem relacionados aos objetivos de seu negócio. Qualquer gestor deve reconhecer que mensurar ações de marketing em um Ponto de Vendas é muito diferente de calcular o retorno de marketing digital, por exemplo.

Geração de leads

Muitas empresas costumam usar como base dos cálculos o valor gasto com as ações de marketing e o retorno obtido. Cada parte da estratégia representa uma série de possibilidades e, muitas vezes, apesar de não apresentar resultados efetivos no momento, o objetivo pode ser alcançado com trabalho a longo prazo.

Normalmente, construir uma rede forte com geração de leads é um investimento em futuros clientes que tendem a se relacionar com a marca a partir de uma base sólida. Em uma situação como essa, uma coisa sempre está amarrada a outra. Na prática, se não existir crescimento de tráfego, a receita também será gerada.

Diferenças na rotina de mensuração

Entender as diferenças na rotina de mensuração facilita muito o andamento do processo. Tudo isso envolve três instâncias (objetivo, estratégia e ações) que determinam os números a serem analisados. O caminho mais fácil está em compreender como funcionam as métricas por ações e as métricas por estratégias.

Diante disso, pense no objetivo como o resultado de tudo o que é feito no dia a dia para levar sua empresa onde ela deseja chegar. As estratégias são as decisões de como colocar as ideias em prática para levá-las até a meta que precisa ser alcançada.

Já as ações mostram onde os conteúdos gerados podem ser encontrados pelo público, como Google, via e-mail marketing ou Facebook Ads. Com base no retorno dessa etapa, você consegue criar direcionamentos que se encaixem melhor na sua estratégia.

Acompanhamento de métricas

Para que você não se confunda na hora de calcular as ações de marketing, evite fazer isso com todos os números que aparecerem no dia a dia. Esse processo exige foco em ações estratégicas para avaliar o retorno de maneira objetiva.

Dentro desse contexto, considere que as metas costumam mudar muito rápido, de acordo com o retorno ditado pelo público. Assim, os resultados funcionam como um ponto direcionador na hora de decidir onde colocar seu dinheiro.

Veja, a seguir, um passo a passo

Agora você já sabe como fazer a análise de resultados das ações de marketing. Saiba que para construir uma estratégia eficiente é preciso também uma rotina de mensuração que pode ser diária, semanal ou mensal. Logo, ao criar uma dinâmica que faça sentido, fica muito mais simples encontrar oportunidades de crescimento.

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