Conheça os 5 maiores erros de Branding que você não pode cometer

(Last Updated On: 7 de novembro de 2016)

Foi-se o tempo em que as empresas não precisavam de muito esforço para se posicionar no mercado, os concorrentes eram poucos, os produtos únicos, necessários e não existiam muitas opções. A maioria dos clientes não escolhia a marca, mas simplesmente o que estava disponível.

Depois dessa época, os produtos e serviços começaram a concorrer entre si, muitas empresas ofereciam as mesmas vantagens e o processo de diferenciação começou a ganhar força. Até hoje, para se posicionar no mercado é necessário algum esforço para mostrar o diferencial do seu produto/serviço aos clientes e potenciais consumidores.

E assim surge o branding, uma das estratégias mais eficazes do mercado, que consiste na gestão de uma marca, abrangendo a forma como a empresa é divulgada, as ações de marketing que produz, a imagem perante os consumidores, etc. Você pode entender um pouco mais sobre o que é branding nos artigos abaixo:

A grande questão é que quando falamos sobre branding, os empreendedores se sentem intimidados achando que este tipo de estratégia serve somente para grandes empresas com muito dinheiro. Grande engano! É mais do que acessível e possível aplicar essas técnicas na sua empresa, hoje.

Por isso vamos citar aqui os 5 maiores erros de branding que você não pode cometer no seu negócio. Continue a leitura!

1. Não se preocupar com a identidade visual

Toda marca tem uma ideia e um significado por trás do nome que leva. É imprescindível investir em uma logomarca e uma identidade visual profissional. As cores, o símbolo, o formato, a fonte, tudo que remete a imagem da sua empresa é muito valioso.

Contrate um profissional que crie uma marca personalizada para sua empresa e comece a se diferenciar dos seus concorrentes. Futuramente sua marca pode ser aplicada em materiais de apoio e brindes.

2. Esquecer-se dos materiais de apoio

Agora que você já tem sua identidade visual pronta, não se esqueça de criar o material de apoio básico como: cartão de visitas, folder ou folheto simples, adesivo, papelaria, etc. É através desse material que a sua marca vai ser divulgada no mundo “offline“. Sempre que for visitar novos clientes, participar de eventos e feiras leve seus materiais para divulgar o seu negócio, fazer network e grandes parcerias.

3. Acreditar que o mundo é offline

Mais da metade do Brasil está conectado e tem acesso à internet. A maioria desses brasileiros usa a internet pelo smartphone. Quando alguém vai procurar por uma empresa ela busca diretamente no Google. Estamos 100% online e a sua marca precisa estar também! Crie um site e participe ativamente das redes sociais.

4. Fazer branding apenas uma vez

O grande segredo do sucesso na internet e fora dela é a constância. Os negócios que dão certo são aqueles que não desistem. Ações de branding devem ser feitas várias vezes e constantemente. Uma dica é fazer um planejamento e pensar em alguma ação diferente para cada mês. Use as datas comemorativas, por exemplo: ação de dia dos pais, natal, ano novo, etc.

5. Não monitorar os resultados

Depois de todo tempo e dinheiro investido em ações qual foi o seu retorno? O que seus clientes acharam de “tal” promoção? Quais são as principais dificuldades e dúvidas dos seus clientes? Os clientes antigos voltariam a fazer negócio? É muito importante monitorar o que as pessoas têm falado da sua marca. Reserve um tempo e/ou um profissional responsável para responder, atender as pessoas e entender quem elas são e o que precisam.

Para resumir, não caia nesses 5 erros de branding citados acima. Sua empresa pode se tornar uma grande referência se você insistir em aplicar as técnicas de branding de forma assertiva, prestando atenção no que os seus clientes e futuros consumidores estão dizendo.

Deixe seu comentário abaixo e conte pra gente sua experiência com branding e qual retorno sua empresa teve. Vamos compartilhar!

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