Entenda a importância do merchandising em eventos

(Last Updated On: 7 de junho de 2017)

A realização de merchandising em eventos é um componente essencial para aumentar o potencial de comercialização já em curso no seu negócio.

Se você busca lançar um novo produto, promover uma oferta limitada ou aumentar a exposição de sua marca, o merchandising em eventos oferece a oportunidade de atingir novos níveis de envolvimento do cliente, criando ações valiosas e traduzindo-as em vendas.

A seguir, veremos como essa estratégia causa impactos positivos em clientes e colaboradores, além de melhorar a imagem da sua empresa e do próprio evento. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância do merchandising em eventos?

O que torna tão interessante a realização de merchandising em eventos é a possibilidade de aumentar a receita e maximizar os lucros durante essas ocasiões. No entanto, há também consideráveis vantagens promocionais.

O merchandising é uma solução estratégica, um recurso importante para passar informações aos consumidores durante a demonstração do produto ou serviço. Segundo Regina Blessa, “merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores” (Merchandising no PDV, 2001).

Qual organização dispensaria uma técnica que promove sua marca, cria percepções positivas sobre ela e influencia o aumento das vendas? Nenhuma, não é mesmo? Portanto, o merchandising é importante para a empresa aumentar as suas vendas, se relacionar melhor com seus clientes, encantá-los e fidelizá-los.

Quais os efeitos que um bom merchandising causa nos clientes?

Um merchandising bem-feito proporciona uma boa experiência, desperta o interesse, promove a venda do produto e ajuda a fidelizar o cliente, aprofundando o seu relacionamento com a empresa.

Com o merchandising em eventos, você aumenta a exposição da empresa e de seus produtos, disponibilizando informações atraentes e que levam o consumidor a efetuar uma compra. Além disso, é uma ótima oportunidade para promover experiências, provocar sensações, estreitar o relacionamento e criar laços com os clientes.

Quais são os impactos positivos para os colaboradores?

Ao incluir seus colaboradores nas estratégias de merchandising, você contribui para um sentimento de pertencimento e gratidão dentro da empresa. Funcionários satisfeitos são fundamentais para construir um ambiente mais produtivo e agradável.

Os colaboradores se sentirão radiantes por serem lembrados e terem seu trabalho, desempenho e esforço reconhecidos pela empresa. Afinal, todos trabalharam muito duro e deram o melhor de si para que tudo saísse como planejado, não é mesmo? Portanto, é preciso incluí-los na estratégia de merchandising. Não os deixe de fora!

Quais são as vantagens de um bom merchandising para a empresa?

Além do aumento das vendas, atuar em um evento é uma grande possibilidade de melhorar a imagem da empresa e gravar na memória das pessoas a identidade de sua marca.

É o momento de divulgar a empresa e o produto de modo diferenciado e engajar o cliente, levando-o à ação.

Como fazer um merchandising memorável?

Aliar criatividade e bom gosto é crucial para fazer um merchandising que não sairá da mente do consumidor. Tudo deve convergir para otimizar a experiência do cliente, pois isso pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu merchandising em eventos.

Neste momento, é importante lembrar que orquestrar suas ações durante um evento requer a mesma dedicação e diligência empregada no cotidiano do negócio. Portanto, algumas etapas são fundamentais.

1. Faça um bom planejamento

Ao iniciar o planejamento, deve-se considerar a natureza específica do evento e o tipo de público para determinar quais tipos de ações serão mais apropriadas. Afinal, não é possível fazer um ótimo trabalho sem conhecer bem o público, não é? Logo, pergunte-se:

  • Qual é o tipo de evento?
  • Qual é a sua duração?
  • Qual público esse evento atrairá?
  • Qual é a mensagem que a empresa pretende passar com o merchandising?

Com as respostas para essas perguntas, você será capaz de fazer um planejamento adequado e nada ficará no meio do sucesso das suas ações de merchandising.

2. Atente-se à disposição dos produtos no evento

Um outro fator importante é a disposição dos produtos no evento: quanto mais estratégica, maior será o alcance e os resultados positivos. Não subestime a importância do layout e do visual da marca durante o evento. Utilize qualquer espaço disponível para obter o máximo de efeito.

Não se esqueça de estimular a percepção positiva do público sobre a organização e promover o relacionamento com a empresa. É importante criar uma identidade visual para que sua empresa seja facilmente reconhecida e ajudar a fixar a marca na mente do público presente no evento.

3. Treine a sua equipe de colaboradores

A equipe que estará à frente das atividades no evento deve ser treinada para atender bem o público e tirar todas as dúvidas com confiança. Colaborares bem treinados e bem-humorados farão a diferença na sua estratégia de merchandising. Dedique um tempo para orientá-los para que tudo saia conforme o planejado.

Em eventos que contam, por exemplo, com a participação de voluntários, pode ser interessante uniformizá-los. Além de sentirem-se valorizados com a recompensa, eles circularão e serão vistos em toda a área do evento — oportunidade ímpar de expor ainda mais a sua marca.

4. Promova uma experiência marcante

Faça com que o público viva uma experiência singular com a marca. Para isso, você pode fazer uso de estratégias como a distribuição de brindes, que busca o engajamento do público. Quando bem realizada, traz excelentes resultados e ajuda na fidelização de clientes.

Pense em brindes úteis, que farão parte do dia a dia do consumidor, que vão fazê-lo se sentir especial por ter recebido esse presente e que garantam visibilidade para a marca. Os brindes não precisam ser necessariamente o seu foco principal, mas é essencial que eles sejam uma apetitosa cereja no topo da sua estratégia de merchandising.

Como pensar de forma simples e alcançar melhor resultado?

Ter muitas ideias é uma boa vantagem no momento de inovar, porém, você sempre deve se atentar a mensagem final que deseja transmitir ao público. Por mais diferenciado que pareça inicialmente, evite usar linguagem muito rebuscada. O texto precisa sempre ser amigável visualmente para atrair a atenção de forma simples.

Siga os passos principais sem inventar demais, já que normalmente o consumidor procura entender com clareza os benefícios de um produto. O ponto mais importante é tornar o conteúdo visível, com o destaque adequado ao conceito da marca. Claro que tudo isso pode ser feito apostando em tecnologia e inovações. No entanto, tome cuidado para não inventar demais.

Quais as vantagens de enxergar com os olhos dos clientes?

Normalmente, os pontos de vendas possuem variedade de marcas e produtos com estratégias diferentes. Pensar como será a reação do seu público-alvo ao se deparar com a campanha é uma questão essencial. Tenha moderação para fazer com que o interesse não seja apenas inicial, já que o objetivo principal está em divulgar informações completas sobre o serviço.

Ouça sempre a opinião do cliente após colocar em prática uma estratégia de merchandising. A medida ajuda a entender o alcance da ação e a definir melhores planos direcionados em próximas campanhas. Estabeleça prazos para que os objetivos de retorno sejam atingidos. Assim, você pode encontrar imperfeições no projeto e evitar prejuízos maiores a longo prazo.

Como adotar a tecnologia para convencer os consumidores?

Como já foi dito, você precisa saber usar as inovações tecnológicas a seu favor. Durante uma ação de divulgação, este tipo de recurso também pode auxiliar na interatividade com o público e aumentar o interesse pela marca. Por exemplo, ao organizar um evento, adicionar um totem interativo com detalhes didáticos sempre incentiva a escolha do cliente e causa um impacto diferenciado.

Outra possibilidade interessante é permitir que o consumidor experimente a novidade antes de decidir comprá-la, como acontece em lojas de celulares. Ainda que seja virtualmente, simular os efeitos do produto é umas das propagandas mais eficazes quando se trata de divulgação. Preze sempre pela experiência proporcionada em seu ponto de vendas.

Como fazer testes antes de adotar a estratégia?

Aproveite campanhas que não exigem grandes investimentos para realizar testes e conhecer ainda melhor seu público-alvo. Assim, você também pode organizar de maneira eficiente o ponto de vendas. Um grande diferencial está em oferecer campanhas baseadas em exclusividade.

Evite criar projetos apenas dentro de seu ambiente de trabalho. Visite sempre os locais disponíveis para verificar a melhor forma de tornar a identidade visual confortável. A ação pode ser uma forma diferente de apresentar as funcionalidades de um serviço ou oferecer brindes personalizados para fidelizar os clientes.

É essencial deixar no ar uma expectativa de que sempre existirá algo novo em cada lançamento da marca. Planeje as campanhas de vendas de acordo com um calendário elaborado cuidadosamente alinhado com estratégias de efeito positivo. Avalie as datas mais significativas em seu segmento de mercado e trabalhe sempre com antecedência para surpreender cada vez mais o público-alvo.

Pronto! Agora você já sabe a importância do merchandising em eventos e está pronto para adotar essa estratégia no seu próximo projeto! Quer saber mais? Curta nossa página no Facebook!

 

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