Conheça 5 tipos de eventos corporativos

(Last Updated On: 3 de junho de 2016)

Você conhece a diferença entre um fórum e um congresso? Para o leigo, todos esses termos parecem representar a mesma coisa. Apesar de, muitas vezes, serem usados como sinônimos, na verdade esses são tipos de eventos diferentes, que possuem necessidades e propósitos distintos. É fundamental levar isso em consideração antes de organizar o seu evento, afinal, se você divulgar uma coisa e apresentar outra, certamente causará um desconforto entre os convidados.

Para tirar todas essas dúvidas, resolvemos trazer, nesse post, uma lista com os 5 principais tipos de eventos corporativos que você pode promover. Confira a seguir!

Congressos

Os congressos são eventos de grande porte, podendo ser regional, nacional ou internacional, e tem como objetivo reunir entidades de classe ou associações para promover o enriquecimento cultural e científico dos seus participantes. Normalmente, há uma temática principal que norteia todas as apresentações.

Para atingir o seu objetivo, o congresso costuma ter uma duração longa, girando em torno de uma semana, e apresenta uma série de atividades, como se fossem pequenos eventos internos: debates, mesas redondas, simpósios, palestras, entre outros.

Fóruns

A ideia do fórum é promover uma participação ativa de todos os participantes, incluindo a plateia. Por esse motivo, conta com um número bastante expressivo de pessoas. A ideia é trazer algum profissional habilitado para expor um tema e organizar a participação de cada um dos convidados, que expressam sua opinião para todos os outros.

O fórum, portanto, é um evento que promove o debate. Assim, as ideias são questionadas, rebatidas e revistas. Todos podem tirar suas próprias conclusões, rever conceitos e, então, tomar decisões mais precisas.

Exposições

Na verdade, uma exposição é um grupo que comporta outros subgrupos, como as feiras, as mostras e os salões. Basicamente, a ideia é reunir empresas de determinado segmento para que possam mostrar os seus produtos ou serviços. Em alguns casos, apenas uma empresa é responsável por todo o evento, exibindo lançamentos, por exemplo.

É claro que esse tipo de evento tem um propósito bem diferente dos outros anteriores. Aqui, o objetivo é mostrar novidades do mercado e, de preferência, fomentar as vendas de determinado produto ou serviço.

Festas

Assim como no caso das exposições, as festas também têm formatos específicos, como premiações, homenagens, confraternizações, entre muitos outros. A ideia é reunir profissionais de determinada empresa para estreitar o relacionamento entre ela e seu o seu público externo, como clientes, colaboradores ou investidores.

Em outras palavras, esse é um evento de descontração, mas isso não significa dizer que é apenas isso. Em uma confraternização entre os funcionários, por exemplo, a ideia é trabalhar o motivacional da equipe. Por outro lado, em um evento para investidores, a ideia é trabalhar a imagem da organização no mercado.

Workshops

Por fim, os workshops também estão entre os tipos de eventos corporativos que funcionam como cursos muito breves, focados em melhorar o desempenho prático dos participantes. Por serem muito curtos, normalmente o que se faz é ensinar alguma técnica simples ou, ao menos, passar os conceitos iniciais para que todos aprimorem suas habilidades posteriormente.

Ao contrário do que muitos pensam, os workshops não existem apenas no meio corporativo. É muito comum a sua criação em eventos culturais ou até na área da educação.

Você já promoveu em sua empresa algum desses tipos de eventos corporativos? Então, conte a sua experiência para nós!

Deixe seu Comentário