Eventos corporativos: 5 erros que comprometem a relação com o público

(Last Updated On: 28 de abril de 2016)

A realização de eventos corporativos requer bastante cuidado. Afinal, é o momento de interação entre uma marca e o seu mercado, entre clientes, público e formadores de opinião. Garanta que todos os participantes – incluindo você, gestor, toda a equipe organizadora e a sua empresa – tenham uma experiência prazerosa e produtiva.

A fim de ajudá-lo nessa tarefa, listamos no post de hoje alguns dos principais erros que podem comprometer a boa experiência dos convidados nos seus eventos corporativos. Assim fica mais fácil reconhecê-los e, lógico, evitá-los.

Vamos a eles?

Eventos corporativos: organização e planejamento são fundamentais

Organização e o planejamento são essenciais para qualquer evento — na verdade, serão os principais responsáveis pelo sucesso dele. E para alcançá-los é preciso atenção, não apenas aos grandes itens, mas também aos detalhes que fazem a diferença na experiência do público.

Por isso, não abra mão do seu arsenal de ferramentas e estratégias na hora de organizar seus eventos corporativos. Elabore e monitore checklists, cronogramas e orçamentos, escolha fornecedores de qualidade, entendendo a fundo os objetivos e metas a serem alcançados.

Confira os principais erros que podem acontecer e prejudicar a sua ação:

1 – Divulgação falha

Um dos itens mais delicados de um evento é a lista de convidados. No caso dos eventos corporativos, tenha atenção redobrada, para que um nome importante (cliente, parceiro, formador de opinião) não seja esquecido.

Por conta disso, na hora de divulgar (conheça aqui as melhores formas de fazer isso), não adianta apenas contar com ferramentas automáticas, por melhores e mais completas que elas sejam. Reserve um tempo da agenda de alguns membros da equipe para uma atenção especial – um telefonema, uma visita – àqueles nomes que não podem – nunca! – sentir que não são bem-vindos no seu evento.

2 – Falta de atenção ao acesso dos participantes

Muitos organizadores de eventos dirão que o item principal de uma boa ação é a localização. No caso específico dos eventos corporativos, isso significa que é preciso levar em consideração que muitos dos participantes devem ter fácil a acesso a partir dos seus escritórios — seja de carro, táxi ou metrô.

Então, na hora de escolher o local, não pense apenas no tamanho do espaço, no que ele oferece e no preço do aluguel. confira também se ele é acessível aos seus convidados.

3 – Falta de criatividade

Eventos corporativos costumam seguir padrões bem definidos, mas isso não significa que eles devam ser sempre iguais — seja criativo!

Você pode investir numa decoração diferente, nos arranjos de plantas e flores, nos tipos de comidas e bebidas a serem servidos, nos brindes distribuídos e nos mimos inesperados (balinhas nos banheiros, parcerias para descontos/gratuidades em restaurantes no entorno, etc). A atenção aos detalhes é fundamental para estabelecer uma boa relação com o público.

4 – Networking falho ou nulo

Eventos corporativos são oportunidades de ouro para fazer networking com o seu público. Por isso, não deixe de fazer contatos com toda a rede de participantes, antes, durante e depois do evento.

Além da entrega dos convites, seja um bom anfitrião, circulando entre os grupos durante o evento e, depois, enviando cartões (podem ser virtuais) de agradecimento.

5 – Não estar preparado para imprevistos

Imprevistos acontecem — caso algo inesperado aconteça, parta desse pressuposto e siga adiante. Uma das piores atitudes é ficar correndo ou parecer fora do controle. Nada se resolve sem calma e, por maior que seja a pressão dos outros, não perca o seu equilíbrio. Lembre-se de que você tem uma equipe e fornecedores que podem ajudá-lo a resolver as questões e respire fundo.

Agora que você já aprendeu quais são os principais erros que comprometem eventos corporativos, você pode se concentrar em criar um evento de sucesso clicando aqui. Curta também a nossa página no Facebook. Além de receber notificações, você pode curtir, comentar e compartilhar nossos conteúdos com seus contatos!

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