A importância da disposição de produtos para otimizar as vendas no PDV

(Last Updated On: 25 de maio de 2016)

É bastante comum que o consumidor realize suas compras impulsionado por algum aspecto sensorial, como cheiro (olfato), cor (visão), sabor (paladar), textura (tato), sonoridade (audição). E para que um produto seja adquirido por uma pessoa, ele deve despertar um ou mais destes sentidos. Para isso, existem algumas técnicas de disposição de produtos no PDV (ponto de venda) que podem e devem ser aplicadas para estimular o aumento das vendas. Vejamos como colocá-las em prática:

Considere a linha de visão do cliente

Coloque o produto que você quer destacar na altura dos olhos do possível comprador. Esse tipo de prática facilita a localização e o manuseio do produto, tornando a venda mais provável.

Faça a rotação dos estoques

Periodicamente, mude os locais de exposição dos produtos mais vendidos, pois, desta forma, o cliente precisará percorrer o ambiente na busca do produto desejado, mas, neste trajeto, irá se deparar com outras opções de produtos que poderão ser percebidos e incluídos na sua compra — itens que talvez nem estivesse se lembrando. Ao adotar este tipo de estratégia, você aumenta o ticket médio de compras do consumidor e permite que produtos menos conhecidos ou comprados ampliem suas possibilidades comerciais.

Invista no apelo visual

Uma boa estratégia que você pode adotar em sua loja é instalar placas, cartazes ou banners no local de exposição do produto, com cores ou formatos chamativos, para cativar a atenção dos passantes e fazê-los se aproximarem e considerarem a compra. Outra dica é dispor o produto em uma gôndola central ou stand no qual sua visualização se projete com facilidade para as pessoas que estão circulando no ambiente.

A vitrine, por sinal, é o local principal do PDV — os produtos devem ser exposto nela de forma a ganharem maior destaque. Faça uso de luzes especiais, diferenças de nível, variadas cores e, no caso de roupas, utilize diferentes tipos de manequins. Existem cursos de vitrinismo que ensinam a dar destaque ao seu PDV.

Promova experimentações de produtos

Sessões de degustação de alimentos ou experimentação de produtos em estandes ou displays específicos dentro do PDV, geralmente, dão excelentes resultados. Isso acontece, pois causam burburinho e acumulo de pessoas em torno do produto, destacando-o no espaço comercial, atraindo os demais clientes para saber do que se trata.

Nestas sessões, o cliente pode sentir o sabor,o cheiro e/ou a textura do produto antes de fazer a opção de compra. Assim, são conquistados consumidores mais tradicionais, que têm resistência em adquirir produtos novos no mercado ou que ainda não conhecem a marca. Além disso, o consumidor se sente mais seguro quanto à sua decisão de compra.

Considere a distribuição de brindes

Associe a venda de um produto à concessão de um brinde. Isso gera maior visibilidade para o produto no PDV, atraindo mais consumidores. A disposição de produtos no PDV pode trazer um diferencial maior para a sua empresa, contribuindo para tornar o ambiente prático, funcional e agradável para seus clientes e para enriquecer a experiência de compras deles, reforçando o lastro de confiança entre comprador e vendedor, favorecendo em muito a fidelização do cliente e o aumento das vendas.

Você já conhecia a importância da disposição dos produtos no PDV para o sucesso do seu negócio? Tem alguma dica para compartilhar com a gente sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

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