Com o passar do tempo, a forma de integração entre as marcas e seus consumidores foi passando por modificações. Estas alterações de comportamento vêm historicamente evoluindo junto com todos os processos experimentados pelos seres humanos e é pensando neste conceito de experimentação que o marketing de experiência vem abrindo portas e conquistando cada vez mais o mercado.
Mas o que é marketing de experiência?
O marketing de experiência trabalha com a emoção dos clientes, envolvendo-os e interagindo com eles, de forma que sua experiência no momento de contato com a marca (na hora da compra, na campanha publicitária ou no material de brindes e divulgação) seja tão relevante que o faça considerar retornar e tornar-se um cliente fiel.
Marketing de experiência é mais fácil do que parece
Em 2011, por exemplo, a Coca-Cola inaugurou seu primeiro ponto de venda, no Rio de Janeiro. Tratava-se de um quiosque: quando o cliente solicitava seu refrigerante, um vídeo era apresentado, exibindo o criador da Coca-Cola contando qual a forma perfeita de servi-la. Em seguida, o cliente recebia sua Coca-Cola e ainda ganhava um copo de brinde.
É extremamente provável que os usuários que participaram da ação contaram para todos os seus amigos e conhecidos como foi legal vivenciar esta experiência. Isto gerou para a marca uma publicidade espontânea e aumento do share of mind.
Muitas possibilidades
Os tipos de experiências que podemos proporcionar aos nossos atuais e futuros clientes podem ser divididas em grupos: sentidos, pensamentos, sentimentos, identificação e ação.
Estas ações, se planejadas de forma adequada, podem ajudar a garantir que o consumidor receba o atendimento adequado e tenha suas demandas resolvidas por meio de experimentações e experiências com sua marca, serviço ou produto.
Abusando dos 5 sentidos
Todas as nossas experiências podem ser sentidas, cheiradas, vistas, escutadas ou provadas. Por isso, invista em ações que conquistem o seu cliente, de forma que ele fique envolvido com o que você oferece a ele.
Marque na lembrança dele o cheiro da sua loja ou do seu produto, tenha uma embalagem característica e que agregue mais valor a sua entrega. Isso gera como retorno maior engajamento.
Pensando como o seu público
Aumente este engajamento com sua marca conversando sobre os mesmos assuntos que seus clientes se interessam, assim, ele poderá experimentar afinidade e nesse momento você conquista o público. As pessoas gostam de se envolver emocionalmente, o que aumenta o seu share de mercado.
Ações promocionais
Outra forma de conquistar o carinho do público é dando a ele o que ele mais gosta: ofertas promocionais. Sejam promoções on-line para compras no PDV ou vouchers de desconto, o importante é estimular o seu consumidor para que ele volte a procurar pelo seu serviço e aumente suas vendas!
Não importa por qual caminho escolha seguir, o importante no momento da elaboração da sua estratégia de marketing de experiência é que ela seja feita e pensada de forma direciona ao público desejado, para que se alcance o efeito esperando, sendo o mais positivo possível para o experimentador.
Gostou das dicas sobre marketing de experiência? Então compartilhe conosco sobre suas experiências com suas marcas preferidas ou divida sugestões de ações de marketing de experiência nos comentários!