Reposicionamento de marca: 7 melhores estratégias para a sua empresa

(Last Updated On: 30 de maio de 2018)

Apostar no reposicionamento de marca é uma tarefa bastante trabalhosa, principalmente quando se trata de um mercado competitivo, afinal, mudar o estilo do seu negócio pode gerar uma série de dúvidas. Mas você não precisa se preocupar, pois com dicas certeiras e um planejamento detalhado fica muito mais fácil encontrar um novo estilo!

Esse tipo de mudança deve ser realizado de forma estratégica para que a sua empresa possa continuar a criar vantagem competitiva frente aos concorrentes, ampliar as vendas e fidelizar os clientes. Basta identificar as brechas do segmento e se dedicar às necessidades do público-alvo com atenção e qualidade.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a leitura e confira as 7 melhores estratégias para se reposicionar de forma eficiente. Acompanhe!

1. Reforce os valores da marca

Quando você criou a sua marca, definiu os objetivos dela, certo? Então, quando for reposicioná-la é importante que você os reforce. Se o respeito ao meio ambiente faz parte dos valores do seu empreendimento, não vá falar nada ao contrário! Ao se contradizer, a empresa não só perderá seus clientes antigos como também será vista com desconfiança pelos futuros consumidores.

É preciso investir com foco e ser coerente com o conceito adotado para iniciar um relacionamento de confiança com os clientes. Dessa forma, o trabalho de conquistar engajamento se torna praticamente uma consequência natural do planejamento baseado em uma política coerente.

2. Encontre seu espaço no mercado

O mercado passa por uma série de mudanças diariamente, e quem não consegue acompanhar as adaptações fica atrás da concorrência. Por isso, durante um processo de reposicionamento é muito importante encontrar o espaço ideal do seu negócio diante das atividades da área.

O grande segredo está em fazer a diferença na vida do consumidor e se destacar com um produto ou serviço de qualidade. Sair da zona de conforto também faz toda a diferença no resultado final, por isso, não tenha medo de pensar fora da caixinha para surpreender o público.

Dentro desse contexto, o papel do empreendedor envolve encontrar dificuldades que a empresa possa suprir com um atendimento diferenciado e focado em experiências eficientes.

3. Conheça bem o público

Conhecer bem o seu público é a melhor maneira de conseguir se tornar uma referência. Traçar um perfil detalhado deve ser o primeiro passo do processo de reposicionamento. Assim, a partir de informações completas, fica mais simples basear o cronograma de marketing nos interesses e preferências de forma segmentada.

Muitas vezes, no momento de uma compra, a pessoa escolhe a marca que mais se identifica mesmo que tenha um preço elevado. Isso acontece por conta do conceito desenvolvido com o olhar do cliente. O trabalho deve ser centralizado em agregar valor ao produto e mostrar o cuidado no pós-venda ou negociação.

4. Entenda as atualizações

Acompanhar as novidades do mercado é indispensável para um negócio que busca se reposicionar de maneira relevante. Esteja conectado em diferentes redes sociais e desenvolva uma linguagem que combine com o perfil do público. O planejamento deve abordar levantamentos de marketing digital para auxiliar na divulgação.

Outra questão muito importante é usar a tecnologia a favor do engajamento. No entanto, tenha em mente que, com a facilidade de acesso atual, as páginas virtuais funcionam como um verdadeiro ponto de referência sobre o serviço oferecido.

Com a mesma intensidade que uma marca pode ser recomendada positivamente, algumas críticas ferrenhas comprometem a imagem. Dessa forma, o monitoramento do objetivo deve ser feito com cuidado e alinhado com a política interna da empresa.

Afinal, de nada adianta criar uma página bacana em uma mídia social e depois se esquecer dela, deixando seus clientes sem resposta e sem solução. Isso só ajudará a sua marca a ter uma repercussão negativa.

5. Invista nos diferenciais do produto

O seu reposicionamento de marca é voltado a um novo público? É para o lançamento de uma nova linha de produtos? Então divulgue! Não vá mudar a sua empresa toda por causa de modinhas, mas caso necessite, procure um bom motivo para isso. A melhor forma de encontrar um ponto de investimento está nas qualidades exclusivas do produto ou serviço.

Pesquise bastante sobre a concorrência e avalie tudo o que eles deixam como espaço na visão dos clientes. Assim, é muito mais fácil mostrar como a empresa entende suas dores e necessidades. Tenha em mente, também, que o resultado positivo vai muito além dos números de faturamento.

O relacionamento com o público e a forma como o negócio é visto no mercado são fatores que interferem diretamente no crescimento de um novo conceito. O mais indicado é investir no posicionamento humanizado que se torna um excelente atrativo de divulgação.

6. Faça um planejamento com a equipe

Muitas ideias estão onde menos se espera e, por isso, você deve conversar com seus colaboradores sobre o reposicionamento da sua empresa. Isso porque a sua equipe, principalmente a que está em contato direto com o consumidor, pode ter muitas opiniões inovadoras e criativas para a sua nova marca.

Além disso, ao entenderem melhor o que o cliente busca, eles podem te auxiliar a pensar em como satisfazê-lo. Durante as reuniões, mostre exemplos de cases de sucesso para motivá-los. No Brasil, por exemplo, algumas marcas grandes conseguiram se reorganizar e mudar todo o conceito do negócio, como a Havaianas, Melissa, Colcci e Natura.

A dica é pesquisar sobre o assunto e usar uma temática que tenha um produto aproximado com o da sua empresa. Assim, a mensagem é transmitida com clareza para alinhar o objetivo final da proposta.

7. Promova experiências aos clientes

Atualmente, as empresas não só querem vender seus produtos, mas, acima de tudo, almejam criar um espaço no coração do público. As marcas que oferecem muito mais do que uma compra nas suas lojas, não atingem consumidores, mas, sim, conquistam fãs.

Esse é o caso das Lovemarks, como a Coca-Cola, que não só tem compradores fiéis, mas também se identifica com a maioria deles. É esse reconhecimento e engajamento que deve ser buscado durante o reposicionamento.

Dessa forma, o trabalho mostra o alinhamento da comunicação entre os valores da empresa, a sua identidade visual e como isso é visto pelo cliente. Se essa percepção for positiva, a sua reformulação de marca foi realizada com sucesso.

Pronto! Agora você já conhece as melhores estratégias de reposicionamento de marca para a sua empresa. Com um planejamento certeiro, em pouco tempo a empresa se tornará referência entre o público-alvo e será reconhecida como exemplo de qualidade. Lembre-se que a nova identidade deve ser baseada em confiança para aumentar o retorno positivo e as oportunidades do segmento.

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