Saiba como estas 3 marcas conseguiram ter sucesso no ponto de venda

(Last Updated On: 28 de setembro de 2016)

O ponto de venda é onde a empresa disponibilizará seus produtos e serviços para venda. Em um passado não muito distante, a escolha de um ponto de venda levava em consideração fatores simples como localização e fluxo de pessoas, mas essa realidade mudou.

Hoje, devido a concorrência, as relações de consumo exigem um pouco mais de empenho do que apenas colocar seus produtos em uma prateleira com preço. É necessário fidelizar o cliente, e um dos fatores determinantes no processo de fidelização é proporcionar uma boa experiência de compra.

A importância do ponto de venda

O processo de fidelização de um cliente começa no pré-venda, e o primeiro contato direto dele com a empresa é o ponto de venda. A imagem da empresa deve ser refletida em todos os detalhes. Não adianta apenas ser a melhor empresa do ramo: é preciso parecer a melhor também.

Além disso, é necessário que o cliente esteja em um ambiente que o auxilie na decisão de comprar ou fechar o negócio naquele local e naquela hora. Para isso, deve-se criar um ambiente que proporcione prazer no consumo. Detalhes como iluminação, decoração, climatização, som ambiente, disposição dos produtos, ou seja, tudo que vá trazer uma experiência sensorial positiva no momento da compra.

Vamos conhecer algumas empresas que tiveram sucesso a partir do ponto de venda?

1. Apple

Quase todo mundo já entrou em uma loja da Apple, que é facilmente reconhecida. A iluminação, o perfil dos colaboradores, a disposição dos produtos são praticamente iguais em todo lugar. A loja transpira tecnologia.

A empresa descobriu o poder do ponto de venda e investiu em um modelo que deixa seus clientes á vontade para testarem seus produtos, enquanto os vendedores estão ali para sanar as dúvidas dos usuários. Os funcionários têm o perfil da loja e o do possível cliente, o que integra a comunicação.

O investimento da empresa em pontos de venda é tão forte que, na reforma de umas das lojas de Nova York, foram gastos cerca de 6 milhões de dólares. Essa loja conta com funcionamento 24 horas, cerca de 300 produtos disponibilizados para os clientes testarem e uma média de 300 colaboradores para atender os visitantes.

2. Fnac

Nas lojas da Fnac, o cliente se depara com um ambiente que o deixa á vontade para ouvir um CD, ler um livro e testar equipamentos. A loja é toda voltada para cultura e entretenimento, desde a ambientação à escolha dos funcionários.

A empresa ainda realiza, dentro de suas lojas, pequenos shows e exposições, tudo isso para que o cliente tenha uma boa experiência com a empresa e se torne um cliente com relacionamento de longo prazo.

3. Fast Shop

A fast shop é especializada em eletroeletrônicos e, segundo a própria marca, as lojas são projetadas com designer arrojado e criadas para possibilitar a experimentação dos produtos. Os funcionários da empresa são treinados pra tirar todas as dúvidas e proporcionar uma excelente experiência de compra. A sensação que se tem ao entrar na loja já é a de que o melhor do mundo eletrônico está ali.

Em 2014, a empresa inovou ao criar seu primeiro ponto de venda multioperadora em um shopping de São Paulo. Nesse espaço, além de oferecer equipamentos eletrônicos como smartphones, tablets e notebooks, passou a disponibilizar também, os serviços de telefonia e dados das principais operadoras do país. Assim, a empresa passou a prestar toda consultoria aos clientes desde a aquisição do aparelho até a escolha do melhor plano.

O processo de venda deixou de ser apenas baseado no preço: os clientes estão cada vez mais exigentes e a concorrência é grande. Investir em diferenciais para se adequar ao mercado é o que faz uma marca se destacar. O investimento no marketing através do ponto de venda, com toda certeza, aumentará a lucratividade e fortalecerá a empresa no mercado.

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