As Redes Sociais Trazem Novas Métricas de Vendas

(Last Updated On: 11 de novembro de 2016)

 

A visão e os controles de vendas tradicionais estão recebendo um impulso renovador das redes sociais. Considerando-se que a venda é uma decorrência do número de empresas que conhecem sua marca, as redes podem contribuir significativamente para a expansão desta percepção.

A pesquisa “ Sales Marketing Research Review “ promovida  pela Sales Benchmark Index nos traz interessantes contribuições nos controles e possíveis estratégias para alcançar melhores resultados em nossas campanhas de vendas em 2014.

Entre as diversas oportunidades  apresentadas neste estudo,  cinco são consideradas as mais relevantes:

1-  Quem você conhece é mais importante do que o que você conhece: Estar sintonizado com grupos de possíveis compradores atuando através de sua equipe ou representantes comerciais na solução de problemas, estabelece uma relação de confiança que pode ser revertida positivamente para sua marca. Identificar grupos de afinidades, aproximá-los e atuar com mensagens dirigidas para cada perfil é uma estratégia de eficácia comprovada.

2-  Débito Social: Um network expressivo implica em grandes oportunidades, mas também no compromisso de manter esses contatos constantemente alimentados por suas ações. E não estamos falando de ações objetivas de vendas, mas em ser um solucionador  para as dificuldades que seus prospects apresentarem seja com produtos similares ou áreas de competência que você possa atuar ou intervir. Subsidie-os com informações, contatos, textos, artigos e recomendações. Esses fatores por si só propiciarão maior aproximação e renovadas oportunidades de vendas.  Estudos recentes, realizados na área de vendas, demonstram que 57% das vendas corporativas são feitas sem a presença do vendedor. Portanto sua atuação virtual deve ser considerada.

3-  Geração de Preferência: Estudos do SBI mostram que 84% das vendas têm seu início em referências de terceiros, o que não chega a ser nenhuma novidade. O que é surpreendente é que tal endosso pode ser obtido com facilidade através das redes sociais, desde que se atue de forma adequadas. A aplicação de estratégias, preparadas para gerar referências positivas aos seus produtos, associado a uma base de contatos forte, é sempre muito eficaz.

4- Conversão de Leads: Estatísticas demonstram que 15% dos leads obtidos das redes sociais se transformam em oportunidades fortes de negócio. Então torna-se premente a expansão segura e sólida desta base, com o apoio dos contatos gerados por sua própria equipe comercial que vão enriquecer qualitativamente os esforços da área de marketing.

5-  Produção de Conteúdo: Hoje é possível criar vídeos sem sofisticação de uma situação que possa ser educativa para o público alvo. Sua própria equipe de vendas pode gerar conteúdo relevante em clientes, na solução adequada de problemas e postados nas redes sociais. Isto pode abranger testemunhais sobre produtos, dicas relevantes mencionadas pelo  usuário  entre outros. Além dos objetivos diretos de informação ou educacionais, estes registros poderão se transformar em verdadeiros virais associados à sua marca. Quanto mais ativa, maior exposição, maiores relacionamentos e maiores vendas. Social Selling é mensurável e terá cada vez maior impacto sobre a métricas tradicionais de vendas.

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