Posicionamento de marketing: você sabe o que isso significa?

(Last Updated On: 1 de junho de 2016)

Quando queremos ir ao cinema, mas não temos ideia de qual filme assistir, o que fazemos para apoiar nossa escolha? Tirando um caso ou outro, pesquisamos por referências na internet ou pedimos indicação para alguém de confiança, certo?

Esse comportamento é reflexo do perfil do consumidor da atualidade. Antes de realizar qualquer processo de compra, seja de um produto ou serviço, ele participa ativamente pesquisando sobre as marcas no Google, lendo recomendações no Facebook e assistindo a vídeos no YouTube.

E, para estar presente no ranking de escolhas do consumidor, é preciso ter posicionamento de marketing. Quer saber mais sobre esse conceito e quais benefícios ele pode trazer para sua marca? Continue lendo o nosso post de hoje!

Afinal, o que é posicionamento de marketing?

O posicionamento de marketing está diretamente ligado à marca de uma empresa. Uma marca é uma imagem ou ideia de determinado produto ou serviço, ao qual os consumidores se conectam, passando a identificá-lo pelo nome, logo ou slogan da empresa que o detém.

Posicionar seu marketing, então, significa justamente difundir sua marca de tal forma que ela seja reconhecida pelo público de imediato quando este pensar nos produtos ou serviços que você tem a oferecer.

Para você entender na prática como isso funciona, responda mentalmente às seguintes perguntas: qual o primeiro nome vem à sua mente quando pensa em marca de sabão em pó? A marca que vem à tona quando se fala em palha de aço para lavar panela? Quase todo mundo (se não todos) responderão da mesma maneira. Isso porque essas são marcas que conquistaram a posição de lembrança imediata no cérebro das pessoas.

É para isso que o posicionamento de marketing serve: para posicionar sua marca na cabeça do seu público-alvo, mesmo que não no primeiro lugar, mas definitivamente entre os primeiros.

Mas como fazer um bom posicionamento de marketing?

Conquistar a posição de lembrança imediata na mente dos seus consumidores não é tarefa fácil e requer um planejamento de marketing muito bem estruturado. O primeiro passo para chegar lá é conhecer bem as necessidades e expectativas do seu público-alvo, além de pensar em toda a jornada de compra deles com sua marca, para que ela seja excepcional.

Quais as vantagens de posicionar minha marca?

Um posicionamento de marketing bem-feito promoverá o reconhecimento da marca entre o público. Isso é importante porque o consumidor tende a fechar negócio com aquelas empresas com as quais possui certo grau de identificação.

Além disso, será possível destacar melhor a marca no mercado, criar motivação para a força de trabalho interna e gerar valor para a organização, que significa ter um diferencial competitivo no mercado, que poderá se transformar em valor monetário nos produtos ou serviços. Com benefício extra, uma marca bem posicionada gera referências naturais. Afinal, quanto mais um consumidor se identifica com uma empresa, mais ele falará bem dela para quem quiser escutar.

Seja claro na sua comunicação e pesquise bem: que imagem ou ideia sua marca inflige na cabeça do consumidor? É isso mesmo que eu quero que eles pensem ou devo mudar minhas estratégias? Siga nossas dicas e deixe um comentário nos contando seus resultados!

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