Veja como o posicionamento de marca é relevante para o marketing do negócio

(Last Updated On: 15 de dezembro de 2016)

O posicionamento de marca é importante para um negócio se estabelecer no mercado e tornar sua imagem atrativa para o público. Por meio dele, as empresas melhoram a percepção que os clientes e potenciais clientes têm de suas operações, além de ganharem destaque junto à concorrência. Também se tornam mais conhecidas, podendo identificar aquilo que produzem com características positivas desejadas, como qualidade, durabilidade, criatividade, status etc.

Portanto, todo gestor que pretende otimizar suas operações e tornar sua empresa referência em seu segmento deve buscar formas de incrementar sua marca com valores subjetivos que a tornem popular junto às suas personas e, sobretudo, reconhecida por elas.

Para isso, é importante focar até mesmo em aspectos emocionais e engajar colaboradores para que transpareçam os ideais almejados no desempenho de suas funções e em seus relacionamentos (cultura organizacional).

Continue a leitura e saiba mais sobre a relevância do posicionamento de marca para o marketing do negócio!

Quais são os impactos que o posicionamento gera para as empresas?

Uma marca bem posicionada no mercado ajuda a poupar investimentos em prospecção e convencimento de clientes, pois muitos deles já chegam prontos para comprar. Isso por causa do valor criado pela marca, que por si só já ajuda na tomada de decisão pelo produto/serviço dela.

Nesse caso, um dos maiores exemplos é a empresa de tecnologia Apple, cuja marca é extremamente valorizada e motivo para um grande contingente de clientes optar por seus aparelhos, mesmo que concorrentes tenham dispositivos similares ou mais potentes. Sua marca é vista como de qualidade, status e beleza, o que pesa na hora da decisão de compra, ainda que seus preços costumem ser mais altos.

Quais são os impactos do posicionamento de marca para o mercado?

Diferenciação é uma vantagem perseguida insistentemente por gestores e equipes em um cenário cada vez mais uniforme. E ela talvez seja o principal benefício obtido pelo posicionamento de marca efetivo.

Uma marca que seja reconhecida e possua uma base de seguidores consegue se destacar das demais, obtendo melhores resultados e performance otimizada. Ela também se torna referência no mercado, sendo seguida pelas demais e até estabelecendo padrões e tendências.

Quais os impactos para os consumidores de modo geral?

O posicionamento de marca permite demonstrar os valores da organização, no que ela acredita, como ela quer ser vista e quais seus objetivos sociais, ambientais, econômicos, etc. Isso gera afinidade com pessoas que encontram na empresa produtos/serviços alinhados aos seus ideais e necessidades.

Cria-se confiança entre a marca e seus seguidores, o que aumenta a chance de eles serem fidelizados. Também surge uma espécie de envolvimento emocional entre a companhia e seu público-alvo, que pode associar a ela até seu próprio modo de vida.

Um exemplo é a marca Chilli Beans, que comercializa óculos e acessórios. Ela possui grande apelo junto aos jovens, especialmente aqueles mais descolados e que possuem estilos próprios, os quais são representados nas campanhas e podem se identificar até no visual criativo das lojas.

Vale ressaltar que criar uma marca requer planejamento, estudo e acompanhamento das tendências do mercado, além, é claro, de um amplo levantamento dos valores e objetivos da organização em curto, médio e longo prazo. Tais passos são importantes para que seja possível até mesmo realizar um eventual reposicionamento de marca, caso a organização, o mercado ou os próprios clientes mudem.

Agora que você já sabe sobre a importância do posicionamento de marca no mercado, que tal nos seguir nas nossas redes sociais (FacebookTwitterGoogle+YouTubeLinkedIn) para ficar por dentro de mais informações como essa?

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