4 dicas para construir a proposta de valor da marca

(Last Updated On: 14 de setembro de 2017)

Construir a proposta de valor da marca não é tarefa fácil. Afinal, a estratégia funciona como um ponto decisivo no relacionamento com o público. O segredo está em montar um planejamento minucioso para posicionar a empresa no mercado. No entanto, engana-se quem pensa que o conceito deve ser usado apenas em grandes negócios.

A forma como o trabalho é visto pela concorrência e os clientes deve ser observada em todos os níveis de atuação, independentemente do segmento ou do tamanho do empreendimento. A reputação positiva auxilia no crescimento e ainda promove o fortalecimento do engajamento em diferentes situações internas e externas.

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar 4 dicas essenciais para construir uma proposta de valor eficiente com grande competitividade. Acompanhe!

1. Pesquise as características do setor de atuação

O segmento de mercado é um importante aliado na hora de começar a construção da proposta. Faça um estudo detalhado sobre todas as tendências da área e a situação econômica atual. Saiba identificar as melhores estratégias para crescimento de acordo com os números de lucros dos últimos anos, por exemplo.

O grande segredo está em conhecer todos os detalhes do universo de atuação da marca. Avalie a qualidade dos serviços disponibilizados e o posicionamento oferecido pelas outras empresas. Dessa forma, você pode construir todo o objetivo de marketing de forma realista com resultados eficientes.

2. Crie uma persona ideal para o negócio

Para alcançar um bom resultado, torna-se extremamente importante conhecer as preferências do setor. A proposta de valor deve ser compreendida por todos com uma linguagem acessível que combine com as atividades do negócio.

Preste bastante atenção para que a maneira como você descreve os produtos e serviços seja a mesma utilizada pelos clientes. A persona é o resultado final de diversas análises feitas a partir de pesquisas sobre o público-alvo.

Os padrões representam os pontos mencionados diversas vezes pelas pessoas durante as conversas. Por isso, torna-se indispensável conhecer suas dores e necessidades para solucionar problemas. Os maiores interesses devem ser contabilizados como o principal direcionador do comprador ideal.

3. Saiba reconhecer as vantagens do seu produto

Mostrar os benefícios dos serviços da empresa é o ponto inicial. No entanto, ao estudar bem sua persona e os concorrentes, você precisa encontrar algo que impulsione o interesse como o grande diferencial de mercado. Mesmo que o serviço tenha muitos atrativos, saiba identificar o que mais se encaixa com a necessidade do público de forma única.

Entre os principais destaques estão diferentes locais de retirada, frete grátis, entrega expressa e facilidades de pagamento. Não caia na tentação de prometer coisas que o sistema operacional pode ter dificuldades de cumprir. O relacionamento com o cliente deve ser de sinceridade em todas as etapas.

4. Promova ações ligadas à proposta de valor da marca

Para confirmar o posicionamento da marca diante do público, dos concorrentes e do mercado em geral, uma boa alternativa é investir em eventos ou ações segmentadas. As informações da proposta precisam ser vivenciadas pela empresa em todas as situações.

Dessa forma, as ideias ficam alinhadas para a produção de lançamentos como brindes, feiras, palestras e todas as atividades cooperativas. É muito importante ser fiel aos ideais e seguir uma organização direcionada ao nicho de atuação.

Por exemplo, quando o negócio está ligado à produção sustentável, tudo no evento deve preservar esse conceito. Além de ser visualmente agradável, ajuda no relacionamento de confiança com os clientes e motiva os colaboradores.

Pronto! Agora você já sabe como produzir uma proposta de valor da marca. O trabalho precisa ser eficiente e extremamente detalhado. Por isso, faça uma série de testes com a estratégia antes de tomar a decisão. Afinal, o conceito deve ser o carro-chefe de oportunidades essenciais para o crescimento do negócio.

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