4 erros em PDV que sua marca não pode cometer

(Last Updated On: 6 de maio de 2016)

“Não julgue um livro pela capa”. Você ainda acredita nessa velha frase? Bem, se o seu objetivo é garantir o sucesso do seu negócio, é melhor abandonar agora mesmo a ideia. O ponto de vendas (PDV) é o primeiro contato que o consumidor terá com a sua empresa. Ele pode comunicar conforto e profissionalismo ou, ao contrário, mostrar desleixo e despreparo. Pode ter certeza de que, para o cliente, o PDV é um reflexo do comprometimento da gestão!

Muitos varejistas, embora não sejam descuidados, podem cometer erros durante a montagem do PDV e evitar essas armadilhas pode ser o segredo para melhorar ainda mais as vendas do seu estabelecimento. Pensando nisso, resolvemos trazer, neste post, uma lista com os 4 principais equívocos cometidos nesse momento, para que você crie um PDV realmente profissional e que atraia os seus clientes! Confira logo a seguir!

1 – Usar as cores de maneira inadequada

Para alguns, as cores podem parecer apenas um detalhe, mas a verdade é que elas podem influenciar muito na forma como os clientes percebem a sua loja e até se comportam dentro dela. Elas podem destacar os produtos e setores ou, se utilizadas incorretamente, podem ajudar a ocultar o que a sua empresa tem de melhor.

O ideal é sempre evitar os excessos. Cores claras, por exemplo, ampliam o ambiente, evitando a sensação de claustrofobia, mas, se usadas excessivamente, podem tirar a vida da loja. Cores primárias, como o vermelho, podem ajudar a chamar atenção para algum produto, mas se não forem bem utilizadas podem causar poluição visual. Procure, portanto, sempre equilibrar o uso dessas cores com bom gosto.

2 – Expor estoques virtuais

Quer desagradar de verdade o seu cliente? Então, exiba um produto com promoção na vitrine, mas, quando ele fizer a solicitação ao vendedor, diga que acabaram os estoques. Pronto, você acabou de conseguir a insatisfação de mais um cliente. Os estoques virtuais devem ser evitados ao máximo, pois geram um constrangimento muito grande no consumidor.

Para reverter esse quadro, você deve adotar duas ações: adotar um software de gestão de estoques dinâmico; e, além disso, contar com a ajuda de algum funcionário para controlar os itens expostos nas vitrines, balcões e araras. Assim, você evita ao máximo oferecer um produto em falta.

3 – Não pensar nos Hot Spots

Quando o cliente entra na sua loja, ele costuma se mover de maneira intuitiva. No entanto, alguns gestores ainda desconsideram o comportamento do consumidor, posicionando os produtos de maneira aleatória. Alguns desses pontos são chamados de Hot Spots, ou, em português, pontos quentes. São locais de fácil acesso, que podem estimular as compras e chamar a atenção para os produtos desejados pelo lojista.

Alguns pontos importantes são a entrada, local onde o gestor deve posicionar produtos estratégicos, como lançamentos, promoções, entre outros, e o caixa, destinado às lembrancinhas, utensílios e produtos mais baratos.

4 – Ignorar os sentidos do cliente

Sons, imagens, odores. Enfim, todos os sentidos do consumidor são estimulados assim que ele entra no seu PDV. Cada detalhe pode fazer a diferença nessa hora. Um local muito quente, por exemplo, gera a inquietação e desconforto. Uma música desagradável pode ser a gota d’água para que o cliente deixe a loja. Enfim, o lojista que ignorar os sentidos do cliente pode perder vendas sem nem perceber.

O ideal é que você conheça bem o seu público para trabalhar nos sentidos da melhor forma possível. Uma loja de roupas femininas, por exemplo, pode contar com um ambiente mais perfumado e discreto, por exemplo. Por outro lado, uma loja de instrumentos musicais deve colocar um som ambiente apropriado. Todos os detalhes podem fazer a diferença!

O que você faz para melhorar o seu PDV? Conte a sua experiência nos comentários!

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