Conhecido por suas promoções irresistíveis, o Black Friday tem se tornado um dos eventos mais aguardados pelas lojas de varejo e e-commerces do Brasil e do mundo. Segundo a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), a movimentação no Black Friday em 2017 foi de R$ 2,48 bilhões. Isso significa uma alta de 16% em relação ao mesmo evento em 2016.
Entretanto, mesmo que o Black Friday no Brasil já tenha se popularizado, ainda é comum existirem dúvidas sobre o assunto. Sendo assim, preparamos este artigo com 5 curiosidades sobre o tema, além de alguns passos fundamentais para você conquistar um Black Friday de sucesso. Acompanhe!
5 curiosidades sobre o Black Friday
- O termo Black Friday (sexta-feira negra) teve origem nos EUA e foi usado pela primeira vez nos anos 1960, após Jay Gould e James Fisk tentarem tomar o mercado de ouro na bolsa de valores de Nova York, o que resultou um grande prejuízo para muitos investidores.
- Foi somente em 2001 que o Black Friday se tornou sinônimo de desconto nos EUA. Já no Brasil, foi em 2010 que o evento passou a fazer parte do calendário comercial.
- Devido aos tumultos no trânsito, os policiais da Filadélfia começaram á se referir à data como Big Friday (grande sexta-feira), com o intuito de dar outro sentido ao termo Black Friday. Porém, o termo não foi muito aceito pelos lojistas.
- No México, o Black Friday ganhou outro nome: El Buen Fin (bom fim de semana).
- Fora dos EUA e do Canadá é realizada, na mesma data, o Buy Nothing Day (dia de não comprar nada), um movimento internacional envolvendo 65 nações que protestam contra o consumismo.
Alguns passos para um Black Friday de sucesso
Preparação
O Black Friday é um evento que não permite erros, por isso, é essencial que seja planejado com meses de antecedência.
Sendo assim, é muito importante que a marca saiba se preparar. Defina se o evento será realizado na loja física, virtual ou em ambas, verifique também se será necessário aumentar a capacidade de atendimento. Feito isso, selecione o mix de produtos que serão usados no dia — vale considerar produtos certos para o seu perfil de cliente.
Preço
Procure negociar, com antecedência, melhores condições de compra com os seus fornecedores para que a margem de lucro da empresa não seja comprometida.
O preço ainda é o principal foco do Black Friday, por isso, não use meios para enganar o cliente. Adote uma política de descontos clara, seja sincero com o seu consumidor e acrescente pontos positivos para sua empresa. Assim você terá, além de boas vendas, maior chance de fidelizar o cliente.
Estoque
Para manter a organização do seu estoque, é ideal que você use um software. Essa ferramenta permite um gerenciamento de estoque mais ágil, eficiente e com menos risco de obter prejuízos.
Google, um importante aliado
O Google disponibiliza duas ferramentas que podem atrair mais clientes e aumentar as suas vendas no Black Friday. São elas:
- Google Meu Negócio: é uma ferramenta gratuita que permite que os clientes encontrem informações da sua empresa no Google e Google Maps.
- Google Shopping: é um recurso pago que tem como principal função comparar preços de qualquer empresa que esteja cadastrada.
Entrega
Ser fiel ao prazo de entrega é muito importante para manter a satisfação do cliente. Dessa forma, faça acordos com transportadoras ou, se necessário, contrate uma equipe extra.
Black Friday para todos os gostos
Por mais que a categoria de eletrônicos e eletrodomésticos ainda seja a favorita, conforme acontecem as edições do Black Friday no Brasil, torna-se visível o aumento do número de empresas que aderem ao evento. Setores do ramo de alimentação, moda, casa e decoração têm apresentados números bastante satisfatórios. O mesmo vale para prestadores de serviços, como agências de viagens, restaurantes, farmácias e cursos.
Como explicado, o Black Friday é um evento que vem crescendo e oferece ótimas oportunidades para empresas de diversos ramos. Com boas ferramentas e um bom planejamento, é possível conseguir resultados satisfatórios durante o evento.
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