7 dicas para reduzir custos nas ações de comunicação

(Last Updated On: 25 de outubro de 2019)

As empresas estão sempre às voltas para reduzir custos em todos os setores. Nesse contexto, as ações de comunicação e marketing são as primeiras a sofrerem cortes bruscos, pois os gestores consideram que é preciso reduzir em aspectos que não impactam diretamente a produção.

Assim, cortam-se os investimentos com e-mail marketing, reduz-se a produção do jornal interno e suspendem-se aportes em anúncios digitais e outros tipos de ações de comunicação. Mas, será que o caminho é apenas esse?

Certamente existem outras possibilidades que podem ajudar a reduzir custos nas ações de comunicação. Confira 7 delas!

1. Conheça bem o seu público

Tem muita gente por aí atirando para todos os lados quando o assunto é comunicação. As empresas erram por desejarem atingir a todos, sem pensar que esse é um objetivo falido. É importante pensar que o seu produto ou serviço é feito para um público específico e é esse púbico que precisar ser alvo de suas ações de comunicação.

Conhecer bem o seu público é um passo fundamental. Trace o perfil de seus clientes: faixa etária, sexo, formação, em que região moram, o que costumam comprar, com que frequência compram, o que consomem, etc.

Essas informações podem estar no seu cadastro de clientes ou até mesmo podem ser conseguidas pela sua fanpage do Facebook por meio da análise que a própria plataforma oferece, basta acessar!

2. Segmente as ações de comunicação

Quando você conhece bem o seu público, consegue traçar ações mais focadas e eficazes. Por exemplo, se você sabe que o seu produto pode ser consumido por diversos perfis de clientes, pode planejar melhor os conteúdos nas redes sociais para que cada público seja, de fato, contemplado.

Se o perfil da empresa no Instagram há mais seguidores do sexo feminino, com 18 a 24 anos, é preciso pensar conteúdos voltados especialmente para esse universo.

Já no LinkedIn você pode identificar que o público é, em sua maior parte, masculino, na faixa de 34 a 42 anos, o que merece um conteúdo totalmente diferenciado. Segmente seu conteúdo e reduza custos em ações de comunicação.

3. Calcule o ROI das ações em comunicação

As ações de comunicação são as primeiras a perderem investimentos, porque os gestores da área ainda não têm a prática de calcular o Return of Investment (ROI ou Retorno sobre Investimento, na tradução livre). Os esforços em comunicação são como qualquer outro da empresa e merecem ser calculados e avaliados criticamente.

Para calculá-lo, existe uma fórmula simples: ROI = (ganho obtido – quantia gasta com investimento) / quantia gasta com investimento. Por exemplo, se você fez investimentos em anúncios no facebook, pode pegar o valor total de vendas conseguidas por meio dessa ação, subtrair o valor gasto com os anúncios e depois dividir pelo mesmo valor gasto.

Essa ação simples pode mudar completamente a forma dos esforços em comunicação serem vistos na sua empresa.

4. Simplifique a mensagem

Outra forma de reduzir gastos com ações de comunicação é simplificando a forma de passar as mensagens. Se você tem um objetivo definido a cumprir junto ao seu cliente, não dê mil voltas para alcançá-lo, seja objetivo e efetivo. Quanto mais simples e direta for a sua mensagem, mais fácil ela chegará ao público desejado.

Entretanto, existe uma ressalva importante quando o assunto é mensagem emitida e recebida: nem sempre o que você comunica é o que o público-alvo entende, portanto, acompanhe todas as ações de comunicação e verifique se elas estão sendo, de fato, eficazes.

5. Recorra aos embaixadores da sua marca

Tem muita gente que admira o seu produto ou serviço e pode ser um embaixador da sua marca. Identifique essas pessoas, mantenha um relacionamento direto com elas e convide-as a serem embaixadoras do seu negócio.

Isso não precisa ser complexo. Se alguém postou um super elogio ao produto ou à empresa, manifeste a satisfação da organização e peça para publicar o elogio no site ou nas mídias sociais.

Se, por outro lado, algum cliente fez uma crítica construtiva aos seus serviços, mostre a importância dessa ação e convide-o a experimentar produtos ou serviços em primeira mão. Ele perceberá o quanto a empresa preza pela melhoria contínua e você poderá reverter uma impressão inicialmente ruim.

6. Use as mídias sociais em seu favor

O brasileiro nunca esteve tão conectado e as mídias sociais consomem boa parte do tempo desse público. Faça um planejamento efetivo para a sua marca estar nas plataformas mais relevantes para o seu negócio. Use esse espaço para produzir conteúdo relevante para os seus cientes e não para promover o seu produto a qualquer custo.

As mídias sociais são um espaço importante e não precisam, necessariamente, de investimentos para trazerem bons resultados. É possível reduzir gastos com comunicação se você souber usar esses canais a favor da reputação da sua empresa, mas lembre-se: estar nas mídias pressupõe comunicação de mão-dupla, é preciso falar e ouvir!

7. Descubra o potencial do WhatsApp

Muitas empresas já descobriram o potencial do whatsApp para vender produtos ou serviços e conseguiram fortalecer ainda mais as suas marcas no mercado. O WhatsApp faz parte do cotidiano do brasileiro. As pessoas enviam piadas, vídeos, mas também recebem cardápios de restaurantes e promoções de lojas.

Aproveite o cadastro dos clientes que você já tem e faça pequenos grupos no WhatsApp, explicando que ele será usado para o envio de promoções e benefícios aos clientes. Não seja chato e envie conteúdo bem feito e objetivo, com uma frequência que não canse o cliente. Você vai perceber quanto essa plataforma veio para agregar as ações de comunicação e marketing.

Recentemente, o whatsapp business, que é a versão empresarial da ferramenta criou a opção de criar catálogos de produtos para facilitar a comunicação e venda via o próprio software. Saiba tudo sobre a função de catálogo de produtos do WhatsApp Business!

Você deve ter percebido que, quando falamos de comunicação, há muitos caminhos possíveis. Há aqueles que preferem ações relacionadas a eventos, outros têm ideias voltadas para a redução de custos nos brindes e, outros, ainda preferem alternativas que busquem reduzir investimento em gastos com marketing digital.

Existem muitas possibilidades e nós listamos estas 7 por considerarmos que elas podem começar a ser desenvolvidas agora mesmo, em qualquer tipo de empresa.

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