Brindes Para Ação Promocional: Entenda O Que É E Como Adotar Essa Estratégia!

(Last Updated On: 6 de março de 2023)

A Gestão de Marcas ou Branding objetiva criar um relacionamento entre a sua marca e o seu público-alvo, a partir de estratégias de interação que visam promover vendas e fidelizar clientes. Nesse sentido, brindes para ação promocional são a melhor opção de ferramenta de relacionamento.

Segundo a última pesquisa realizada pela ASI, maior organização de meios de comunicação e brindes dos Estado Unidos, esses itens superam a propaganda por TV, rádio e publicidade escrita, sendo apontados como a mídia publicitária mais efetiva.

Quer entender mais sobre o tema? Neste artigo, você verá:

  • o que é brinde promocional?
  • quais as vantagens de apostar em brindes para ação promocional?
  • por que investir em brindes promocionais?
  • como escolher brindes para ação promocional da forma correta?
  • quando usar brindes para ação promocional?
  • 10 exemplos de brindes para ação promocional.

O que é brinde promocional?

O que é brinde promocional?

Os brindes promocionais são itens, geralmente, entregues pelas empresas aos seus clientes em campanhas/ações especiais ou após a realização de uma compra. Eles são excelentes ferramentas de marketing para promover uma marca, assim como um produto ou serviço.

O mais indicado é que esses “mimos”, como são carinhosamente conhecidos, sejam dados de forma gratuita. Eles são bem-vindos em diversas estratégias e têm um grande poder de estreitar o relacionamento das organizações com seus consumidores e outros públicos que o seu negócio possa ter.

Quer ver só um exemplo do quão versátil esses objetos são? Digamos que você tenha uma loja de cosméticos e que está lançando um novo batom. Para ajudar a encantar ainda mais a clientela e estimular a compra da maquiagem, podem ser entregues espelhos de mão, uma nécessaire, entre outros itens.

Os brindes promocionais podem ser diversos, não há regras. A sua empresa pode entregar desde camisetas a canecas, bonés e até mesmo chaveiros. Entenda mais sobre as vantagens desses produtos no próximo tópico!

Quais as vantagens de apostar em brindes para ação promocional?

Normalmente, o consumidor torna-se fiel à marca não apenas pela funcionalidade e benefícios que seus produtos oferecem, mas também por confiar em seus princípios e ideais.

Quando o cliente escolhe uma marca específica, ele avalia o quanto ele se identifica com aquela empresa. Ele não procura apenas adquirir um produto, mas o motivo dele estar sendo vendido.

Você deve estar se perguntando, o que os brindes têm a ver com isso?

Tudo! Esses itens têm papel essencial ao estimular a lembrança constante da marca, além de ressaltar a importância daquele cliente presenteado para a empresa. Por isso, eles têm função imprescindível no Branding. Eles promovem a divulgação da essência da marca.

O objetivo primordial de uma empresa jamais deve ser o seu rendimento financeiro, mas o de alcançar um objetivo maior, uma missão. Por isso, uma estratégia de marketing inteligente e assertiva envolve investimento nesses mimos. Eles são fundamentais para trazer resultados positivos para a sua organização.

Confira, a seguir, as principais vantagens de investir em brindes para ações promocionais!

1. Aumento do reconhecimento da marca

A primeira vantagem de apostar em brindes para ações promocionais na sua organização é que essa é uma forma de aumentar o reconhecimento da marca. Isso porque esses itens podem (e devem!) ser personalizados com a sua logo, de modo a ajudar os contemplados a lembrarem da sua empresa sempre que fizerem uso do objeto recebido.

Por esse motivo também é importante que eles sejam de utilidade para o público.

2. Mais visibilidade para a marca

Além de aumentar o reconhecimento da marca, a utilização de brindes para ações promocionais ajuda a expandir a visibilidade do seu negócio. Por serem personalizados, esses itens podem ser vistos por outras pessoas (além das contempladas), despertando o interesse pelas suas soluções.

3. Estreita o relacionamento com os consumidores

Afinal, quem não gosta de um presentinho? Os brindes ajudam a melhorar e estreitar o relacionamento da marca com seus clientes. A entrega desses itens também é uma forma de mostrar aos consumidores como a sua marca se importa com eles e até mesmo agradecer pela fidelidade.

É super importante construir um relacionamento sólido com seu cliente. Isso é a base do marketing promocional. Nesse sentido, os brindes para ação promocional são uma excelente estratégia, além de satisfazerem, são extremamente eficazes.

4. Melhora a experiência do cliente

Em geral, os clientes gostam de receber presentes, lembranças que podem ser entregues no ato da compra ou em qualquer outra ocasião, desde que sejam produtos de qualidade, úteis e gratuitos.

E se eles puderem escolher, o sucesso é ainda maior. Afinal, quem não quer ter autonomia para realizar a sua compra e ainda decidir o seu mimo? Essa simples atitude, com certeza, ajudará a melhorar a experiência da sua clientela.

5. Ajuda a elevar as vendas

Por fim, investir em brindes para ações promocionais também pode ajudar a sua empresa a elevar as vendas. Afinal, essa é uma forma de incentivar as pessoas a comprarem mais, pois já sabem que vão receber algo em troca.

Por que investir em brindes promocionais?

Ainda não se convenceu do quão positivo é o investimento em brindes para os clientes da sua empresa? Os resultados obtidos na última pesquisa realizada pela ASI sobre o mercado promocional apontou dados bem interessantes a respeito desses itens:

  • 84% das pessoas lembram-se da empresa anunciante dos brindes que receberam;
  • 42% têm uma impressão mais favorável da marca depois de ter recebido um brinde;
  • 24% indicaram ser muito provável que façam negócios com a empresa por causa dos brindes promocionais recebidos;
  • a maioria dos participantes (62%) fizeram negócios com a empresa anunciante, depois de ter recebido brindes;
  • os brindes promocionais mais efetivos são as canetas com 54%, seguido por chaveiros, camisetas, bonés e sacolas;
  • 81% permanecem com a maioria dos brindes promocionais porque os consideravam úteis;
  • 75% dos participantes usaram seus brindes por quase 7 meses.

Ou seja, os brindes promocionais melhoram e reforçam o relacionamento com o cliente, além de auxiliarem para que a marca esteja em evidência.

A partir dos dados apresentados pela pesquisa supracitada, é possível concluir que a utilização de brindes para ações promocionais só trazem resultados positivos e favoráveis às empresas. Eles fazem a promoção de sua marca de uma forma que nenhum meio de comunicação permite, e ainda aumentam a intenção de compra.

Como escolher brindes para ação promocional da forma correta?

Para escolher brindes para ação promocional de forma assertiva e inteligente, é importante ter três aspectos em mente. São eles:

1. Quem é o seu público

Para escolher bem brindes para ação promocional, é fundamental conhecer o seu público. Geralmente, os consumidores optam por itens personalizados, que sejam de boa qualidade, portanto, duradouros, e, principalmente, úteis.

Se a sua empresa é do setor tecnológico, muitas vezes, pen drives, carregadores de celulares e mouse pads podem ser brindes para ação promocional mais bem vistos pelos seus clientes do que um chaveiro, por exemplo. Depende muito do nicho da organização.

2. Qual o objetivo da ação promocional planejada

Lembre-se também dos objetivos que você deseja atingir com a entrega desses mimos. Pontos positivos de sua empresa também podem ser enfatizados através deles.

Eles podem servir para transmitir mensagens, demonstrando, por exemplo, que a sua empresa se preocupa com o meio ambiente, usando brindes ecologicamente sustentáveis, como bolsas ecobags.

3. A empresa fornecedora dos brindes

Como você pode observar, os brindes são imprescindíveis para a sua empresa. Eles não servem apenas para atrair clientes, mas, especialmente, para fidelizar os antigos. Afinal, não é porque eles consomem do seu negócio há mais tempo que não precisam ser cativados. Consumidores antigos também precisam se sentir mais valorizados para continuarem fiéis a sua marca.

Dessa maneira, você terá os melhores resultados das ações com brindes promocionais com os seus clientes. Além de fidelizá-los, eles continuarão a escolher a sua marca para as futuras compras e, consequentemente, o seu negócio lucrará mais e, ainda, trarão novos clientes por meio de boca a boca positivo.

Ao escolher a estratégia de distribuição de brindes para estreitar e ampliar o seu relacionamento com os seus clientes, procure por uma empresa que proporcione melhores produtos, de boa qualidade e invente brindes que você realmente acredita que agregará valor à sua marca.

Não se esqueça da importância da personalização e da preferência do seu público para que a distribuição de brindes na ação promocional atinja efetivamente os seus objetivos.

Quando usar brindes para ação promocional?

Esse tipo de iniciativa cativa o cliente e é exatamente por isso que não é necessário aguardar uma data específica para se investir em brindes para ações promocionais. O ideal é usar ações durante o ano todo:

Os brindes também podem ter um outro papel. Se algum dia, por qualquer razão a sua empresa possa ter deixado uma imagem ruim para algum cliente, eles podem amenizar, demonstrando, inclusive, como a sua empresa lida e se posiciona diante de determinadas situações.

Contudo, com tanta concorrência, conquistar um cliente não é uma tarefa muito fácil. Por isso, você deve investir em brindes para ação promocional, já que eles têm o poder de chegar até os seus clientes atuais, potenciais e consumidores finais, além de incrementar as vendas e a expor a sua marca. Eles são mimos essenciais, que derrubam a mídia convencional e impactam o cliente em um nível pessoal.

10 exemplos de brindes para ação promocional

10 exemplos de brindes para ação promocional

Viu só como investir em brindes para ação promocional pode ser vantajoso para a sua organização? Se você não sabe por onde começar, aqui vão algumas dicas do Portal Free Shop de 10 itens mais tradicionais para começar a se dedicar a essa estratégia:

  1. canecas;
  2. camisetas;
  3. chaveiros;
  4. necessaire;
  5. canetas;
  6. mochilas;
  7. bonés;
  8. garrafa térmica;
  9. squeeze de água — uma excelente ideia de brinde para ação promocional em academias. Aproveite e confira o artigo “Qual o melhor brinde para academia: toalha de rosto ou garrafa de água?”;
    copo.

Mas você não precisa se limitar a essa lista, há uma infinidade de brindes para ousar nas suas estratégias de marketing promocional. Continue no nosso blog e veja as principais tendências de “mimos” para colaboradores e clientes apresentadas na última edição da Brazil Promotion!

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