A importância da comunicação para a motivação profissional

(Last Updated On: 29 de agosto de 2019)

Que a motivação profissional desempenha papel importante para um bom resultado dos colaboradores não é segredo. Mas afinal de contas, o que mantém a equipe motivada? Salários justos e promoções? Também, claro. Falando nisso, você sabia que um dos principais aspectos relacionados à motivação é a comunicação?

Sim! Ou melhor, a qualidade dela. Pense em um casamento: sem diálogo, os conflitos começam a aparecer. Mais tarde ou mais cedo, uma pilha de mal-entendidos tira a vontade de fazer dar certo. No trabalho o cenário não costuma ser diferente.

É justamente a respeito disso que falamos ao longo do texto a seguir. Não deixe de acompanhar e faça boa leitura!

Qual é a importância da comunicação no ambiente profissional?

Informações confusas, dificuldade em saber se o trabalho está agradando ou não, falta de esclarecimentos. Esses são três ingredientes para a perda de motivação profissional. Todos têm a mesma origem: uma comunicação de má qualidade. Entenda!

Ruídos comunicacionais e retrabalho

Confusão gera retrabalhos. E o pior: uma frustração coletiva como consequência. O colaborador que recebeu algum tipo de crítica porque entregou algo desalinhado ao esperado tende a se sentir injustiçado. Não sem motivo: ele fez o que pôde com as orientações que tinha! O resultado é que a motivação termina bastante afetada.

Com isso outros problemas também surgem, já que os retrabalhos culminam em gastos a mais e perda de tempo. Além disso, um produto ou serviço entregue ao consumidor após um processo cheio de ruídos provavelmente não terá a qualidade esperada, prejudicando o relacionamento com o cliente.

Feedbacks e performance

Outro grande problema oriundo de uma comunicação de má qualidade é a ausência de feedback. As avaliações frequentes são essenciais para que todos permaneçam na mesma página e continuem em constante melhoria.

Se o colaborador não recebe feedbacks — com elogios aos seus pontos positivos e dicas de aperfeiçoamento —, a perda de motivação profissional é “batata”. Afinal, ele fica sem saber para onde está indo, sentindo que o trabalho não contribui em nada com seu progresso profissional e até pessoal.

Transparência e clima organizacional 

Por fim, a má comunicação está atrelada a um clima de falta de transparência no ambiente profissional. Ninguém gosta de se sentir excluído, né? Pois então: colaboradores que não são informados sobre decisões, ideias e posturas da empresa notam uma desvalorização própria.

Já o contrário é muito positivo para a motivação. Mesmo que a informação não afete diretamente o trabalho do colaborador, recebê-la faz com que ele se sinta parte fundamental de um grupo. A comunicação transparente reflete um cuidado da empresa com a sua equipe. 

Como melhorar a comunicação e manter sua equipe motivada?

Agora que a gente viu como a qualidade da comunicação está relacionada à motivação profissional, você quer saber como melhorar esse aspecto na sua companhia, não é? Confira algumas dicas:

  • tenha pontes de contato: em empresas grandes, é importante contar com colaboradores responsáveis pela ponte de contato entre diferentes setores, transmitindo informações de interesse geral;
  • elimine fontes de ruído: estabeleça quais são os canais oficiais de comunicação para que informações equivocadas não sejam espalhadas por aí;
  • estimule a cultura de feedback: entre a liderança, incentive feedbacks contínuos. O ideal é que eles virem parte do dia a dia profissional;
  • preze pela transparência: qualquer dado importante para a saúde da empresa, decisões superiores, ideias em desenvolvimento e tudo mais pode — e deve! —ser compartilhado para que todos os colaboradores se sintam valorizados.

Diante da leitura, você com certeza constatou: a motivação profissional é bastante potencializada se a comunicação figurar como prioridade no negócio. Dá para estabelecer um ambiente transparente, em que todos sabem como estão se saindo e seus pontos de melhoria, melhorando a produtividade das equipes.

Legal, né? Essas dicas são muito importantes para quem se preocupa com um ambiente de trabalho saudável, então aproveite para compartilhar nas suas redes sociais!

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