Ação de Natal: 5 maneiras de trabalhar o marketing nessa época

(Last Updated On: 3 de dezembro de 2019)

Chega a reta final do ano e, com ela, uma das datas mais especiais do nosso calendário: o Natal. Marcado por desejos de renovação, esperança e prosperidade, esse período oferece infinitas possibilidades para o mundo dos negócios, portanto, é fundamental saber aproveitá-lo da melhor maneira.

Desenvolver uma ação de Natal bem planejada atrai visibilidade para a marca e eleva as chances de sucesso durante a época. Há uma série de estratégias de marketing e publicidade com enorme potencial a ser explorado, em especial considerando a projeção de consumo para 2019.

O Natal desperta a vontade de agradar a quem se gosta e confraternizações em família costumam deixar todo mundo feliz com a troca de presentes. Então é tempo de arregaçar as mangas!

Continue conosco, confira o texto na íntegra e conheça cinco formas de conduzir o marketing antes do desembarque do Papai Noel!

1. Vendas em combo

Sabe aqueles itens em estoque, que muitas vezes parecem não ter solução no que diz respeito a uma possível venda? Pois o período natalino pode servir para inclui-los nas chamadas vendas em combo.

Criatividade é primordial para ter eficiência na aplicação da ideia. Afinal de contas, a marca deve traçar relações entre diferentes produtos para fazer o consumidor enxergar real vantagem na compra, principalmente quando procura por apenas um deles.

De acordo com o valor estimado de cada item, traça-se um desconto atraente aos olhos do cliente. A sugestão aqui consiste em definir determinado preço fixo, sem variáveis, tratando duas ou mais mercadorias como uma só.

Supondo que você trabalha em uma loja de roupas: uma camisa custa R$ 160, uma calça jeans R$ 120 e um chinelo R$ 40. Nesse caso, vale elaborar um combo com as três peças por R$ 290 em vez de R$ 320, por exemplo. Pense fora da caixa e vislumbre oportunidades benéficas em tudo, afinal de contas, é Natal!

2. Cupons de desconto

Atrair e fidelizar clientes deve ser uma preocupação constante, não apenas em épocas específicas. Justamente por isso, uma ação de Natal com alto potencial é a disponibilização de cupons de desconto.

Nunca se esqueça de que o mês de dezembro reserva outras comemorações antes do dia 25. Muita gente marca aquela reunião com os colegas na semana anterior, em que costuma acontecer a revelação do amigo-secreto. Isso representa a oportunidade de encantar consumidores e fazê-los retornar para comprar presentes natalinos. Percebe a chance?

Para aproveitá-la, é possível listar itens da loja com desconto especial ou oferecer determinada porcentagem de desconto na próxima compra do mesmo cliente até certa data. Aliando tais vantagens a um bom atendimento, cresce a probabilidade de fidelização.

Como se não bastasse, ações como essas valem para o resto do ano. Por mais que os cupons tenham validade e as promoções acabem, a marca fica na cabeça do comprador.

3. Estratégias nas redes sociais

Na mesma linha do tópico anterior, aqui também mencionamos cupons de desconto. Entretanto, o trabalho nas redes sociais pode ir além disso. Afinal de contas, quem está indeciso ou não faz ideia de quais presentes dar, costuma pesquisar na internet uma alternativa de bom custo-benefício.

Busque se diferenciar da concorrência ao abordar o Natal, personalizando as páginas corporativas de maneira atraente. Use um Papai Noel no logo, escreva mensagens positivas nas postagens e aproveite o clima para promover as qualidades dos produtos à disposição.

É válido relacionar os itens aos valores humanos exaltados na época natalina. Cores, estilos e simbolismos contam com um belo potencial de exploração nesse sentido, já que no Natal cada presente é carregado por algo que transcende o aspecto material.

A identidade visual também atua como ferramenta de atração em plataformas como Facebook e Instagram. Sendo assim, uma pequena mudança temporária funciona bem, incluindo árvores de Natal, trenós, renas e flocos de neve, por exemplo.

4. Sorteios e brindes

Ainda no sentido de atrair para depois fidelizar, a promoção de sorteios figura como boa opção para ação de Natal. Além de estimular o consumo por parte do cliente, essa estratégia tende a elevar o ticket médio (valor monetário em vendas dividido pelo número de vendas).

Um aspecto bastante interessante da realização de sorteios é a possibilidade de fidelização instantânea. Caso queira participar, a marca pode exigir o registro individual em uma espécie de clube de fidelização, intensificando a relação da marca com o consumidor.

No processo de seleção dos prêmios, sempre preze pela relevância sob a ótica do agraciado. Oferecer itens muito simples é algo até capaz de causar certa sensação de desapontamento. Se necessário, faça um bom investimento para atrair clientes.

Como complemento, presentear cada comprador com brindes referentes à marca é outra excelente medida. Um mero chaveiro ou uma agenda já servem para deixar o nome da empresa na cabeça do cliente por bastante tempo. Lembre-se de que em dezembro há boas possibilidades de retorno antes do Natal, hein?!

5. Ações solidárias

A melhor ação de Natal é ajudar o próximo, especialmente quem precisa, pois o espaço de uma empresa pode não apenas unir pessoas solidárias como também resultar no crescimento das vendas.

Nesse sentido, chamar atenção é o primeiro passo. Ressalte de várias formas que a marca está engajada em determinada causa. A doação de roupas e brinquedos para crianças, por exemplo, pode render descontos em uma série de produtos. Que tal?

Durante o período natalino, outra prática bastante comum é escrever cartas e enviar presentes para crianças carentes. Por isso, pense na hipótese de deixar uma urna na entrada/saída do estabelecimento para incentivar esse tipo de atitude. As possibilidades de desempenhar um belo papel social são inúmeras!

De modo geral, o mais importante envolvendo qualquer ação de Natal é proporcionar a melhor experiência possível para o consumidor. Afinal de contas, trata-se de uma época em que a concorrência cresce consideravelmente, exigindo a saída do lugar comum para se diferenciar e fazer as vendas tocarem o céu.

E aí, gostou do post e quer conferir outros conteúdos relevantes sobre o assunto? Então aproveite que está por aqui e saiba como escolher brindes natalinos de última hora para clientes!

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