A comunicação empresarial é fundamental para o sucesso das empresas, pois é por meio dela que é possível proporcionar uma visão global do negócio para os colaboradores. Com ela também pode-se melhorar a imagem para o público externo e assim aumentar a credibilidade do negócio como referência em sua área.
É importante destacar que existem diferentes tipos de comunicação empresarial (escrita, verbal, interna, externa, vertical, horizontal e diagonal), que devem ser usados em momentos distintos.
Neste artigo, vamos mostrar quando cada uma dessas opções pode ser utilizada e ainda ajudar você a descobrir o tipo certo para a sua empresa. Continue a leitura para saber mais!
O que é comunicação empresarial?
Chamamos de comunicação empresarial os procedimentos estratégicos realizados por uma empresa que buscam facilitar a troca de mensagens e informações entre diretores, líderes, gestores e todos os colaboradores, mas também com o seu público, fornecedores e toda a comunidade.
Os seus principais objetivos são aumentar a produtividade, reduzir as dúvidas dos colaboradores, transmitir informações sem ruído e com maior eficiência e aumentar a produtividade. Também serve para popularizar a marca entre os clientes e melhorar a sua imagem perante o público.
É fundamental que a comunicação esteja sempre alinhada conforme a missão e a visão da empresa, e seja elaborada dentro de um plano empresarial para que possa ser utilizada da melhor forma possível.
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Qual a importância da comunicação nas empresas?
A comunicação empresarial ajuda a manter o alinhamento das ações, melhorar a imagem pública e atrair novos clientes. A transmissão de informações entre os colaboradores proporciona setores alinhados, que priorizam o trabalho como um todo, girando sempre em torno de um mesmo objetivo. Além disso, ela é a peça capaz de fortalecer a cultura organizacional.
Dessa forma, são eliminadas dúvidas e reduzidas as margens de erros, proporcionando um aumento da motivação e interação entre todos os membros da equipe. Como resultado, nota-se um progresso significativo na satisfação dos envolvidos, o que consequentemente aumenta a produtividade e a qualidade do produto final.
Como saber se estou usando o tipo certo de comunicação?
Para não errar na escolha do melhor entre os tipos de comunicação empresarial para o seu negócio, é preciso seguir alguns passos:
- identificar as pessoas que serão os receptores das mensagens;
- pesquisar onde essas mesmas pessoas buscam informações;
- avaliar a complexidade das mensagens a serem transmitidas.
Para que a troca de mensagens seja realmente eficiente, é necessário avaliar se as mensagens estão chegando ao seu destino de forma clara, sem interferências externas. O conteúdo deve ser de fácil compreensão e atingir a todos os destinatários.
Quais são os principais tipos de comunicação empresarial?
Neste tópico, apresentaremos alguns dos principais tipos de comunicação utilizados dentro das organizações.
Comunicação escrita
Esta é uma das mais populares formas de comunicação dentro de uma empresa. O seu uso correto exige planejamento e controle, devendo ser constantemente aprimorada e adaptada.
Existem diversas formas de aplicá-la dentro de uma empresa. Confira algumas delas abaixo:
- jornal mural;
- quadro de avisos;
- e-mail corporativo;
- redes sociais;
- blog;
- agenda compartilhada.
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Comunicação verbal
Outro tipo amplamente utilizado, a comunicação verbal é utilizada para a troca de informações entre gestores, colaboradores e demais líderes. Refere-se a qualquer forma de comunicação oral e é utilizada nos seguintes formatos:
- palestras;
- reuniões;
- confraternizações.
O uso de uma comunicação verbal devidamente planejada e bem executada facilita o diálogo e a compreensão da mensagem a ser transmitida. Ela é capaz de tornar a liderança mais eficiente, efetiva e inspirar confiança a seus subordinados.
Comunicação interna
É a comunicação voltada exclusivamente para os envolvidos no negócio. Nela fazem parte todos os colaboradores, prestadores de serviços, pessoal terceirizado e liderança da empresa.
Realizada de forma verbal ou escrita, sua função é transmitir a informação a todos os responsáveis de forma segura e sem ruído. Como consequência observa-se uma melhora no clima organizacional.
Comunicação externa
O elo central da comunicação externa é o público-alvo da organização. O seu objetivo é divulgar novos projetos e disseminar informações que melhorem a percepção da marca, engaje os clientes já existentes e atraia novos. Pode ser realizada nos formatos abaixo:
- propaganda tradicional;
- marketing online;
- assessoria de imprensa;
- branding;
- redes sociais;
- relações públicas;
- eventos corporativos.
Comunicação vertical
Utilizada principalmente para o planejamento estratégico da empresa, a comunicação vertical é voltada para os líderes e gestores, funcionando como troca de mensagens entre eles, e também para transmitir os dados para os seus subordinados, em uma relação vertical. A comunicação vertical pode ser subdividida em duas vertentes:
- comunicação vertical ascendente: ocorre de baixo para cima, quando o colaborador precisa se comunicar com as suas lideranças. É geralmente utilizada para emissão de relatórios, sugestões ou reclamações;
- comunicação vertical descendente: é aquela que ocorre de cima para baixo, iniciando dos níveis superiores para os inferiores (lideranças para liderados). Utilizada para propagação de instruções, regras ou comunicados empresariais.
Comunicação horizontal
Esse é o tipo de comunicação que ocorre no mesmo nível hierárquico, entre colaboradores que estão lado a lado, ou seja, ocupam a mesma ordem. Pode ser válida para o mesmo departamento ou para vários departamentos distintos.
Sua função é manter todos os colaboradores informados sobre determinado assunto e facilitar a coordenação de tarefas. Como resultado, obtém-se uma equipe mais colaborativa e unida, que visa o crescimento mútuo para a melhora do ambiente organizacional.
Comunicação diagonal
O objetivo desse tipo é estabelecer comunicação inter hierárquica, ou seja, que atinja diferentes equipes, desde os diretores, gestores e líderes até os colaboradores.
Essa modalidade é geralmente utilizada para informar sobre novos projetos, contextualizar toda a equipe sobre os acontecimentos internos ou até mesmo para transmitir mensagens motivacionais.
Uma vez escolhido o tipo de comunicação empresarial a ser utilizado, é hora de realizar testes e verificar se realmente a opção foi eficiente. A comunicação é de extrema importância para o perfeito funcionamento do negócio, já que é por meio dela que suas operações funcionam corretamente.
A comunicação deve ser direta, clara, de fácil acesso e precisa atingir todos a quem foi destinada. Caso os objetivos não sejam cumpridos, ou se ocorrer uma mudança de ação onde seja necessária a implantação de um novo modelo, a empresa pode optar por mudar o seu tipo de comunicação, sempre visando a excelência em seus serviços.
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