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Afinal, quais são os principais tipos de comunicação empresarial?

Marketing Promocional

A comunicação empresarial é fundamental para o sucesso das empresas, pois é por meio dela que é possível proporcionar uma visão global do negócio para os colaboradores. Com ela também pode-se melhorar a imagem para o público externo e assim aumentar a credibilidade do negócio como referência em sua área.

É importante destacar que existem diferentes tipos de comunicação empresarial (escrita, verbal, interna, externa, vertical, horizontal e diagonal), que devem ser usados em momentos distintos.

Neste artigo, vamos mostrar quando cada uma dessas opções pode ser utilizada e ainda ajudar você a descobrir o tipo certo para a sua empresa. Continue a leitura para saber mais!

O que é comunicação empresarial?

Chamamos de comunicação empresarial os procedimentos estratégicos realizados por uma empresa que buscam facilitar a troca de mensagens e informações entre diretores, líderes, gestores e todos os colaboradores, mas também com o seu público, fornecedores e toda a comunidade.

 Os seus principais objetivos são aumentar a produtividade, reduzir as dúvidas dos colaboradores, transmitir informações sem ruído e com maior eficiência e aumentar a produtividade. Também serve para popularizar a marca entre os clientes e melhorar a sua imagem perante o público.

É fundamental que a comunicação esteja sempre alinhada conforme a missão e a visão da empresa, e seja elaborada dentro de um plano empresarial para que possa ser utilizada da melhor forma possível.

Qual a importância da comunicação nas empresas?

A comunicação empresarial ajuda a manter o alinhamento das ações, melhorar a imagem pública e atrair novos clientes. A transmissão de informações entre os colaboradores proporciona setores alinhados, que priorizam o trabalho como um todo, girando sempre em torno de um mesmo objetivo. Além disso, ela é a peça capaz de fortalecer a cultura organizacional.

Dessa forma, são eliminadas dúvidas e reduzidas as margens de erros, proporcionando um aumento da motivação e interação entre todos os membros da equipe. Como resultado, nota-se um progresso significativo na satisfação dos envolvidos, o que consequentemente aumenta a produtividade e a qualidade do produto final.

Como saber se estou usando o tipo certo de comunicação?

Para não errar na escolha do melhor entre os tipos de comunicação empresarial para o seu negócio, é preciso seguir alguns passos:

  1. identificar as pessoas que serão os receptores das mensagens;
  2. pesquisar onde essas mesmas pessoas buscam informações;
  3. avaliar a complexidade das mensagens a serem transmitidas.

Para que a troca de mensagens seja realmente eficiente, é necessário avaliar se as mensagens estão chegando ao seu destino de forma clara, sem interferências externas. O conteúdo deve ser de fácil compreensão e atingir a todos os destinatários.

Quais são os principais tipos de comunicação empresarial?

Neste tópico, apresentaremos alguns dos principais tipos de comunicação utilizados dentro das organizações.

Comunicação escrita

Esta é uma das mais populares formas de comunicação dentro de uma empresa. O seu uso correto exige planejamento e controle, devendo ser constantemente aprimorada e adaptada.

Existem diversas formas de aplicá-la dentro de uma empresa. Confira algumas delas abaixo:

  • jornal mural;
  • quadro de avisos;
  • e-mail corporativo;
  • redes sociais;
  • blog;
  • agenda compartilhada.

Comunicação verbal

Outro tipo amplamente utilizado, a comunicação verbal é utilizada para a troca de informações entre gestores, colaboradores e demais líderes. Refere-se a qualquer forma de comunicação oral e é utilizada nos seguintes formatos:

  • palestras;
  • reuniões;
  • confraternizações.

O uso de uma comunicação verbal devidamente planejada e bem executada facilita o diálogo e a compreensão da mensagem a ser transmitida. Ela é capaz de tornar a liderança mais eficiente, efetiva e inspirar confiança a seus subordinados.

Comunicação interna

É a comunicação voltada exclusivamente para os envolvidos no negócio. Nela fazem parte todos os colaboradores, prestadores de serviços, pessoal terceirizado e liderança da empresa.

Realizada de forma verbal ou escrita, sua função é transmitir a informação a todos os responsáveis de forma segura e sem ruído. Como consequência observa-se uma melhora no clima organizacional.

Comunicação externa

O elo central da comunicação externa é o público-alvo da organização. O seu objetivo é divulgar novos projetos e disseminar informações que melhorem a percepção da marca, engaje os clientes já existentes e atraia novos. Pode ser realizada nos formatos abaixo:

  • propaganda tradicional;
  • marketing online;
  • assessoria de imprensa;
  • branding;
  • redes sociais;
  • relações públicas;
  • eventos corporativos.

Comunicação vertical

Utilizada principalmente para o planejamento estratégico da empresa, a comunicação vertical é voltada para os líderes e gestores, funcionando como troca de mensagens entre eles, e também para transmitir os dados para os seus subordinados, em uma relação vertical. A comunicação vertical pode ser subdividida em duas vertentes:

  • comunicação vertical ascendente: ocorre de baixo para cima, quando o colaborador precisa se comunicar com as suas lideranças. É geralmente utilizada para emissão de relatórios, sugestões ou reclamações;
  • comunicação vertical descendente: é aquela que ocorre de cima para baixo, iniciando dos níveis superiores para os inferiores (lideranças para liderados). Utilizada para propagação de instruções, regras ou comunicados empresariais.

Comunicação horizontal

Esse é o tipo de comunicação que ocorre no mesmo nível hierárquico, entre colaboradores que estão lado a lado, ou seja, ocupam a mesma ordem. Pode ser válida para o mesmo departamento ou para vários departamentos distintos.

Sua função é manter todos os colaboradores informados sobre determinado assunto e facilitar a coordenação de tarefas. Como resultado, obtém-se uma equipe mais colaborativa e unida, que visa o crescimento mútuo para a melhora do ambiente organizacional.

Comunicação diagonal

O objetivo desse tipo é estabelecer comunicação inter hierárquica, ou seja, que atinja diferentes equipes, desde os diretores, gestores e líderes até os colaboradores.

Essa modalidade é geralmente utilizada para informar sobre novos projetos, contextualizar toda a equipe sobre os acontecimentos internos ou até mesmo para transmitir mensagens motivacionais.

Uma vez escolhido o tipo de comunicação empresarial a ser utilizado, é hora de realizar testes e verificar se realmente a opção foi eficiente. A comunicação é de extrema importância para o perfeito funcionamento do negócio, já que é por meio dela que suas operações funcionam corretamente.

A comunicação deve ser direta, clara, de fácil acesso e precisa atingir todos a quem foi destinada. Caso os objetivos não sejam cumpridos, ou se ocorrer uma mudança de ação onde seja necessária a implantação de um novo modelo, a empresa pode optar por mudar o seu tipo de comunicação, sempre visando a excelência em seus serviços.

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