Você já deve ter reparado que de um tempo para cá está ocorrendo um fenômeno no mínimo curioso. Observamos a nossa volta o retorno de objetos antigos, tendências de moda e design de outros tempos, cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia.
Cresce a tendência forte do culto a músicas, filmes, roupas e estilos de vida representado com design do passado, a busca por velharias, garimpos em brechós e sebos. O vintage é fashion.
A onda retrô é uma marca da geração shuffle, que mistura com prazer gostos de várias épocas. Esse estilo tem a missão de transcender o tempo e de preservar a memória. Afinal, nada se cria, mas tudo se transforma.
Essa nostalgia aguça o emocional, ou seja, é uma forte aliada ao conceito mais racional do digital, trazendo o lúdico para a comunicação. A identificação com o passado próximo e querido dos consumidores gera uma espécie de sentimento de homenagem. É bacana pensar que estou aqui, como minha mãe, minha avó, e que posso olhar a foto delas naquela época e me encontrar ali, ter uma conexão com elas.
Enquanto a maioria busca aperfeiçoar a tecnologia e propor inovações para conseguir destaque no mercado, outras empresas enxergam no passado o segredo do sucesso. Equilibrando o novo e o antigo, os negócios que resgatam tradições têm grandes possibilidades.
Um exemplo bem sucedidos é a volta de produtos como o chocolate Lollo da Nestlé neste ano. O doce era comercializado na década de 80 e deixou as gôndolas em 1992. O mote da campanha: “Ele voltou!” e o slogan continua o mesmo: “O chocolate fofinho da Nestlé”.
Vale a pena citar também a volta da tradição da Itubaína retrô, com rótulo estilizado. E, a manteiga Aviação, com suas eternas e inconfundíveis latinhas na cor laranja, ainda vistas nas prateleiras dos mercados, mesmo após a modernização das embalagens.
Tem ainda o caso dos lançamentos com visual de antigo, como a nova linha de refrigeradores da Brastemp Retrô, que resgata verdadeiros ícones da história da marca: o simpático esquimó da Brastemp, o alinhamento vintage, linhas mais curvas, puxadores em liga de alumínio cromado e o logo utilizado pela Brastemp nos anos 50. Do mesmo modo, o Fogão Brastemp Retrô. O design traz a cara do passado com a modernidade do presente por meio de elementos de primeira tecnologia.
A Puma apresentou uma nova linha de uniformes retrô do Botafogo. As camisas fazem alusão a momentos históricos do clube, como o modelo de 1910, ano de sua fundação, e de 1910 – 1934 que retratam o ano em que o Botafogo conquistou o apelido de Glorioso.
E na cabeça do consumidor não é diferente e nem nas ambientações. O Retrô Hair é um salão totalmente alternativo. Como o próprio nome já diz, a especialidade são os cortes vintages, penteados inspirados em pin-ups. O lugar é todo decorado seguindo a linha criativa, com direito a carrão antigo e barbearia clássica.
Renda-se ao charme dos anos dourados. Deixe-se encantar e encante. Associe a sua marca a charmosos presentes que, com certeza, vão ser considerados itens de coleção. Algumas ideias: Kit barbear, kit cachaça retrô, guarda-sol, miniaturas e até um interessante tocador de vinil.