Aprenda como fazer promoção e precificação de produtos de PDV

(Last Updated On: 19 de junho de 2019)

Você tem um produto exclusivo no PDV e não sabe que preço atribuir a ele? Tem dificuldade para decidir na hora de estipular quanto dará de desconto nos produtos promocionais? Saber dar um bom preço aos produtos que serão vendidos parece tarefa fácil, mas não é.

Para fazer uma precificação de produtos adequada, é preciso considerar muitos fatores internos e externos. Apesar de não ser uma tarefa tão simples, é estratégica, pois com ela é possível obter mais lucro e estimular as vendas. Ficou interessado no assunto e quer saber mais? Confira agora algumas dicas de precificação que vão ajudar a aumentar a lucratividade do seu negócio.

Considere seus gastos

Considerar os gastos fixos e variáveis é essencial na hora de atribuir um preço a um produto ou serviço. Se você sabe quanto gasta, conseguirá estabelecer uma precificação de forma muito mais eficiente e rentável. Sendo assim, é preciso saber exatamente qual é o valor dos gastos fixos, como aluguéis e salários, e dos custos variáveis, como matéria-prima e impostos.

Sabendo o custo que um produto ou serviço tem para você, é possível estabelecer uma porcentagem que será adicionada a esse valor. Essa porcentagem deve ser compatível com o tipo de cliente, o valor agregado e o posicionamento da marca.

Pesquise a concorrência

Outro fator-chave é saber quanto seu concorrente cobra pelo mesmo produto ou serviço. Essa informação é fundamental, pois, se o preço estipulado não for condizente aos valores de mercado, os clientes podem julgar de forma errada o que está sendo vendido.

É barato demais? Podem desconfiar da qualidade do produto. Se tiver preço exorbitante, podem comprar do concorrente para economizar. Por isso, a dica é manter um equilíbrio tanto para conseguir cobrir os custos e ser rentável quanto para não perder a competitividade do produto no mercado.

Precifique de acordo com o valor e a demanda

Outro elemento a ser considerado na hora da precificação de produtos é quanto o produto em questão é especial e exclusivo. Existem alguns elementos menos tangíveis que dizem respeito a aspectos subjetivos dos compradores e que precisam ser considerados com atenção.

O valor agregado a um produto por ele ser personalizado ou de pouca oferta pode ser bastante alto. Fique atento! Atendimento personalizado, determinação do público-alvo, região onde o produto está sendo vendido e credibilidade da marca no mercado são alguns dos pontos que podem alavancar os preços e aumentar exponencialmente a margem de lucro.

Saiba como e quando dar o desconto

Os descontos e promoções podem ser atrativos valiosos na hora de fisgar os compradores. Ao fazer a precificação de produtos, devem ser consideradas as taxas de descontos que serão concedidas em determinadas épocas do ano, o que ajuda a não perder dinheiro e aumentar a lucratividade ao vender em maior quantidade.

No Brasil, algumas datas comemorativas são comumente associadas a um maior número de vendas e, consequentemente, maior oferta de descontos. Algumas delas são: Dia das Mães, Natal, Dia dos Pais, Black Friday, Dia dos Namorados, Páscoa e Dia das Crianças. Fique atento, pois, com certeza, seu concorrente terá um bom desconto na manga para atrair seus clientes em potencial.

Quer saber mais dicas sobre precificação de produtos e para auxiliar nas vendas? Aproveite que está por aqui e confira nosso artigo sobre como a exposição dos produtos pode aumentar as vendas no seu PDV.

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