As melhores mensagens aos formandos

(Last Updated On: 27 de setembro de 2022)

Texto escrito por Francisco Madia, diretor da Madia Mundo Marketing e da Madia Marketing School.

 

Há muitos anos não vou a solenidades de formatura. A última que fui era uma bagunça tão generalizada, que os convidados da família do formando, não sabendo das brincadeiras e dos códigos que compartilharam entre eles durante 4 ou 5 anos, sentiam-se, mais que deslocados, perdidos e incomodados. De qualquer maneira, ainda existia e creio que continuem existindo as mensagens finais que mestres e paraninfos passem para os formandos. BUSINESS INSIDER foi atrás e selecionou algumas das mensagens em formaturas de cursos nos Estados Unidos que consideraram, verdadeiramente, relevantes, e que fogem aos chamados “lugar comum”. Separei algumas delas.

Começo com o do educador do momento, o genial SALMAN KHAN, da KHAN UNIVERSITY. Falando aos formandos do MIT, classe de 2012, disse, “Imaginem que aconteceu um milagre, que vocês estão tendo uma segunda chance. De fazer melhor, de aprofundar os relacionamentos, de rir mais, de dançar mais, de amar mais. Seus pais ainda se encontram por aqui. Então aproveitem, façam como se esta fosse uma segunda chance e não a primeira”. Já SHERYL SANDBERG, falando para os formandos de HARVARD, 2012, disse, “Se em algum momento, alguém, não importa quem, oferecer para você um lugar numa nave espacial, não pergunte qual é o lugar; embarque”.

JEFF BEZON, o AMAZON MAN, falando aos formandos de PRINCETON, 2010, “Você vai permitir que a inércia o conduza, ou vai mergulhar de cabeça em sua paixão?” MICHAEL LEWIS, falando também em PRINCETON, 2012, “aconteça o que acontecer com você jamais se esqueça o quão sortudo você é e todas as responsabilidades que daí decorrem”. ROBERT KRULWICH, falando aos formandos de jornalismo de BERKELEY, 2011, “Não mande seu curriculum e fique esperando; mande e corra atrás”.

Ele, STEVE JOBS, em STANFORD, 2005, “Seu trabalho ocupará a maior parte de sua vida e a única maneira de ser feliz é fazer o que você considere um grande trabalho. Como você já deve saber, a única maneira que existe de se fazer um grande trabalho é amando o que se faz”. Já BONO falou para os calouros da Universidade da Pensilvania, em 2004, “O mundo é muito mais maleável do que você pensa e está apenas aguardando que você imprima nele o seu formato; o futuro não é fixo, é fluido; faça-o do seu modo”.

JK ROWLING, falando aos calouros de HARVARD, em 2008, “Fracassar definitivamente não é divertido. É um horror. Mas passar a vida não tentando para não se arriscar é muito pior”. RUSSEL BAKER, falando aos calouros do CONNECTICUT COLLEGE, em 1985, listou 10 conselhos, “1 – Incline-se sempre para sentir o aroma de uma flor; 2 – Evite roupas que falem além do que você verdadeiramente é; 3 – Ouça, sempre; 4 – Durma pelado; 5 – desligue a TV; 6 – Jamais leve seu revólver na cintura; 7 – Aprenda a desconfiar do automóvel; 8 – Tenha muitos filhos; 9 – Case-se; 10 – Sorria”.

OPRAH WINFREY falou para os calouros de STANFORD em 2008, “Não perca tempo em querer entender por que está acontecendo – use todo o tempo para descobrir o que está acontecendo diz a você”. BADLEY WHITFORD, UNIVERSITY OF WISCONSIN, 2004, “No final da jornada você será julgado pelo seu galope, não pelos seus tropeços”. E termino com HENRY KRAVIS, na COLUMBIA SCHOOL, em 2011, “A integridade profissional começa com a integridade pessoal. Jamais comece o que quer que seja com a ideia de que os produtos de sua empresa têm menos defeitos que os dos concorrentes, ou os serviços não são tão ruins como o dos outros. Não existe a possibilidade de se relativizar nesses pontos; estou me referindo a honestidade e lealdade. São absolutas. Acredite nisso e sua vida ficará mais fácil e trará recompensas verdadeiras”.

Francisco Alberto MADIA de Souza é considerado a maior autoridade em marketing do país, segundo pesquisa realizada pela Toledo e Associados para a ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Trabalhando há 44 anos em marketing, há 31 MADIA é Diretor Presidente e Sócio do MADIAMUNDOMARKETING – empresa líder em Consultoria de Marketing.

Deixe seu Comentário