20 brindes baratos para fidelizar clientes com sucesso

(Last Updated On: 11 de agosto de 2023)

Você já parou para pensar que, em vez de fazer inúmeras promoções imbatíveis que sacrificam o lucro da sua empresa, é mais viável manter o preço normal dos produtos e investir em brindes baratos para fidelizar clientes? Afinal, mimos sempre agradam e são ótimos para estratégias para reconhecimento de marca!

Eles também podem ser usados para ajudar a aumentar as vendas, a atrair novos consumidores e a aumentar a visibilidade do seu negócio. Mais do que isso, essa é uma ótima alternativa também para neutralizar a concorrência.

Neste post você irá entender mais sobre: 

  • como usar brindes baratos para fidelizar clientes como uma estratégia de marketing;
  • os motivos para fidelizar seus fregueses;
  • as campanhas ideais para usar mimos como esses;
  • como buscar por esses presentes;
  • sugestões de brindes para encantar o consumidor;
  • formas de agregar ainda mais valor ao brinde. 

Acompanhe!

Brindes para clientes como uma estratégia de marketing

Todos nós somos seres emotivos e é difícil encontrar alguém que não goste de ganhar presentes, não é? Ao receber um brinde, nossas emoções são invadidas por um sentimento positivo de atenção e afeto por parte de quem está ofertando o mimo.

Se o objetivo é fidelizar o consumidor, um brinde criativo funciona como um objeto capaz de fazer com que ele automaticamente se lembre da marca de uma forma positiva sempre que o estiver utilizando. Por isso, essa é uma ótima estratégia para estreitar o relacionamento com seu público.

Além disso, vários tipos de produtos são baratos e, portanto, caracterizam-se como uma ação com bom retorno para a empresa. Você só precisa pensar em opções certeiras e customizá-las para que os objetos sejam associados a sua marca.

Uma pesquisa feita pela Agência 96 confirmou que 76% das pessoas que levam um brinde para casa dizem se lembrar mais facilmente e de forma positiva da marca que as presenteou. O estudo apontou ainda que 57% dos entrevistados se sentiam mais propensos a comprar da empresa que forneceu o brinde em vez da concorrência.

Portanto, essa estratégia gera preferência, experimentação, recompra e lembrança, além de proporcionar satisfação para o consumidor ao oferecer mais do que ele esperava. Tudo isso depende, é claro, de um bom planejamento para gerar impacto. A ideia é fazer com que o cliente se sinta valorizado!

A importância da personalização

Tão importante quanto escolher brindes baratos para fidelizar clientes é a possibilidade de personalizá-los, ou seja, fazer com que o objeto traga um pouco da identidade da sua marca. Esse efeito pode ser alcançado com uma imagem ou logotipo, afinal, a comunicação visual é muito importante no marketing.

Sem uma característica que defina claramente que aquele mimo é um produto ofertado exclusivamente pela sua marca — e não por qualquer empresa do segmento —, o objetivo de uma campanha dificilmente será atingido. A sacada não é apenas dar alguma coisa para o cliente, mas criar um valor, um vínculo de aproximação.

Para que isso aconteça, é preciso fazer com que a sua empresa seja lembrada. Portanto, utilize imagens, nomes ou logotipos que identifiquem a marca ou o estilo do negócio. Uma dica: não duvide do que a tecnologia pode fazer por você quando o assunto é personalizar um brinde!

Os grandes fornecedores desse tipo de produto conseguem colocar as características da sua marca até mesmo em uma garrafa de vinho. Portanto, a melhor forma de conseguir uma campanha certeira é contar com equipes experientes.

Os motivos para fidelizar clientes

Sabe-se que é muito importante fidelizar clientes para que a marca se amplie e alcance o público-alvo de forma mais eficiente. Os brindes de qualidade podem fazer isso, deixando a identidade da sua empresa ainda mais em evidência. Entretanto, você sabe da importância de fidelizar os clientes? Veja, a seguir, os motivos!

Clientes leais ficam mais tempo

As pessoas gostam de comprar de um fornecedor familiar e confiável. Elas não mudam de estabelecimento até que lhes seja dado um bom motivo para fazê-lo. Provavelmente, a coisa mais importante a saber sobre os consumidores é que eles só vão deixar de comprar da sua marca se houver quebra na confiança depositada.

Outro motivo que pode levar a isso é se a concorrência surgir com serviços melhores ou mais baratos. Por isso, também é fundamental saber o que seus fregueses fiéis esperam de você, para estar sempre um passo à frente no mercado.

Clientes leais compram mais e mais vezes

Clientes leais concentram suas compras em fornecedores selecionados. Eles até participam ativamente do direcionamento do negócio, como ao informar quais novos produtos devem ser adicionados a sua seleção. É por isso que você precisa ouvir cuidadosamente o que seus consumidores estão dizendo.

Além disso, oferecer brindes baratos para fidelizar clientes é ainda mais recomendado porque fortalece essa relação de confiança. Ah, uma dica preciosa: produtos colecionáveis incentivam ainda mais a recompra, então, vale a pena pensar nesse tipo de mimo.

Clientes leais custam menos

Clientes leais estão mais familiarizados com o seu serviço, então, eles precisam de menos suporte. Em vez de chamar a assistência quando surge um problema, são mais dispostos e capazes de encontrar uma solução para o problema do que outros clientes.

Por exemplo, é mais provável que eles façam uso de seu portal de autoatendimento em busca de um tratamento mais personalizado, VIP.

Clientes leais isolam a sua empresa da concorrência de preços

Por uma razão ou outra, os clientes leais não estão verificando seus preços com a concorrência tão diligentemente quanto outros. Isso ocorre porque confiam em você. Não perca essa confiança! Para isso, você precisa saber o que pensam sobre o seu preço, certo?

Clientes leais atuam como embaixadores da marca

Os consumidores não dizem a seus amigos apenas sobre experiências ruins. Boas práticas fazem grandes histórias e, certamente, eles vão compartilhá-las. Não ignore cases de sucesso nem menospreze o poder do “boca a boca” — esse é um marketing muito efetivo.

Os brindes baratos para fidelizar clientes são muito úteis nesse sentido porque, além de promover a expansão da marca no dia a dia das pessoas, fazem com que seu freguês os use e os mostre a todos. 

Os vários tipos de brindes ajudam a disseminar o seu nome e a identidade da sua organização. Quanto mais útil e personalizado for o mimo, mais os potenciais consumidores vão querer conhecer sobre o seu negócio. Querendo ou não, acabam utilizando esses itens e tornam-se propulsores da marca.

Clientes leais fornecem feedbacks honestos e de alta qualidade

Clientes leais querem ajudá-lo a melhorar os serviços da empresa. Portanto, solicite feedback e eles vão dar a você! Se quiser testar um novo produto ou serviços, pode utilizá-los como um grupo de foco. Apenas se certifique de que você é aberto e honesto sobre quais são seus objetivos.

Quais as campanhas ideais para usar brindes baratos para fidelizar clientes?

Todas as campanhas, quando bem planejadas, são importantes. Por exemplo, se o seu objetivo é esvaziar o estoque de um produto que está parado, agregar um mimo criativo à compra desse produto pode atrair mais vendas e ajudar na rotatividade do item.

Os brindes também são muito úteis para agradar e encantar. Então, podem ser usados para atrair clientes novos, para ajudar no processo de decisão de compra ou para aumentar a visibilidade da marca, como ao distribuir em feiras e eventos para potenciais consumidores.

Você pode ainda criar ações sazonais, ou seja, para momentos especiais. Ofereça brindes para datas comemorativas como Dia do Amigo, no Dia do Beijo, na Páscoa, no Natal, no Dia da Mulher, no Dia das Mães, no Dia dos Namorados etc. As possibilidades são muitas!

Essas campanhas direcionadas costumam ser aceitas com muita empatia pelos clientes. Aposte na percepção e na sensibilidade na hora de customizar os brindes nessas épocas.

Quando um mimo é dado nessas situações, o consumidor costuma contar para os amigos que ele foi na empresa X e lá ganhou esse presente atencioso. A publicidade espontânea é um dos impactos positivos causados por uma estratégia bem planejada de marketing!

Como buscar por brindes baratos para fidelizar clientes?

Hoje, com os diversos avanços e tendências da tecnologia, as empresas fornecedoras de brindes estão diversificando os produtos para atender às necessidades do mercado, principalmente porque cada campanha tem um objetivo. Desse modo, existe espaço tanto para os mimos mais caros quanto para os mais em conta.

Antes de definir quais itens você pode incluir na sua ação de marketing e distribuir ao público-alvo, é válido ressaltar que os produtos também devem ser práticos.

Geralmente, as empresas tendem a comprar no atacado para, então, personalizar. O investimento é compensador porque, como você viu, o item encanta o consumidor e é uma forma de atraí-lo, conquistá-lo e de disseminar a marca.

Além disso, não é difícil pensar em um brinde barato para fidelizar clientes. Basta prezar pela utilidade e levar em conta como o cliente poderá usá-lo. As melhores opções são aquelas que farão parte do dia a dia da pessoa de uma forma positiva.

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O que dar de brinde para clientes? Veja 20 sugestões

Agora que você já sabe como os mimos têm um enorme potencial na sua estratégia de marca, que tal conferir algumas sugestões? Veja, 20 ideias de brindes baratos para fidelizar clientes que são muito bem-vindas!

1. Caneta esferográfica personalizada

Um objeto que nunca perderá a utilidade é a caneta personalizada. Mesmo que hoje em dia os smartphones ajudem muito na hora de criar notas e registrar lembretes, é difícil encontrar uma mulher que não ande com uma caneta na bolsa. Já os homens têm o hábito de colocar a caneta no bolso da frente da camisa.

Existem diversos modelos de canetas:

  • a esferográfica simples;
  • a esferográfica com chave de fenda;
  • a com ponteira touch, que funciona sem bateria;
  • entre outros.

2. Botton personalizado

 

botton é um acessório que pode ser fixado em roupas, bonés, mochilas ou qualquer material flexível. Além do logotipo da empresa, há várias ideias criativas para personalizar o produto, como frases de efeito para atingir um determinado público ou objetivo.

O modelo mais utilizado é o americano, com formato arredondado, aproximadamente com 35 mm de tamanho e feito com metal recoberto de acetato. Eles fazem muito sucesso principalmente entre o público jovem.

 

3. Pingente personalizado

Ganhar um pingente é um grande presente! O usuário pode adotar esse adereço no seu acessório de uso pessoal, para usar com um colar no pescoço, no tornozelo ou na pulseira, por exemplo. A variedade dos formatos e dos desenhos prestigiam o gosto de homens e mulheres de qualquer idade.

São corações, flores, bailarinas, blocos neutros para impressão personalizada, entre outros. Ou seja, você escolhe o melhor modelo ou criar um próprio, de acordo com o seu nicho de atuação.

4. Calendário de mesa personalizado

Esse é um dos preferidos. Fale a verdade: há algo mais útil do que um calendário de mesa? Mesmo com as agendas virtuais, esse item agrada a todos os tipos de público, pois é muito eficaz na organização diária — desde a dona de casa e o estudante até o empresário.

Além disso, o calendário precisa ser frequentemente consultado na programação e planejamento da rotina. Dessa forma, com um investimento baixo, a sua empresa será lembrada durante o ano todo.

5. Marcador de página personalizado

marcador de página é uma ótima opção para agradar os clientes leitores e os amantes da informação. É um objeto que fará parte do dia a dia deles — algo que vão manipular com regularidade. Sua empresa será lembrada sempre que o seu cliente estiver em contato com a leitura.

6. Chaveiro personalizado

Outro excelente brinde com preço bem acessível é o chaveiro. Ele pode ser personalizado do jeito que você quiser ou, ainda, servir para outras utilidades. Um abridor de garrafa acoplado, por exemplo, é bem útil, não é mesmo? Essa é uma forma de manter o cliente com você em todos os momentos!

7. Squeeze

Um brinde barato e muito útil é a garrafinha de água, mais conhecida como squeeze. Trata-se de uma opção muito interessante porque, além de ser popular, remete a hábitos saudáveis — contribui para que o potencial cliente beba mais água durante o dia.

Para variar um pouco, há squeezes térmicas que servem tanto para bebidas quentes quanto para geladas. O modelo dobrável também é prático e não ocupa espaço na bolsa. Seja como for, é um item perfeito para qualquer estação do ano e que pode ser usado por diversos públicos.

8. Sacola reciclada

 

Devido à preocupação com os impactos no meio ambiente, muitos supermercados não estão mais fornecendo sacolas plásticas gratuitamente. Ou o consumidor precisa comprá-las, levar as compras na mão ou, ainda, utilizar as sacolas retornáveis, recicladas.

Essa é uma grande oportunidade de presentear com utilidade! Além de ajudar o meio ambiente, as sacolas recicladas — também conhecidas como ecobags — são fortes, estilosas e podem ser guardadas no carro ou na bolsa. Então, por que não utilizar essa opção como brinde barato e que certamente será bem recebido?

 

 

9. Bloco de notas

No dia a dia, é muito comum fazermos algumas anotações, principalmente quando estamos ao telefone ou nos lembramos de uma tarefa importante para mais tarde. O bloco de anotações é um brinde que pode ser personalizado com o logotipo da marca e ainda trazer muita praticidade para o cliente.

Nesse sentido, até os post-its podem se transformar em brindes! É uma forma de divulgar a sua marca com um mimo muito útil! No caso dos bloquinhos, há alguns modelos com caneta acoplada, o que deixa o presente ainda mais completo.

10. Power bank

Você já deve ter reparado como as pessoas estão sempre conectadas aos seus smartphones e tablets, certo? Até porque os avanços tecnológicos transformaram esses itens em verdadeiros assistentes pessoais: servem para comunicação, para organização, para o controle de finanças etc.

Nesse contexto, um brinde barato para fidelizar clientes, além de muito útil, acessível e agradável, é o power bank — o carregador portátil. Afinal, quem nunca viu a bateria do smartphone acabar no meio do dia e percebeu que esqueceu o carregador ou não tem tomada por perto? Esse item é um brinde criativo e facilita bastante o cotidiano do público-alvo.

11. Balas

Os kits de balas são brindes para clientes bem baratos e que normalmente agradam bastante. Além de adoçarem a boca, são presentes que podem ser totalmente personalizados. Que tal dá-las em um saquinho charmoso ou em uma caixinha com o logo da empresa?

12. Porta-copos

 

Especialmente se seu público-alvo inclui pessoas do mundo corporativo, um brinde barato e que certamente será muito útil é um porta-copos. Afinal, quem não gosta de um cafezinho ou um chá durante o expediente? 

Eles podem ser customizados e são encontrados em diversos modelos!

 

13. Toalhas

Agora, um mimo muito útil e versátil é a toalha. De banho, de rosto, de mesa: o que vale é personalizar com as características da sua marca. Essa dica faz muito sucesso entre as pessoas fitness, por exemplo, que gostam de andar com um kit para academia ou uma toalha para esportes na bolsa.

14. Canecas

Uma das sugestões mais úteis e sustentáveis: a caneca personalizada. Ela reforça a preocupação da marca com o meio ambiente, pois ajuda a reduzir o consumo de copos descartáveis, especialmente no ambiente de trabalho. Além disso, são lindas e podem ser customizadas de muitas formas.

15. Balde de pipoca

Quem é que não gosta de pipoca? Bem, é claro que existem pessoas que não gostam, mas a maioria adora! O balde de pipoca é um brinde versátil, pois consegue agradar clientes de todas as idades e sua fabricação tem um custo baixíssimo se comparada ao custo de outros tipos de brindes.

16. Pop socket

Existe um acessório para celular que é universal: o pop socket, que é aquele suporte para os dedos que fica acoplado na parte de trás do celular.

Além de ser um brinde que vai agradar a todos os seus clientes, ele é um produto que tem muita utilidade. Lembre-se: o erro de muitas marcas é fabricar itens que os clientes não usam e, por isso, acabam guardando ou jogando fora. 

17. Carteiras

As carteiras são produtos que podem ser usados tanto pelo público feminino quanto pelo masculino. Embora seja um produto muito útil, poucas marcas oferecem esse item como brinde. 

Então, se você quer fazer diferente da sua concorrência e fabricar um mimo inovador, comece por ela! Quanto mais compactas, melhor.

18. Aromatizadores

 

A nova tendência no mundo dos brindes, seja de uma empresa ou de festas, são os aromatizadores. Este é um brinde diferenciado e com ar de sofisticação. É claro que é impossível agradar a todos os gostos — um aroma que pode ser bom para um cliente pode ser ruim para outro. Aqui, a dica é apostar em aromas mais suaves, como essências cítricas.

 

 

19. Pen drive

Ao contrário do que muitos pensam, o pen drive não é um produto que entrou em desuso. Enquanto algumas pessoas preferem salvar seus arquivos e fotos na nuvem, outras ainda optam por usar um pen drive.

Esse é um brinde barato para fidelizar clientes, que agrada a todos os tipos de público. Escolha um design elegante, criativo e bonito para que os seu público se sinta mais atraído pelo presente.

20. Almofadas para pescoço

 

 

Muitas marcas costumam fornecer almofadas de pescoço como brinde, mas o que está realmente em alta são as almofadas feitas para serem colocadas no pescoço. Por incrível que pareça, só essa mudança no formato do produto já deixa o brinde muito mais atraente aos olhos dos clientes. Essas almofadas são excelentes aliadas em viagens, então, pode apostar que muitas pessoas se interessarão por esse brinde!

 

Formas de agregar mais valor ao brinde oferecido

Hoje em dia, com tanta concorrência no mercado especializado, é necessário que o responsável pelas ações pense de forma inovadora para surpreender. Ao criar um relacionamento de confiança com os clientes por meio de brindes, você precisa ter em mente que existe muito potencial de agregar valor com essa ação.

Ou seja, não encare o objeto apenas como um contato inicial: também é preciso enxergar seu uso a longo prazo para que o esforço empregado no trabalho traga resultados. Nenhuma marca deseja mostrar que está disponível apenas nas horas boas, como no momento de efetuar uma venda.

O excesso de informações do mundo atual faz com que as pessoas busquem, cada vez mais, marcas humanizadas que compreendam o perfil dos consumidores e se mostrem acessíveis e coerentes. Para alinhar sua estratégia de distribuição de presentes a esses conceitos, veja, a seguir, dicas simples para agregar valor ao seu brinde:

Esteja alinhado com sustentabilidade

Existem duas coisas que fazem muito sucesso na visão dos clientes quando se trata de brindes: exclusividade e conceitos sustentáveis. Isso porque a sensação de se relacionar com uma empresa preocupada com questões ambientais revela uma nova tendência que tomou conta do mercado.

Pensando nisso, ao buscar diferentes formas de agregar valor ao brinde, lembre-se que muitos consumidores deixam de efetuar uma compra quando a marca faz teste em animais ou usa materiais poluentes nas embalagens. Assim, uma boa dica é investir em ecobags retornáveis, canudos sustentáveis personalizados ou canetas de bambu.

Não tenha medo de inovar

Inovação é a palavra do momento no mercado corporativo e é exatamente por isso que você deve explorar todo o seu potencial. Mesmo que a empresa não tenha o costume de se aventurar diante do público em ações de marketing, busque uma abordagem diferenciada para chamar a atenção.

Claro que não precisa ser nada extremamente caro, mas o ponto-chave, nesse caso, está em despertar curiosidade, identificação e engajamento. Pesquise sobre estratégias semelhantes para se inspirar. Obviamente que uma cópia está fora de questão!

Porém, ao avaliar cases bem recebidos, fica muito mais simples encontrar ações que se relacionem com o perfil de sua audiência, com uma pegada original.

Utilize marketing sensorial

O marketing sensorial é uma das tendências preferidas do momento quando se trata de proporcionar experiências diferenciadas aos clientes. Ao investir seu dinheiro em um produto ou serviço, automaticamente o consumidor já espera por qualidade. Dessa maneira, para se destacar da concorrência, é necessário ir além.

Esse tipo de ação costuma apresentar as missões e valores da empresa de acordo com os cinco sentidos: visão, audição, tato olfato e paladar. Quando o organizador acerta em cheio nas ações, o trabalho sai na frente da concorrência e fideliza de maneira mais rápida. Não tem segredo!

Basta conhecer bem os interesses de seu público que as ideias começam a surgir. Assim, a partir de experiências anteriores, alinhadas com os objetivos futuros, os resultados positivos chegam rapidamente.

Pronto! Agora você já sabe como a criação de uma identidade visual para diferentes tipos de evento ajuda a fidelizar clientes de maneira efetiva. O melhor caminho é considerar as preferências e necessidades de seu público para acertar em cheio nas escolhas. Só assim será possível mostrar diferentes vertentes da mesma marca em um mercado cada vez mais concorrido.

Ao chegar até aqui, você viu que os tipos de brindes baratos, úteis e com a cara da empresa são um complemento das campanhas de marketing promocional. Eles dão o toque final na venda e influenciam a fidelização do cliente. Portanto, conheça o seu público-alvo e não se esqueça de caprichar na personalização para que os seus brindes para clientes sejam associados positivamente à marca.

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2 Comments

  1. Cleyton 20 de abril de 2017
  2. Raysa 16 de novembro de 2017

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