NRF 2018: principais tendências na maior feira do varejo

(Last Updated On: 16 de abril de 2018)

Anualmente, o mundo pode ter contato com o que há de mais avançado na indústria do varejo por meio da feira NRF (National Retail Federation). Ela é realizada em Nova York, durante três dias de apresentações de grandes nomes do mercado e intensos debates.

O principal objetivo da feira é unir a tecnologia a um atendimento de excelência. Assim, pode entregar ao consumidor uma experiência única. A edição de 2017, por exemplo, forneceu informações interessantes para aumentar o volume de vendas, diminuir a taxa de desistência dos clientes e a perda de oportunidade de novos negócios.

Já a NRF 2018 contou com a presença de 35 mil pessoas, tornando-se, mais uma vez, um grande sucesso. Mas, afinal, você sabe o que foi apresentado? Não? Então continue a leitura deste artigo e vejas as principais tendências na maior feira de varejo do mundo!

Melhorar a experiência do cliente por meio da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma das principais tendências em todo mundo. Pode-se dizer que esse conceito está relacionado com a capacidade das máquinas pensarem como seres humanos. No varejo, esse recurso está sendo utilizado para prover interações personalizadas e experiências engajadas.

Nesse sentido, uma das discussões mais produtivas da NRF 2018 se baseou na estratégia utilizada pelo Alibaba, buscando fornecer o melhor serviço possível aos consumidores, vinte e quatro horas por dia e sete dias da semana, independentemente da sua localização.

Silvia Campello, presidente e COO da Cosabella, uma empresa de lingeries, previu que 85% de todas as transações comerciais serão realizadas por meio da IA até 2020. Já a diretora de estratégias do eBay, Kris Miller, disse que a IA está ajudando os varejistas a melhorar a jornada de compras do cliente, transformando completamente a experiência do usuário.

Usar deep learning e data analytics para definição do preço de produtos

Os conceitos de deep learning e data analytics podem ser fundamentais para a definição de preços e informações importantes sobre os produtos. Sobre isso, as discussões na NRF 2018 tiveram por objetivo verificar como os dados podem ser utilizados para facilitar o processo de tomada de decisão.

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que deep learning significa “aprendizagem profunda”, conceito que representa a capacidade de máquina de aprender abstrações complexas de dados, como funciona com o cérebro humano. Já o data analytics está ligado à análise de dados relacionados ao tema de interesse da empresa.

No evento, foi dito ainda que a atribuição de preços não é uma tarefa simples. Logo, é preciso contar com a análise de dados de empresas renomadas para tomar a melhor decisão possível.

Os varejistas devem utilizar dados para diferenciar seus produtos e suas experiências, em vez de simplesmente reduzir preços — afinal, essa não é uma maneira eficaz de se competir, certo?

Empregar chats no modelo grab-and-go

O futuro do varejo, segundo a NRF 2018, está no uso de chats no modelo grab-and-go (pegue e vá, favorecendo a rapidez na interação, como ocorre em um sistema de drive-thru). Segundo especialistas, os consumidores buscam cada vez mais experiências de compra simples, fáceis de serem realizadas e, principalmente, sem conflitos.

Toda a discussão se deu envolta de uma pergunta simples: por que não é possível entrar em uma loja, pegar os produtos necessários e sair? As novas tecnologias serão utilizadas para melhorar justamente esse tipo de procedimento.

Outra informação que merece destaque se dá quanto ao uso do celular. As pessoas passam hoje entre uma e quatro horas trocando mensagens por aplicativos, dependendo da região em que vivem. Assim, esse é um campo que deve ser explorado pelos varejistas.

Enfim, a NRF 2018 buscou apresentar as principais tendências tecnológicas para o futuro do mundo do varejo. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar desses assuntos, lembre-se: o futuro está próximo, mas ainda há tempo para modernizar suas operações, atingir os resultados esperados e aumentar a abrangência de sua companhia. Pense nisso!

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das principais tendências presentes na maior feira de varejo do mundo? Se deseja ter acesso a outros conteúdos como este, aproveite para assinar a nossa newsletter e não perca nenhuma das nossas atualizações!

Deixe seu Comentário