Com toda a certeza você já deve ter ouvido falar do ClubHouse. Essa rede social de áudios caiu no gosto dos internautas, e tem ganhado cada vez mais força como uma estratégia de marketing digital.
Para se ter uma ideia, em pouco tempo as buscas pelo aplicativo aumentaram em 4,900,00%. Além disso, a quantidade de usuários já bateu 6 milhões. E mesmo sendo uma novidade disponível, por enquanto, apenas para dispositivos iOS, ela já vem trazendo bons resultados para marcas, empresas e profissionais.
Mas afinal de contas, o que é Clubhouse?
O Clubhouse nada mais é do que uma rede social baseada em áudios. Basicamente, os usuários podem conversar e criar salas de bate-papo, com temas e duração pré-determinados.
Mas afinal, o que fez esse aplicativo se tornar tão famoso em pouco tempo? O grande diferencial é o fato dos usuários conseguirem ter um contato mais próximo das marcas, empresas, influencers e profissionais.
Atualmente, por exemplo, grandes nomes como Elon Musk, já usam o app e criam salas para interagir com pessoas de todo o mundo.
Além disso, outro fator que contribuiu com a rápida popularização é o fato de, para criar uma conta na rede social, o usuário precisar de um convite. Isso por si só gera mais curiosidade, e consequentemente mais buscas.
Como o Clubhouse pode ser uma excelente estratégia de marketing digital?
O Clubhouse traz uma dinâmica diferenciada, por se tratar de uma rede social que se baseia apenas em áudios. Mas, além disso, a plataforma também traz outras vantagens que a tornam uma excelente ferramenta para marketing digital, tais como:
Criar comunidades de todos os tamanhos
Através dessa rede social é possível criar comunidades de todos os tamanhos, o que é excelente tanto para influenciadores, como empresas de todos os portes. Afinal de contas, essa proximidade é essencial para garantir mais engajamento.
Promoção de experiências
Outra vantagem do ClubHouse é que o aplicativo também pode servir para a promoção de experiência diferenciadas. Por exemplo, é possível usar a rede social para distribuir conteúdos exclusivos em áudio.
Segmentação
Quando falamos de marketing digital, a segmentação é um fator muito importante. Afinal de contas, é através dela que é possível dar um direcionamento para ações estratégicas, garantindo assim melhores resultados.
E dentro do ClubHouse é muito fácil fazer essa segmentação, uma vez que você pode criar diferentes salas, com diversos temas, e assim atingir apenas os usuários que realmente tenham interesse em seus conteúdos, produtos ou marca.
Há algum ponto negativo no aplicativo?
Apesar do sucesso, nem tudo são flores quando falamos desse aplicativo. Ele já se envolveu em polêmicas por conta do vazamento de dados, o que é uma preocupação grande, principalmente levando em conta dos dados que são compartilhados via áudio.
Além disso, o fato de ainda estar disponível apenas para iOS o torna menos acessível, principalmente no Brasil, um dos cinco maiores mercados de dispositivos Android.
Gostou desse post? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades.