Como aumentar a visibilidade da empresa com comunicação visual?

(Last Updated On: 10 de junho de 2016)

O mercado anda cada vez mais competitivo e os clientes, consequentemente, mais exigentes. Cabe às empresas encontrarem formas para se diferenciar e conquistar o seu espaço. É preciso ser visto, admirado e respeitado e nada disso é possível sem um sistema de comunicação visual forte, coerente e bem pensado.

Trabalhar a comunicação visual para aumentar a visibilidade da sua empresa é essencial. Confira, aqui, algumas estratégias para se destacar!

Conheça os seus clientes

Para se diferenciar, antes de tudo, é importante saber com quem falar. Cada negócio tem um tipo de público prioritário, um perfil de cliente que compõe a maioria das vendas e contratações. Conhecer esse cliente, suas necessidades e demandas já e meio caminho andado para o sucesso. A partir dessas informações, fica mais fácil direcionar a criação de todas as peças de comunicação visual, adotando uma linguagem adequada e explorando elementos visuais que têm a ver com o universo daqueles clientes – por exemplo, conquistar crianças e seus pais com uma comunicação bem colorida e lúdica é muito mais fácil do que ao trabalhar com cores escuras e neutras, não é mesmo?

Invista em uma identidade visual

O começo de uma comunicação visual eficiente é sempre uma identidade visual bem pensada, adequada ao negócio e cheia de personalidade. Essa dica vale para todo e qualquer negócio, independentemente da área de atuação ou especialidade: invista na sua identidade. Contrate um profissional especializado, alguém em quem você confie, para traduzir os valores da sua empresa e seus diferenciais competitivos em um logo incrível. A partir dele, as outras ideias vão se desdobrando e formando um conjunto que diz muito da sua empresa: vocês vão definir as cores, as fontes utilizadas, as estampas e grafismos e começar a criar peças que vão aumentar a sua visibilidade e seu sucesso.

Reforce seus valores

Para investir na comunicação visual é importante definir quais são os seus objetivos no mercado. O que você tem a comunicar com o seu público, seus clientes e potenciais novos negócios? Quais são os seus diferenciais, o que te faz a marca ideal para esse ou aquele cliente? Encontre os seus valores e trabalhe com eles em todas as peças. Mostre ao público a que veio e os convença do seu profissionalismo e da qualidade do seu produto e serviço. Isso pode ser conquistado por meio de peças bem elaboradas, cuidadosamente pensadas para cada situação.

Planeje e Execute

Com a identidade visual da sua empresa pronta e a definição dos seus valores e objetivos em mãos, é hora de partir para a ação. Planeje como será o seu investimento em comunicação visual, reserve sempre uma verba para a criação e a produção das peças e visualize o quadro completo: como vai ser o seu ano, quais vão ser as principais ações, que mês demandará uma atenção especial e um esforço maior. É importante entender a dinâmica do negócio, discutir com um profissional de planejamento e, a partir disso, colocar as ideias em prática. Comece assim que possível – o empurrão inicial vai te fazer perceber a importância da comunicação e o impacto positivo na visibilidade dos seus negócios.

Ouse

O básico da comunicação visual está em todo lugar: uma fachada de loja, cartão de visita, um panfleto promocional. Por isso, para se destacar é preciso sair do lugar-comum. As peças tradicionais são essenciais e funcionam bem (e, justamente por isso, devem ser produzidas com atenção, cuidado e capricho), mas novidades também têm o seu espaço. Encontre novas formas de trabalhar a comunicação visual da sua marca, uma nova solução para o seu espaço de trabalho, uma mala direta de impacto, um site que seja completamente diferente do que os concorrentes estão fazendo — conquiste e mereça o seu espaço.

Ficou fácil entender como usar a comunicação visual em favor da sua marca, certo? Então, ao trabalho! Pense nos próximos passos e organize ações que vão otimizar os seus processos e alavancar os resultados. Enquanto isso, acompanhe aqui o nosso texto sobre o processo de conquistar o consumidor no momento da compra!

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