Como criar apresentações memoráveis para o seu negócio

(Last Updated On: 18 de fevereiro de 2020)

Como criar apresentações memoráveis é uma dúvida recorrente em empresas que precisam impactar os clientes. Essa tarefa costuma ser difícil, já que qualquer descuido pode tornar o conteúdo maçante. Mas não se preocupe! O que faz a diferença no resultado final é uma comunicação visual harmoniosa e um orador bem preparado.

Dentro desse contexto, faça um planejamento detalhado para identificar tudo o que precisa ser abordado de uma maneira dinâmica.

Não se esqueça que também é essencial conhecer o público sem deixar de lado os aspectos práticos, como o local em que o material será exibido e a as possibilidades de interação.

Quer saber mais? Mostraremos dicas essenciais para acertar em cheio nas apresentações corporativas. Acompanhe!

Escolha uma boa ferramenta

O primeiro passo para criar uma apresentação eficiente é escolher a ferramenta correta. Quem não tem muita experiência no assunto costuma priorizar o PowerPoint pelo caráter intuitivo do uso. No entanto, existe uma série de opções caso você precise de algo mais elaborado na hora de impactar os potenciais clientes.

Tenha muito cuidado ao optar pela técnica dos slides. Esse pode ser o ponto que torna o conteúdo entediante. Estude a possibilidade de inserir efeitos dinâmicos com a aplicação de zoom em informações importantes.

Dessa forma, a leitura dos participantes fica mais agradável sem tirar o foco do material apresentado oralmente. Conheça algumas ferramentas populares para apresentações corporativas:

Tenha um guia de estilo

A maioria das empresas tem um guia de estilo para orientar a formatação do material. Pode até não parecer importante à primeira vista, mas uma identidade visual bem elaborada faz toda a diferença no resultado da apresentação. Mesmo que você não tenha um direcionamento detalhado, use o bom senso no momento de adaptar o design.

Em salas pequenas, por exemplo, um fundo claro com letras escuras facilita a leitura. Tenha cuidado também com fontes muito elaboradas que prejudicam a visão. Como acontece com os textos impressos, a harmonia da escaneabilidade deve ser prioridade.

Claro que ninguém deseja perder a atenção dos ouvintes durante um discurso. Por isso, nada de fazer um material apenas com texto corrido! A dica é apostar em uma boa variedade de imagens, palavras-chave, ilustrações, gráficos e vídeos institucionais que tornem o material leve.

Seja o mais clean possível

Quando se trata de uma apresentação corporativa, menos é sempre mais. Tendo isso em mente, a transmissão da mensagem principal se torna simples. Ao inserir muitas informações com efeitos sonoros ou cores fortes, os participantes costumam ficar impacientes em pouco tempo.

O grande segredo está em conhecer profundamente o assunto e contar com o auxílio visual apenas para complementar o conteúdo e deixar o ritmo dinâmico. Dê prioridade a frases impactantes ou a trechos descontraídos quando possível. Essa tática deixa o público confortável para interagir em caso de dúvidas.

Evite informações óbvias

Antes de falar em público, é essencial dominar todos os pontos abordados na apresentação. Insira apenas tópicos objetivos para transformar sua empresa em uma verdadeira referência no mercado. Faça a lição de casa completa e pesquise sobre as empresas presentes na ação.

Lembre-se de que, provavelmente, todos os profissionais já conhecem as informações básicas sobre os serviços ou produtos oferecidos. O mais importante é embarcar intensamente nas necessidades de cada um para não girar em torno de questões óbvias.

Agora você já sabe como criar apresentações memoráveis. O grande diferencial está em transformar a situação em uma conversa interativa e permitir que o cliente tire todas as suas dúvidas. Assim, as vantagens do serviço de sua empresa ficam evidentes e as chances de fechar negócio são muito significativas.

Gostou das informações deste artigo? Então nos siga no FacebookTwitter e Youtube para ficar por dentro de conteúdos exclusivos.

Deixe seu Comentário