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Como Fazer O Posicionamento De Marca E Acertar Na Estratégia?

(Last Updated On: 6 de junho de 2022)

O posicionamento de marca é um elemento central para o sucesso de um negócio, mas vale ressaltar que não é imutável. Alinhado às estratégias de branding, reforça a identidade e aumenta a visibilidade da sua empresa, criando conexão real com o público. 

Neste artigo, você vai entender melhor sobre: 

  • o que é posicionamento de marca?
  • como fazer o posicionamento de uma marca?
  • exemplos de posicionamento de marca.

O que é posicionamento de marca?

Segundo definição do livro “Posicionamento: A batalha por sua mente” de Al Ries e Jack Trout, dois autores e grandes estrategistas do marketing, posicionamento de marca é uma estratégia de branding que busca ocupar um lugar único na mente do público-alvo. 

Esse processo envolve visibilidade e conexão com, uma vez que só é possível promover posicionamento se o segmento de mercado e clientes em potencial forem devidamente compreendidos. 

Dessa forma, quando bem-sucedida, essa técnica traz benefícios como: 

  • vendas contínuas, já que as ofertas estão sempre na cabeça do consumidor;
  • maior reconhecimento e visibilidade de marca;
  • autoridade no mercado;
  • credibilidade em relação aos competidores diretos. 

Como fazer o posicionamento de uma marca? 

Uma estratégia de posicionamento de marca requer planejamento, análise, esforço e deve ser valorizada como um projeto grandioso. 

O primeiro passo é  realizar um estudo que permite detectar o nível atual de visibilidade e autoridade da sua empresa.

A partir disso é possível traçar objetivos de progresso coerentes e realistas, levando em consideração as diferentes ações do início ao fim das estratégias criadas. 

Confira o passo a passo: 

 1. Entenda o seu público 

Para se posicionar no seu nicho de mercado é necessário saber o que os consumidores desejam e buscam. 

É possível realizar pesquisas, entrevistas e grupos focais para acessar esse conhecimento. Essas técnicas já são tradicionais. 

Além delas, existem outras alternativas novas, como os conteúdos interativos, mais sustentáveis que trarão resultados de forma rápida e constante. Alguns exemplos de materiais que podem ser criados pela sua equipe para conhecer melhor o público: 

  • quizzes;
  • infográficos animados;
  • sites interativos;
  • e-books;
  • realidade virtual;
  • mapas;
  • aplicativos. 

Esse tipo de material melhora a experiência do usuário e podem ser utilizados como fontes de dados importantes para a sua empresa. 

2. Analise a concorrência 

É aconselhável direcionar essa análise para o meio digital, já que é o espaço em que a batalha pelo melhor posicionamento de marca é travada hoje em dia. 

Faça uma auditoria sólida e rigorosa da presença digital dos seus principais concorrentes e identifique o que eles fazem e qual é a percepção do público sobre as ações realizadas. 

Com isso é possível ter uma visão clara sobre o que é bom ou não para o seu segmento de mercado. 

 3. Conecte o posicionamento com os seus valores 

Para promover um posicionamento de marca real, é necessário ajustar a proposta de valor à realidade da sua empresa. 

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Considere o que estimula e motiva o seu público e, a partir disso, alinhe a sua mensagem e seus processos comerciais, passando essas impressões. Esse processo aumenta o potencial de visibilidade e crescimento da sua empresa. 

4. Crie conexão real com o seu cliente 

Não se perca no paradigma de vender a todo custo, isso é algo do passado. 

O principal objetivo nos dias atuais é estreitar relacionamentos para estar sempre presente no imaginário dos consumidores e se manter como uma alternativa de negócio atrativa. 

Para te ajudar nessa empreitada, é possível utilizar estratégias como o Storytelling, que busca cativar o público por meio de histórias e pode ser utilizado nas peças publicitárias para divulgar a sua empresa. 

Além disso, é possível utilizar ferramentas para atendimento personalizado e humanizado, como os chatbots com inteligência artificial, que proporcionam um atendimento ágil. 

 5. Agregue valor

Outro ponto importante para o posicionamento de marca é o marketing de conteúdo. Essa alternativa é poderosa para agregar valor aos processos comerciais, por meio de materiais que educam, cativam e informam. 

É possível utilizar um blog como um canal para isso, e também  construir uma comunidade em torno da sua marca, levando a sua empresa a uma posição privilegiada no seu segmento de mercado. 

Além disso, é possível investir em itens como:

 6. Reforce os pontos fortes 

Uma marca com um bom posicionamento é facilmente reconhecível por ser autêntica e ter um grande valor agregado. Além do que já foi mencionado, é importante evitar a todo custo imitar a sua concorrência para garantir a sua autenticidade. 

Exemplos de posicionamento de marca 

Depois desse passo a passo você ficou se perguntando sobre como grandes marcas se posicionam no mercado? 

Temos alguns exemplos valiosos: 

 1. Havaianas 

A empresa criou as famosas sandálias em 1962 e baseou todo o marketing na praticidade, custo-benefício e resistência dos calçados. 

No entanto, com o passar dos anos, o mercado se modificou e a marca mantinha os mesmos três tipos de calçados. Com uma profunda crise de mercado nos anos 1990, as vendas caíram de forma expressiva, até que em 1994 a empresa se reposicionou. 

Como solução, criaram mais 40 opções de cores, aumentaram o preço e investiram em publicidade focando na mensagem “todo mundo usa, todo mundo quer”. 

Esse posicionamento segue forte até hoje e o produto se tornou um grande sucesso internacional.  

2. Apple 

Um exemplo clássico de empresa forte e bem posicionada, a Apple ocupa o primeiro lugar das marcas mais valiosas da Forbes. 

Se tornou exemplo de como vender valores e não produtos. Focando em alta qualidade e design, o seu posicionamento é desafiar o status quo, estando sempre em primeiro lugar na corrida da inovação. 

Esses exemplos te deram inspiração para adotar essa estratégia na sua empresa? Independente do tamanho e do nicho, é muito importante alinhar a sua comunicação para criar conexão com os seus clientes. Por isso, saiba também qual é a importância dos brindes para a sua marca.

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