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Como fazer um planejamento de mídia alinhado com a campanha?

Marketing Promocional
(Last Updated On: 19 de junho de 2017)

O planejamento de mídia é um recurso fundamental para o sucesso de qualquer campanha de comunicação. Isso porque a partir dele é possível traçar as estratégias mais adequadas para alcançar os objetivos pretendidos.

Entre as tarefas que estão envolvidas nesse processo está a definição da linguagem e dos meios de comunicação mais indicados para a campanha. Além disso, ele prevê um acompanhamento ao longo do desenvolvimento da campanha para verificar seus resultados na prática.

Elaborar esse planejamento não é tão difícil quanto pode parecer, basta seguir alguns passos importantes. Se você quer saber quais são, continue lendo este post e confira as dicas que preparamos para você fazer um projeto eficaz!

Monte um briefing

O primeiro passo que você deve dar é montar o briefing, que é um levantamento de dados como informações sobre cliente, produto, público-alvo, mercado, objetivos da campanha, concorrentes e verba disponível.

Se houver registros de campanhas anteriores, também é necessário coletar os dados referentes a ela para avaliar o que pode ser replicado ou o que deve mudar para garantir uma eficiência maior.

Conheça o público

Nesta etapa do seu projeto, você deve identificar quem é o seu público-alvo e conhecer detalhes sobre ele. Sendo assim, algumas informações que você deve pesquisar são a faixa etária, onde ele vive, quais os meios de comunicação mais utilizados por ele, quais suas aspirações, quais seus ídolos, entre outras que sejam pertinentes à campanha.

Com esses dados, você tem condições de planejar uma campanha direcionada para esse grupo de pessoas, utilizando a linguagem mais adequada para se aproximar dele a partir dos meios de comunicação que fazem parte do seu dia a dia.

Selecione a melhor estratégia

Com todas essas informações que foram coletadas, você está pronto para definir quais as melhores estratégias para cumprir os objetivos da campanha. Nesta etapa, então, você vai escolher que tipos de canais serão utilizados para veicular suas peças.

Por exemplo, se você observou que seu público é composto por pessoas de classe média de 40 a 60 anos, o ideal é utilizar canais de comunicação tradicionais, como a TV e jornais impressos. Em caso de um público jovem, as redes sociais devem ser o tipo de canal mais indicado.

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Determine as táticas que serão utilizadas

Táticas e estratégias podem soar como a mesma coisa, mas em um planejamento de mídia as táticas têm a ver com o modo como você vai utilizar as estratégias que foram determinadas.

Em outras palavras, depois de escolher o tipo de canal (TV, rádio, jornal impresso, redes sociais), você deve definir quais os canais específicos, ou seja, qual emissora de TV ou rádio, qual jornal impresso, quais redes sociais. Além disso, você deve determinar o formato das publicações e a linguagem utilizada.

Apresente a proposta

Depois de seguir os passos que nós indicamos acima, seu planejamento já deve estar pronto e é hora de vender seu peixe para o cliente. Para tanto, você deve reunir todas as informações levantadas em um documento e apresentá-lo.

Esse documento deve conter o nome da campanha, meios de comunicação que serão utilizados, formato dos anúncios, período da campanha e, é claro, todos os custos que estão envolvidos na execução.

Acompanhe os resultados

É bom deixar claro que o planejamento não termina quando a campanha vai ao ar. Durante a veiculação das peças, é muito importante monitorar os resultados para verificar o alcance de público e se os objetivos foram atingidos com sucesso.

Com esse monitoramento, você tem a possibilidade de elaborar um relatório detalhado que deve ser entregue ao cliente ao final da campanha para apresentar os resultados que foram conquistados a partir das estratégias elaboradas.

Agora que você já sabe que passos dar em direção a um planejamento de mídia eficiente, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!

 

 

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