Como ficam as mídias offline com o grande crescimento da internet?

(Last Updated On: 11 de novembro de 2016)

 

Em pesquisa recente sobre os hábitos de navegação na internet no Brasil foi constatado que entre os usuários frequentes, 60% são motivados por anúncios online. Esse é um número muito expressivo para o meio publicitário se considerarmos que já são 80 milhões de usuários da internet no nosso país.

Isso significa que os meios offline estão fadados ao fracasso?

Muito pelo contrário.

Os meios offline, se já não crescem como antigamente, ainda são fieis aliados da comunicação e muitas vezes oferecem um reforço de confiabilidade aos anúncios online. É comum nas grandes campanhas de comunicação vermos uma interação entre os veículos online e offline por meio de QR Codes, mensagens complementares entre um meio e outro e anúncios de reforço convergindo para as duas possibilidades.

No caso da Forma Editora, que publica os guias e têm os sites Free Shop, essa nova maneira de encarar a comunicação está presente com muita força em todas as ações. Existem pessoas que não abrem mão de jeito nenhum de ter o exemplar físico do guia porque gostam de marcar as páginas preferidas e ter o contato dos fornecedores ao alcance das mãos. Outras pessoas usam o guia como referência para fazerem uma busca na internet e realizarem o orçamento diretamente com o fornecedor por meio do site. Também existem aqueles que procuram direto pelo site e fecham todo o negócio pela internet. Saber que existem os 3 tipos de profissionais e estar disponível para todos eles da maneira mais eficiente faz o sucesso do produto até hoje. Uma prova da sinergia entre o guia e o site é que na época em que os guias são entregues às empresas, o volume de visitas ao www.freeshop.com.br cresce absurdamente.

O mix internet e mídia offline é a maneira mais segura de obter sucesso em uma campanha de comunicação para a grande maioria das empresas em quase todas as áreas, e o desafio hoje é como utilizar todas as ferramentas disponíveis para alcançar o maior sucesso possível.

Para sua empresa, qual é a melhor maneira de trabalhar o mix de comunicação? O que vocês estão fazendo para amplificar o retorno do investimento em publicidade?

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