Como Fidelizar Clientes na Black Friday

(Last Updated On: 12 de setembro de 2024)

A Black Friday é uma das datas mais importantes para vendas no Brasil. Apesar de ser uma tradição originalmente estadunidense, apresenta uma ótima oportunidade para fidelizar clientes. 

Isso porque existe um aumento substancial nas vendas. De acordo com um levantamento feito pela Neotruts, fonte de dados sobre as vendas online no Brasil, em 2021, a data foi responsável por um aumento de 5,3% no aumento de vendas nos e-commerces. Com isso, o faturamento chegou à casa de R$ 5,4 bilhões. 

Outra informação que faz os olhos dos lojistas brilharem é em relação ao ticket médio, que teve um aumento de 6,4% em relação a 2020. 

Por isso, neste artigo, você poderá se preparar para a data lendo mais sobre: 

  • qual é a origem da Black Friday?
  • o que é fidelizar seus clientes? 
  • como fidelizar clientes na Black Friday?

Qual é a origem da Black Friday? 

A Black Friday é comemorada na última sexta-feira de novembro. Existe uma pequena discordância sobre a origem real  da data, mas a versão mais aceita é que a utilização do termo se popularizou ao longo da década de 1960, na Filadélfia. 

Na época, a força policial do estado se referia ao movimento intenso de turistas que se deslocavam até os centros urbanos para realizarem suas compras de fim de ano. Assim, a data se tornou um pontapé inicial para a temporada natalina.

Esse momento é muito importante para varejistas que podem se beneficiar de vantagens como: 

  • aumento nas vendas: a intenção dos consumidores durante a Black Friday é comprar. Muitos clientes passam o ano todo economizando dinheiro para alcançar seus objetivos de consumo nesta data;
  • esvaziar estoque antigo: com o aumento das vendas é possível ter um giro de estoque maior, renovando os itens para receber as novidade para o natal; 
  • fidelizar clientes: essa é uma ótima oportunidade para ter um contato inicial com um novo consumidor e trabalhar a fidelidade a médio prazo.

 O que é fidelizar seus clientes?  

Fidelizar clientes consiste em manter um laço constante e durável. Isso inclui tanto os consumidores mais antigos, quanto os novos que passam a contratar ou comprar mais vezes da sua empresa. 

O principal objetivo dessa ação é criar uma relação de confiança entre a marca e o cliente, garantindo uma boa experiência de compra e, com isso,  gerando mais valor. 

É muito importante apostar em estratégias de fidelização pelo seguintes motivos: 

  • é mais barato reter clientes do que conquistar novos;
  • consumidores satisfeitos indicam a marca e trazem novas pessoas;
  • quanto mais satisfeitos estão os clientes, mais compram;
  • reter compradores ajuda na previsibilidade do caixa da empresa.

Como fidelizar clientes na Black Friday? 

Para Philip Kotler, o pai do marketing moderno, “a chave para se gerar um grande nível de fidelidade é entregar um alto valor para o cliente”, ou seja, é importante focar em alguns itens como: 

1. Criar uma ótima experiência de compra 

A base para fidelizar clientes é a excelência na sua experiência de compra. De nada adianta oferecer diversas inovações se o consumidor não possui uma memória positiva da loja na hora de fechar um negócio. 

Por isso, capriche nos detalhes e promova uma vivência que desperte o desejo no cliente em querer voltar e comentar sobre a loja com os seus conhecidos. 

Alguns passos para colocar essa ação em prática são: 

  • gerenciando estoque para não vender produtos que já estão esgotados;
  • estabelecendo parcerias de frete para encurtar o tempo de entrega;
  • contado com uma equipe de atendimento preparada para sanar dúvidas e oferecer informações; 
  • caprichando na embalagem; 
  • agregando valor social à marca.

2. Desenvolver um programa de fidelidade 

Os programas de fidelidade são considerados uma das estratégias mais eficazes para encorajar o retorno do cliente e aumentar a receita da sua empresa. 

Segundo uma pesquisa publicada em 2021 pela  NielsenIQ, empresa de dados, 84% dos consumidores se sentem mais inclinados a comprar de uma marca se ela oferecer um bom programa de fidelidade.

Assim, você pode criar estratégias para fazer com que a pessoa que encontrou a sua loja por meio das promoções de Black Friday continue fazendo negócio após a data. 

Para isso, existem diferentes tipos de programa: 

  • pontos: basicamente toda vez que um consumidor realizar uma compra, ele ganha uma pontuação que pode ser trocado em outros produtos ou serviço;
  • nível de lealdade: nessa categoria, os compradores são ranqueados de acordo com a frequência que ele fecha um negócio. Assim, os consumidores mais fiéis recebem recompensas melhores;
  • programas pagos: esse tipo requer um estudo prévio do seu público e funciona como um clube de assinaturas, que a partir de um pagamento mensal é possível acessar diferentes benefícios.

 3. Incluir brindes personalizados na sua estratégia de marketing 

Os brindes personalizados são parte da estratégia de fidelização de clientes, pois ajudam a criar uma proximidade com os consumidores. 

Sobre isso, o relatório “Promotional Products Work!” desenvolvido pela Promotional Products Association International (PPAI) revela dados interessantes como: 

  • 79% dos clientes presenteados fazem pesquisas sobre a marca após a compra;
  • 82% estabelecem uma impressão favorável sobre a empresa;
  • 81% guardam os brindes por mais de um ano. 

Os números revelam que esse método ajuda a sua empresa a ser lembrada e esse fortalecimento de relações é um dos pilares do marketing promocional

Uma dica importante na hora de escolher os brindes para ofertar aos seus clientes é buscar produtos que tenham alguma ligação com o segmento em que você atua.

Para te ajudar a escolher, o portal Free Shop possui centenas de opções de brindes promocionais. Confira todas as categorias e se antecipe fazendo o seu orçamento o quanto antes!

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