fbpx

Comportamento do consumidor: entenda as tendências e estratégias

Marketing Promocional
Comportamento do consumidor
(Last Updated On: 11 de março de 2020)

Neste artigo, vamos reunir aspectos o que você necessita entender sobre o comportamento do consumidor e como utilizar isso a favor do seu negócio.

Sabe-se que o principal objetivo de qualquer empresa é atender às necessidades dos seus clientes a fim de aumentar suas vendas e melhorar a lucratividade. Não é mesmo?

Pois bem, para que isso aconteça, é imprescindível conhecer profundamente o seu consumidor, o seu padrão de comportamento e consumo.

Por isso, explorar e compreender o comportamento do consumidor é fundamental para que você consiga ofertar o que o seu público-alvo realmente espera do seu produto ou serviço.

O que é comportamento do consumidor?

O comportamento do consumidor é o estudo sobre a impressão que o seu cliente tem sobre a sua marca, sobre o que realmente o motiva na compra de seus produtos ou na contratação de seus serviços.

Por ser um estudo multidisciplinar, abarca áreas como psicologia, sociologia, economia e antropologia social, com o objetivo de entender como, quando e o porquê de determinadas escolhas do cliente.

Então, o comportamento do consumidor é o estudo sobre como as pessoas, selecionam, compram, utilizam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer as suas necessidades e os seus anseios.

Portanto, podemos entender por comportamento do consumidor como um estudo do processo de decisão de compra, que vai desde a necessidade ou vontade até o momento de finalização da compra.

O comportamento do consumidor avalia os fatores, hábitos, influências e estímulos que interferem nesse processo de decisão de compra. E, por isso, ele é tão imprescindível. 

Entender o comportamento do consumidor auxilia as empresas na definição de ações e estratégias para o que o consumidor  percorra mais rapidamente todas as etapas do processo de decisão e conclua sua compra.

Porque conhecer o comportamento do consumidor?

Como você determina o processo de tomada de decisão da sua empresa, baseia-se em pesquisas ou na sua intuição? 

O ideal é gerir os seus negócios com base em estudos e pesquisas, isso garante maiores chances de desenvolvimento.

Por isso, é essencial investir em pesquisas para conhecer o comportamento do consumidor.

Isso permite que você conheça as reais motivações por trás das compras e, ainda, que se antecipe às tendências, além de auxiliar no gerenciamento de ações de marketing que envolvem a atração e retenção de clientes com maior embasamento.

Mas, afinal, como entender o comportamento do consumidor?

Inicialmente é preciso refletir sobre a jornada do comprador, para, assim, identificar e compreender todos os fatores que a influenciam.

Para entender cada vez melhor o consumidor e a maneira como ele toma suas decisões de compra, algumas ações são bastante relevantes, tais como:

  • Mostre interesse pelo seu consumidor: demonstrar interesse nas preferências de seu cliente o fará retribuir se interessando por sua marca. Informações concretas e quantificáveis sobre o comportamento do consumidor garantem:
  • Desenhar os melhores produtos e serviços que satisfaçam;
  • Decidir quais praças vão garantir melhor acesso aos seus produtos e serviços;
  • Decidir qual é o preço ideal;
  • Encontrar estratégias de marketing mais eficiente para atrair consumidores;
  • Entender as principais motivações e fatores por trás da decisão de compra do seu consumidor.
  • Se adapte às mudanças: os consumidores mudam constantemente a forma como se relacionam com as marcas que consomem, prezam por inovação e cada vez mais desejam interagir com as marcas e empresas de forma mais pessoal. E o que atrai o consumidor em um dia pode não ter efeito no dia seguinte. 
  • Fidelizar os clientes: um consumidor fidelizado age como instrumento de marketing de sua marca. Além disso, funcionam como parâmetros para saber se as ações de sua empresa estão mesmo eficazes.
  • Comunique da maneira certa: a linguagem usada na sua publicidade deve ser pautada a partir do comportamento do consumidor, para que ele se identifique facilmente com a marca que está sendo divulgada.

Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

Ao conhecer o comportamento de seus clientes, você conseguirá elaborar estratégias de marketing com maior embasamento para tomar suas decisões. 

E, para isso, é importante que conheça o que influencia o comportamento do consumidor e, a partir dessa informação, avaliar o que leva o seu cliente a adquirir ou não o seu produto ou serviço:

  • Culturais: um conjunto de valores adquiridos ao longo da vida que molda nossa forma de pensar e agir, que acaba por interferir nos nossos hábitos de consumo. Ex: causas ambientais
  • Classe social: toda a abordagem da empresa deve convencer o cliente de determinada classe social que aquela oferta é interessante para ele. Normalmente, quanto mais baixa a condição financeira, mais restrita será a visão do consumidor quanto à sua necessidade de compra. Mas, se melhora a condição novas possibilidades surgem.
  • Influenciadores: hoje em dia é muito comum pessoas na TV e, principalmente, nas redes sociais com papel de destaque na formação de opinião dos consumidores. 

Podem ser celebridades ou não, só precisam ser reconhecidos no nicho em que atuam para ganharem a confiança do seu cliente ao recomendar um produto ou serviço. 

Por isso, sua empresa precisa estar atenta, pois esse tipo de investimento gera bom retorno.

  • Família e amigos: o grupo que mais influencia nas decisões de um consumidor é o mais próximo dele. Nesse grupo o seu cliente encontrará opiniões confiáveis. Portanto, sempre que possível, explore os benefícios da solução que você está oferecendo de um modo que os familiares e amigos da persona também sejam atraídos.
  •  Idade e estágio da vida: A abordagem de um jovem não é a mesma para um consumidor mais experiente. Por isso, conheça a média de idade do seu público, pois praticamente tudo terá de se moldar a esse fator.
  • Personalidade: a personalidade influencia em praticamente tudo na nossa vida. Desse modo, a personalidade do consumidor afeta sua maneira de comprar. É muito importante você identificar qual perfil se encaixa em cada cliente e agir de acordo com ele para fechar a venda.

Observe o seu cliente para entender como esses fatores se relacionam. Algumas questões sobre o consumidor podem lhe ajudar nessa tarefa. Pergunte-se:

  • O que ele pensa e sente?
  • O que ele vê?
  • O que ele ouve?
  • O que ele fala e faz?
  • Quais são seus medos e frustrações?
  • Quais são seus verdadeiros desejos e necessidades?

Não tente mudar o comportamento do consumidor. Entenda esse comportamento e use-o  a seu favor, criando estratégias que possam atrair, reter e fidelizá-los.

Para complementar o assunto, veja o nosso texto sobre a Brazil Promotion, maior feira de marketing promocional da América Latina, que possibilita um mundo de experiência para atrair e fidelizar o consumidor. 

Posts anterior
Próximo Post

No Comments

Leave a Reply