Comunicação visual: saiba mais sobre a sua importância

(Last Updated On: 12 de julho de 2022)

A comunicação é fundamental para a interação humana. Ela nos permite transmitir uma mensagem seja por sinais verbais ou não verbais.

Quantas vezes ouvimos que “uma imagem vale mais do que mil palavras”?

Isso é comunicação visual. Afinal de contas, através de símbolos, cores e imagens é possível transmitir várias mensagens.

Mas quando se trata de incorporar elementos visuais no seu negócio, é importantíssimo que o cliente em potencial compreenda as mensagens que está tentando transmitir e para isso é necessário que o entendimento dele esteja alinhado ao posicionamento de sua marca. Portanto, esse convite visual precisa ser atrativo, chamar a atenção das pessoas, mas sem perder a coerência.

Nesse post, vamos falar um pouco mais sobre o que é comunicação visual, sobre os benefícios dos elementos visuais no seu negócio. Confira.

O que é comunicação visual?

A comunicação visual é uma parte fundamental da identidade de uma marca. Portanto, não deve ser confundida com a identidade visual.

A comunicação visual se vale da Linguagem Visual para transmitir e receber uma mensagem por meio da visão.

A identidade visual de uma marca se utiliza de elementos da comunicação visual, geralmente na sua logo existem formas representativas, juntamente a uma comunicação escrita.

Portanto, a comunicação visual é toda maneira de comunicação que se estabelece por meio de elementos visuais, como: imagens, signos, gráficos, vídeos, etc.

Ou seja, é toda mensagem transmitida sem que se utilize um texto. 

Você com certeza já viu campanhas audiovisuais ou algum material gráfico desenvolvido por alguma empresa. 

Pois é, geralmente, as empresas se valem de recursos visuais para divulgar alguma mensagem.

Na maioria das vezes o uso dos recursos de imagens e vídeos são mais eficazes e geram mais resultados positivos do que os textos, pois causam impacto visual instantâneo no consumidor.

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Qual a importância da comunicação visual para o seu negócio?

Quando você investe na comunicação visual de sua empresa, você contribui para identificação da sua marca. 

Isso porque você se vale de vários elementos visuais para caracterizar a sua marca e consolidá-la. É preciso ter em mente que boa parte da percepção sensorial das pessoas está diretamente ligada à visão.  Por isso, entender e aplicar os conceitos da comunicação visual é tão importante para que as mensagens sejam captadas e compreendidas, principalmente, nas estratégias de marketing. 

A criação de uma identidade visual envolve processo de semiótica, isso significa que esse processo se vale da comunicação visual para a construção do significado e representação de sua marca.

E daí surge a importância de se trabalhar com profissionais específicos que entendem bem de cores e símbolos para que a sua marca se posicione de forma coerente e efetiva.

Principalmente, porque quanto melhor compreendida a mensagem da sua empresa, maiores são as chances de o cliente realizar a compra do seu produto ou contratar o seu serviço.

Como a comunicação visual auxilia o seu negócio

Fortalecimento de sua marca 

Os elementos visuais agregam valor a identidade de sua marca.

É através dos elementos visuais que sua identidade visual se mostrará forte o suficiente para ser lembrada pelos clientes e o quanto a sua marca é consolidada e profissional.

Reforça os valores da sua empresa

Destacar os valores da sua empresa a partir de elementos visuais é uma excelente estratégia para atrair clientes e fidelizá-los. Pois são informações de grande influência sobre os consumidores.

Conquista credibilidade

Consumidores têm preferência por empresas que passam confiança. A identidade visual marcante cria a imagem de credibilidade e seriedade e os elementos visuais que a compõem são responsáveis por estabelecer essa comunicação.

Ajuda a sua empresa a ganhar mais espaço no mercado

A partir dos elementos elencados, a sua empresa garantirá clientes fiéis e se tornará mais conhecida. A comunicação visual é responsável por isso e você ainda pode explorá-la em mais algumas ações como: na produção do visual de site, ao distribuir brindes, ao criar embalagens personalizadas e até mesmo na fachada de sua empresa.

Como criar uma comunicação visual para a sua empresa 

Para desenvolver uma comunicação visual além de contratar um profissional, é importante fazer um estudo da relação da marca com o mercado e aplicar conceitos, como a psicologia das cores.

Este estudo mostra como as pessoas identificam e entendem as cores e como elas influenciam nas suas emoções, sentimentos e desejos. Por isso, é essencial saber como usá-las.

 Contrate profissionais especializados

Contratar profissionais especializados é fundamental para construir uma boa comunicação visual. Ele saberá exatamente como tornar a sua marca reconhecível.

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Conheça bem o seu público-alvo

É essencial conhecer o seu público-alvo para que possa desenvolver uma comunicação visual que de fato o atinja.

Invista em diferentes materiais

É essencial investir em materiais diversos que auxiliem na identificação da marca e que façam sentido.

Inclua elementos da sua comunicação nas postagens em redes sociais

 Grande parte das postagens em redes sociais é de imagens. Elementos visuais são responsáveis pela assertividade na hora de transmitir mensagens, como em propagandas de divulgação da marca, lançamento de produtos, avisos e promoções.

 Além disso, através de blogs, sites ou lojas virtuais é possível usar a comunicação visual de maneiras variadas, pois nesses espaços você tem liberdade para trabalhar o layout, cores e designs. 

Seja simples, dinâmico e interessante

Impactar visualmente não quer dizer que precise aplicar elementos carregados e complexos, muitas vezes acabam poluindo o visual. 

Utilize elementos visuais que façam referência à sua empresa 

Faça escolhas inovadoras que possam ser reconhecidos pelos consumidores. Utilize elementos que façam referência ao seu negócio e aos seus produtos e serviços. 

Reforce a comunicação visual frequentemente 

Não basta apenas desenvolver a comunicação visual de sua empresa, é preciso divulgá-la, e, por isso, ela deve ser sempre reforçada.

Mantenha-se atualizado 

É imprescindível manter-se atualizado e apresentar novidades ao longo do tempo, mas sempre trazendo os símbolos e recursos que identificam a marca e que possam ser reconhecidos pelo público.

Avalie a comunicação visual

Pesquisas de satisfação são uma ótima maneira de avaliar a comunicação visual da sua empresa. 

 Padrão

É imprescindível ter coerência e harmonia nas estratégias que se valem de elementos visuais. É preciso que o consumidor faça a associação dos elementos utilizados à sua marca. Isso porque as jornadas de compra acontecem de maneira não-linear. E, ao não encontrar um padrão, o potencial-cliente deixa de ter confiança na marca.

A partir das dicas que trouxemos fica fácil perceber como a comunicação visual impacta os negócios de forma determinante. Gostou do nosso artigo? Assine nosso newsletter e saiba como criar a melhor comunicação para a sua marca.

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