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Conheça algumas técnicas de merchandising eficientes para o mercado

PDV
(Last Updated On: 13 de agosto de 2020)

Conhecer técnicas de merchandising eficientes é um verdadeiro divisor de águas para qualquer empresa. De fato, quando são bem aplicadas no planejamento, essas ações proporcionam resultados positivos que surgem em pouco tempo.

Saiba que o grande segredo está em encontrar as melhores maneiras de apresentar um produto ou serviço diferente, tornando-o atrativo aos consumidores com a intenção de criar um relacionamento de confiança no mercado.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas essenciais de merchandising para impulsionar o sucesso de seu negócio. Acompanhe!

Utilize as redes sociais durante os eventos

Postar no Facebook ou no Twitter ao vivo durante um evento é uma enorme oportunidade para melhorar o posicionamento de sua marca no mercado. Como seus seguidores estarão acompanhando a hashtag ou as novas postagens, você deve preencher esse espaço com conteúdos interessantes e que acrescentem algo relevante a eles.

Certifique-se de tirar fotos de pessoas, palestrantes e participantes, bem como do ambiente geral do evento, e compartilhe essas informações nas redes sociais. Mencione as pessoas online. Você não precisará de nada além de um smartphone.

Realize um concurso entre os participantes — ainda que seu evento seja de pequenas dimensões — e use-o para recolher endereços de e-mail (com a permissão das pessoas, é claro). Depois, compartilhe uma imagem do vencedor segurando o prêmio nas redes sociais.

Lembre-se que o término do evento não significa o fim da aplicação de técnicas de merchandising. Permaneça ativo nas redes sociais, sempre trazendo alguma novidade: isso ajudará a tornar seu próximo evento ainda maior.

Exponha os produtos corretamente

Posicionar os produtos em locais visíveis e de fácil acesso aumenta as chances de obter lucro. Para seu ponto de venda, pense sempre em organizar os produtos em prateleiras que estejam à altura dos olhos dos clientes e próximas aos caixas.

Desde que não se tratem de artigos de luxo, organizar pilhas para expor massivamente os produtos também pode ser uma boa ideia, porque causa um efeito positivo sobre os clientes e gera a sensação de abundância. O uso de gavetas e bandejas grandes também é interessante e traz bons resultados.

Todavia, tome cuidado para que a exposição massiva seja bem-ordenada e siga um padrão lógico (de preferência, geométrico). Do contrário, pode causar a sensação de desleixo e levar os consumidores a desvalorizarem os produtos.

O apropriado posicionamento e a correta exposição dos produtos são vitais, pois permitem que todas as demais técnicas que você empregar mantenham-se viáveis. De nada adiantará o emprego de bons métodos de merchandising se, ao visitar a loja, o cliente não se sentir confortável.

Explore as vantagens da distribuição de brindes

Estes produtos têm uma vida mais longa do que um anúncio em uma revista, rádio ou na televisão, permitindo a divulgação da sua empresa por grandes períodos de tempo.

Canetas e canecas com o logotipo da empresa, por exemplo, são excelentes maneiras de incentivar a interação com os clientes. Além disso, a distribuição de brindes criativos pode suscitar a percepção de maior profissionalismo para o seu negócio.

Melhores Mochilas para Brindes

Geralmente, não é necessário um grande investimento para realizar a ação, porém, é uma das técnicas de merchandising mais duradouras e de impacto positivo aos consumidores.

Conheça as vantagens do visual merchandising

Esse tipo de ferramenta é fundamental para trabalhar a atração dos clientes a partir do conceito apresentado na fachada e no interior do ponto de vendas. As estratégias de marketing devem ser usadas para criar uma identidade visual que seja capaz de influenciar os consumidores de maneira positiva.

Diferentemente do que muita gente pensa, não é só o que está exposto na vitrine que chama a atenção. O grande diferencial está em criar um conceito que expresse a mensagem que a marca deseja transmitir. Então, a composição precisa ser alinhada também com o interior da loja, para impressionar e se destacar da concorrência.

Deixe as ações pontuais em destaque

De nada adianta fazer várias ações de liquidação ou outras campanhas com brindes se ninguém souber do que se trata. A palavra-chave aqui é a divulgação adequada para alcançar o público-alvo. Além dos preços baixos, evidencie também lançamentos, eventos e diferentes oportunidades de pagamentos.

Ao fazer tudo dentro da estratégia de identidade visual, você consegue atrair muito mais do que os consumidores habituais. Basta pensar de maneira criativa e se perguntar o que pode ser feito para acertar o cliente de maneira impactante.

Reflita sobre o histórico anterior de atividades de sucesso e, a partir do feedback da audiência, incentive o engajamento por alavancar o senso de oportunidade. Veja, a seguir, algumas dicas para divulgar uma promoção:

  • deixe em destaque os itens mais desejados;
  • evite excesso de informação em um mesmo ponto;
  • só divulgue promoções que realmente sejam vantajosas;
  • jamais coloque na vitrine peças com pouca disponibilidade de estoque;
  • estimule a impulsividade com vários itens em promoção que se complementam.

Crie um ambiente confortável

Uma das principais vantagens do marketing visual é a possibilidade de criar um ambiente confortável para fazer a circulação dentro do ponto de vendas. Por exemplo, ao entrar em uma loja com luz forte, automaticamente, o consumidor se sente incomodado, já que o reflexo impede de visualizar as informações.

Outro ponto que costuma influenciar bastante é a disposição dos itens decorativos e da forma como o cliente tem acesso aos produtos. Tenha em mente, nesse caso, que colocar uma caixa de promoções logo na entrada tem um efeito completamente negativo.

Mesmo que venda algumas peças em um primeiro momento, em longo prazo traz uma sensação de desorganização que acaba desvalorizando os outros itens de dentro da loja. Afinal de contas, se você pagou 50 reais em uma peça única, tudo o que for mais caro já ganha uma outra conotação.

Conheça, a seguir, outros pontos que merecem atenção especial:

  • questões sensoriais, como o cheiro e a sonorização do ambiente;
  • estrutura dos pontos em que os clientes costumam ficar concentrados;
  • postura da equipe;
  • otimização da jornada de compra, com provadores acessíveis e caixa bem elaborado.

Agora você já conhece técnicas de merchandising eficientes para destacar seu negócio. Lembre-se que o mais importante em uma situação como essa é fazer com que cada etapa de compra seja a construção do relacionamento de confiança junto ao público. Só assim os resultados positivos se multiplicam em forma de lucros.

Gostou das técnicas de merchandising? Então, leia também sobre a importância de usar merchandising em eventos!

 

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