Design Thinking – O pensamento fora da caixinha

(Last Updated On: 1 de março de 2016)

O que era apenas conhecido em agências de publicidades e consultorias de gerenciamento de marca está ganhando espaço em empresas de outros ramos de atuação.

Inovação não nasce em árvores, nem está dentro de caixas ou nos livros: elas está nas PESSOAS. Para chegar à inovação, precisamos trabalhar com pessoas, entendê-las, observá-las, sentir o que elas sentem. Com tanta tecnologia, ainda não inventaram uma máquina de inovação, mesmo assim, ela continua a se reproduzir diariamente.

O processo de inovação consiste em recriar modelos de negócios e construir mercados inteiramente novos que vão de encontro a necessidades humanas não atendidas, sobretudo para selecionar e executar as ideias certas, trazendo-as para o mercado em tempo recorde.

Foi buscando novos caminhos para a inovação que surgiu o Design Thinking: Uma abordagem focada no ser humano que vê na multidisciplinaridade, na colaboração à tangibilização de pensamentos e processos, caminhos que levam a soluções inovadoras para negócios.

O nome “design” está frequentemente associado à qualidade e/ou aparência estética de produtos, além de promover o bem estar na vida das pessoas. No entanto, é a maneira como o designer percebe as coisa e age sobre elas que abre novos caminhos para a inovação empresarial.

O designer enxerga como um problema tudo aquilo que prejudica ou impede a experiência e o bem-estar na vida das pessoas, e isso faz com que sua principal tarefa seja identificar problemas e gerar soluções. Quando se faz um mapeamento, é possível identificar as causas e as consequências das dificuldades e ser mais assertivo na busca por soluções. Com um “time de inovação”, são discutidos pontos de vistas, feitas pesquisas de campo e testes de protótipos.

O grande diferencial do Design Thinking é o foco no ser humano. Quando uma pessoa pensa em um problema, ela certamente tem uma visão única sobre ele, mas se multiplicarmos os olhares, teremos diferentes perspectivas. Essa multidisciplinaridade de olhares nos permite enxergar oportunidades e soluções que jamais seriam possíveis se geradas por uma só cabeça.

O Design Thinking oferece um espaço para as ideias emergirem sem pré-julgamentos, fazendo com que o nosso cérebro seja forçado a sair da sua zona de conforto, e, a partir daí, enxergar futuros desejáveis. Trata-se de reflexões e estímulos para melhorias que podem possibilitar inúmeras soluções e inovações.

A informação é um bem precioso, mas como você tem usado o que absorve do processo de sua empresa? Como você reverte o conteúdo de uma marca para um benefício, um novo produto, uma melhoria realmente significativa?

Neste primeiro post apresentamos o conceito e fazemos o desafio para que você. Analise a sua tarefa diária através de novos ângulos. Você pode inovar. Está dentro de você!

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