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5 Dicas Para Realizar Sorteio De Brindes Em Eventos

(Last Updated On: 14 de junho de 2022)

Você sabia que realizar um sorteio de brindes em eventos é uma boa forma de fidelizar clientes e, ao mesmo tempo, divulgar a sua marca? Pois é isso mesmo, uma pesquisa realizada pela SAP Hybris, empresa alemã que desenvolve softwares de gerenciamento, confirma que 57% dos brasileiros se sentem valorizados com brindes, descontos e amostras grátis.

Mas para usar essa estratégia é preciso ter atenção a alguns pontos. Continue a leitura e veja cinco dicas para realizar essa ação com sucesso!

Como realizar sorteio de brindes em eventos?

Seja para eventos empresariais ou mesmo científicos e técnicos, realizar um sorteio de brindes pode funcionar como apoio para uma excelente campanha de marketing promocional. Afinal, quem não gosta de receber um mimo, não é?

Assim, é possível afirmar que os sorteios funcionam como uma ferramenta de interação e fidelização do público com a sua marca. Porém, é preciso empregar essa atividade de forma estratégica, para garantir que seus propósitos sejam atingidos.  

Confira algumas dicas para executar essa dinâmica e tirar melhor proveito dela!

1. Tenha um objetivo claro

O primeiro passo para que seu sorteio de brindes seja um sucesso é definir qual objetivo deseja alcançar com a ação. Levar mais clientes ou parceiros para o seu site? Divulgar seu negócio?

É somente a partir disso que você irá conseguir traçar metas e mensurar os resultados decorrentes dessa dinâmica. 

2. Defina como ocorrerá o sorteio

Para garantir que sua ação ocorra da melhor maneira possível, é preciso definir como será feita a escolha do vencedor ou dos vencedores. No caso de eventos presenciais, aposte na criação de urnas lacradas em que os bilhetes podem ser colocados para então serem sorteados.

E, no caso de programação online, é válido utilizar ferramentas gratuitas que ajudam a fazer o sorteio a partir do Instagram, por exemplo. 

3. Estabeleça as regras 

Uma forma de garantir que todos os participantes do seu sorteio de brindes em eventos se sintam respeitados é deixando claras o regulamento da ação. Para isso, é importante listar quais pré-requisitos devem ser cumpridos para concorrer aos prêmios. Essas “regras” devem ser simples e objetivas. 

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Por exemplo: o cliente precisa estar presente na celebração e ter respondido a pesquisa de satisfação em relação aos produtos e atendimento para poder participar da ação.

4. Escolha brindes de qualidade

Para garantir que sua ação de divulgação ou fidelização de clientes seja um sucesso por meio do sorteio de brindes em eventos, é fundamental estar atento à qualidade dos mimos que serão entregues. 

Isso porque, assim como pode causar uma boa impressão, um presente mal produzido ou frágil pode também atrelar sua marca a uma imagem negativa. Dessa forma, é preciso selecionar com cuidado e optar por itens que sejam úteis no dia a dia do seu público-alvo, aumentando a probabilidade de encantar o cliente.

A escolha dos brindes irá variar de acordo com o perfil do seu público (idade, gênero, interesses e gostos). Além disso, é importante que os mimos tenham alguma relação com a sua marca. Outra estratégia é ter diversos brindes personalizados à disposição para presentear os participantes do evento com produtos diferentes.

5. Divulgue a ação e faça um balanço do resultado

O passo final para realizar um sorteio em eventos é divulgar a ação e fazer um balanço do resultado dela, considerando o objetivo inicial definido por você. 

Para isso, o ideal é criar uma identidade visual, fazer uso das redes sociais e e-mail para ajudar a propagar a novidade. Já para o levantamento dos resultados, é fundamental criar métricas para ajudar a medir o sucesso. 

Uma forma de fazer isso é observar se existe aumento de vendas, seguidores e etc no pós-sorteio. 

Quando vale a pena fazer um sorteio de brindes em eventos?

Conhecendo essas dicas para realizar sorteio de brindes em eventos, deve estar se perguntando quando vale a pena investir nessa estratégia, certo? Para responder a essa pergunta, o empreendedor deve considerar: 

  • o caixa disponível, já que fazer essa ação gera despesas com divulgação e aquisição dos mimos;
  • o momento da empresa, para verificar se existe um motivo em especial para rifar itens como o lançamento de um novo produto ou data comemorativa; 
  • a necessidade de fidelizar o público e divulgar a marca. 

Com isso em mente, será mais fácil avaliar se o evento que está sendo organizado deve contar com o apoio dessa estratégia de marketing. Afinal, como qualquer outra ação de negócio, é necessário avaliar os custos e os objetivos que quer atingir.

Estando ciente dessas dicas e também de quando vale investir nessa dinâmica, aproveite para se inspirar com algumas ideias criativas para sorteio de brindes

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