Efeito Halo: aplique já na sua empresa

(Last Updated On: 3 de agosto de 2020)

Quantas vezes você já escutou que a “primeira impressão é a que fica”? Esse é um ditado popular que está diretamente alinhado ao Efeito Halo, um conceito evitado por muitos setores, mas que pode ter suas vantagens, dependendo do modo como é aplicado. 

De acordo com um estudo da Universidade de Glasgow, na Grã-Bretanha, apenas meio-segundo, ou apenas um olá, é o suficiente para as pessoas já criarem uma opinião sobre a personalidade de outro indivíduo. 

De forma simples, esse efeito é definido como o potencial do nosso cérebro em captar, analisar, julgar e concluir todo o perfil de uma pessoa, simplesmente observando uma única característica. É o famoso pré-julgamento que tanto tentamos evitar. 

Contudo, apesar muitos setores tentarem evitar esse tipo de reação, dentro do marketing ela pode trazer muitos benefícios, se usada corretamente. Principalmente quando falamos de branding, identidade de marca e estratégias de marketing promocional. 

Como ele é aplicado positivamente no marketing 

Dentro do marketing o Efeito Halo tem um grande potencial, no sentido de criar um vínculo entre consumidor e marca. Sabe quando você vê um comercial, produto ou serviço, automaticamente já associa alguma qualidade? 

Pois é exatamente dessa forma que esse conceito pode ser aplicado no setor. 

Um exemplo clássico é a Apple.

Através desse tipo de reação, muitos consumidores associam a empresa como “uma marca de produtos tecnológicos de alta qualidade”, mesmo sem nunca sequer terem utilizado algum produto dela. 

Essa associação positiva carrega um grande peso na decisão de compra dos shoppers. E, por conta disso, ela é tão explorada dentro do mercado de marketing. 

Vantagens do efeito Halo, quando aplicado de maneira correta 

Dentro do setor de marketing, o Efeito Halo pode gerar uma série de vantagens. Isso porque, ele é uma peça chave para trabalhar justamente a identidade da sua marca. 

  1. Direcione o seu público 

Um dos grandes benefícios desse conceito é que ele pode ajudar no direcionamento de público, uma vez que é possível condicionar os consumidores a terem uma imagem da sua marca, através de diferentes tipos de ações de marketing e propaganda. 

Um exemplo clássico são os itens de luxo, como automóveis. Se você observar, toda a estratégia de divulgação desses carros luxuosos é focada em um público muito mais amplo do que aquele que realmente tem o poder de compra para tal. 

Essa abordagem é justamente para despertar o desejo de compra em larga escala. Afinal de contas, se esses automóveis fossem divulgados apenas para um público em específico, não haveria o mesmo impacto. 

  1. Torne sua marca, produto ou serviço referência no nicho

Mais um dos benefícios de aplicar o Efeito Halo nas suas estratégias é tornar a sua marca, serviço ou produto uma referência no seu nicho de atuação. Através de um bom plano de ações, você pode construir mais autoridade, fazendo assim que os consumidores criem uma afinidade com a sua empresa que não poderá ser substituída facilmente. 

Ou seja, mesmo que ele encontre preços mais baixos, ou até mesmo opções mais próximas de compra, ele dará preferência para o seu negócio, pois terá essa imagem estabelecida no subconsciente.

A maior prova disso são as diversas marcas que são associadas em primeiro lugar pelos consumidores. Basta pensar em refrigerantes, smartphones, veículos, eletrodomésticos ou qualquer outro tipo de produto ou serviço. 

Provavelmente você já associaria automaticamente alguma marca. 

  1. Crie “embaixadores” da sua marca 

Outro grande diferencial de utilizar esse efeito dentro das suas ações de marketing é criar embaixadores da sua marca. Basicamente, são consumidores que realmente “abraçam” a marca, e passam a agir como agentes de divulgação espontaneamente. 

Por acreditarem na marca, eles conseguem influenciar outros consumidores, e assim despertar esse efeito neles também. Dentro do mercado temos vários exemplos desse tipo de comportamento. 

É o caso, por exemplo, dos influenciadores de games e tecnologia. Se você pesquisar pelos conteúdos produzidos por eles, apenas um storie pode influenciar diretamente os seguidores a acreditarem em determinada proposta. 

Não é à toa que muitas marcas investem em ações com digitais influencers para divulgar novos produtos e serviços. 

Dicas de como aplicar esse tipo de conceito em suas estratégias

Se você deseja aplica o Efeito Halo de maneira positiva dentro do seu negócio, nós separamos algumas dicas que podem ajudar. Confira!!

  1. Faça um trabalho de Benchmarking para identificar os pontos de destaque do seu negócio, produto ou serviço

Primeiramente, antes de pensar em aplicar esse conceito no seu empreendimento, você precisa identificar os pontos de destaque dele, ou do produto/serviço que você deseja divulgar. As características que fazem da oferta única e realmente interessante para o seu público. 

E para isso, é necessário observar as marcas concorrentes e identificar o que elas têm utilizado como fator para se destacarem nas estratégias de marketing. 

  1. Utilize provas sociais ou informações diretamente relacionadas as dores dos consumidores para comprovar a característica que você quer ressaltar 

Outra dica para utilizar esse conceito nas suas estratégias de marketing é investir em provas sociais ou informações ligadas as dores dos consumidores. Ou seja, informações que sirvam de comprovação sobre determinada afirmação, mesmo que a pessoa não conheça a sua marca. 

Várias marcas trabalham com esse tipo de abordagem para conseguir despertar esse efeito de pré-julgamento imediato. Quer alguns exemplos?

  • 9 em cada 10 dentistas recomendam Sensodyne;
  • Bombril, tem 1001 utilidades;
  • Brastemp, Não tem comparação;
  • L’oréal, porque você vale muito;
  • Havaianas, todo mundo usa. 

Observe como o Efeito Halo pode ser despertado de várias maneiras. Desde através da afirmação que a grande maioria dos especialistas recomendam um produto, até que todas as pessoas usam ele. 

  1. Atenção as mudanças que podem impactar a característica que você quer destacar 

Por fim, nossa última dica é sempre tomar cuidado com mudanças no mercado, no comportamento dos consumidores, na sociedade e em vários outros aspectos que podem alterar a percepção da característica que você quer destacar. 

Muitas vezes é necessário mudar o foco da sua estratégia, para seguir essas tendências. 

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