Entenda como escolher os melhores brindes corporativos

(Last Updated On: 31 de janeiro de 2018)

Os brindes corporativos têm poder! Eles podem ser úteis em diversas estratégias empresariais, não apenas para fidelizar clientes, mas também para prospectar novos consumidores para a organização ou, até mesmo, engajar os colaboradores, complementando ações de endomarketing.

É preciso, no entanto, saber qual será o impacto que os brindes causarão no seu público e, para isso, entender e conhecer as pessoas que você presenteará é algo tido como fundamental.

No marketing, uma estratégia muito utilizada para segmentar as ações é a criação de personas, que são personagens semifictícios que representam o perfil ideal de cada pessoa que se deseja atingir em uma campanha ou peça publicitária.

Siga conosco e entenda mais sobre o conceito de personas e como ele pode ser útil para calcular o impacto que os brindes corporativos provocarão em quem os receber.

Entendendo os conceitos de público-alvo e persona

O professor de relações públicas Fábio França é uma referência quando se fala em estudo de públicos no Brasil. O autor do livro Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica parte do pressuposto de que qualquer empresa tem três tipos de públicos básicos: o interno, o externo e o misto.

Para França, o público interno é aquele que faz parte da empresa e vivencia a sua rotina, ou seja, os colaboradores; o público externo é composto das pessoas que se interessam pela empresa, mas não vivenciam o seu dia a dia, como clientes, fornecedores, prospects etc; por sua vez, o público misto é aquele que vive a realidade da organização, mas não está ligado a ela, como funcionários terceirizados ou familiares de funcionários.

Como se pode perceber, essa classificação é muito ampla e, para que as ações sejam mais objetivas, desenvolveu-se a ideia de personas, que são personagens que representam cada subcategoria do público-alvo.

Assim, ao escolher brindes para os colaboradores de sua empresa, por exemplo, diferentes tipos de presentes podem ser dados para cada tipo de persona. Veja dois exemplos a seguir.

Persona Maria

Maria, 40 anos, é líder de setor na empresa. Ela tem uma rotina estressante, muitas responsabilidades no trabalho e ainda concilia a atividade profissional com os cuidados da sua casa e de seus filhos. Maria não vê a hora de as férias chegarem para que ela possa descansar e curtir uns dias na praia com seus familiares.

Persona Tiago

Tiago, 26 anos, é solteiro, gosta de curtir a vida e viajar nos fins de semana, feriados ou quando está de férias. Por ter um perfil aventureiro, ele gosta de fazer trilhas, acampar e curtir a natureza.

 

 

Escolhendo brindes corporativos para as personas

Ambas as personas criadas, Maria e Tiago, são funcionárias da sua empresa, mas com perfis totalmente diferentes. Enquanto Maria gostaria mais de ser presenteada com brindes da nossa categoria “férias urgente”, que contém itens para uso na praia, como guarda-sol, Tiago certamente ficaria mais satisfeito com brindes da categoria “carrego sempre comigo”, que tem boas mochilas para que ele carregue seus pertences em suas aventuras.

Caso uma outra persona seja muito vaidosa e preze pelos cuidados com o corpo, a categoria “cuide-se bem” pode ser uma opção. Já para os que gostam de otimizar a rotina, os brindes ideais são os da categoria “aproveite seu dia”. Quem curte diversão gostará de presentes da categoria “divirta-se com alegria“, entre outras opções.

Utilizando o conceito de personas, você conseguirá presentear com brindes corporativos, causando um impacto positivo para o seu público.

O nosso post foi útil para você? Entre em contato conosco e escolha os melhores brindes para as personas da sua empresa!

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