Entenda o que é marketing direto e qual a sua importância

(Last Updated On: 15 de julho de 2019)

Em busca de impulsionar suas vendas e aumentar o número de clientes, algumas empresas procuram entender o que é marketing direto para criar estratégias mais focadas na conversão e fidelização.

Além de contar com um baixo orçamento na elaboração das campanhas, investir nessa forma de entregar valores e satisfazer as necessidades do seu público fará seu departamento ter acesso a informações que mudarão a maneira de oferecer os produtos e serviços do seu empreendimento.

Ficou curioso? Então não deixe de acompanhar os tópicos a seguir e saber da sua definição, importância e alguns exemplos para enriquecer seu conhecimento. Continue conosco e boa leitura!

O que é marketing direto

O marketing direito é um método em que é possível implementar estratégias a fim de estabelecer um contato direto e sem intermediações com seu público. Ele pode ser feito com a ajuda da personalização de mensagens enviadas por meio de canais como chats, e-mail e ligação telefônica.

A importância para a sua empresa

Assim como o inbound é importante na atração de usuários por meio da distribuição de conteúdos relevantes, o marketing direto é focado em estratégias sustentadas por argumentos que vão além das características de um produto. É preciso mostrar o quanto ele é útil e quais serão os benefícios que os clientes terão ao adquiri-lo.

Como ele funciona e seus benefícios

Depois de saber o que é marketing direto, é preciso considerar três tipos de benefícios na elaboração das campanhas que buscam transformar meros usuários em clientes, e manter o foco no processo de fidelização dos que já foram conquistados.

O primeiro passo é apresentar um recurso diferente ou exclusivo do seu produto. Junto dele é necessário linkar com um que mostre o quanto essa distinção será vantajosa na rotina do cliente. Por último, procurando sensibilizá-lo, maximizar o impacto que tal produto causará na sua vida.

Podemos usar os produtos sustentáveis como exemplo: suas características transmitem exclusividade, têm a vantagem de não agredir o meio ambiente e o texto usado na campanha poderá conduzir o usuário a pensar ecologicamente com o intuito de preservar nosso planeta.

Exemplos do marketing direto

Redes de fast-food, como Mc Donald’s e Burguer King, costumam usar o marketing direto associado às técnicas do neuromarketing. A Domino’s é muito conhecida pelo seu serviço de delivery de pizzas e é um grande case de sucesso.

Além de campanhas feitas em datas comemorativas, eles criaram o “Vale Vips”, uma ação na qual alguns clientes inativos há algum tempo são convidados a conhecer novos sabores do seu cardápio. Esse tipo de atitude faz com que o cliente se sinta lembrado e agrega valor à marca.

As melhores campanhas de marketing direto

Se a sua empresa deseja conservar seus clientes antigos, é fundamental investir em brindes na criação de campanhas, pois eles podem ser úteis em diversas ocasiões. Se personalizados com sua marca, são uma excelente maneira de divulgação. 

Porém, se o foco é aumentar as vendas, o investimento em eventos corporativos pode ser visto como uma oportunidade de ouro para que seus vendedores tenham um contato direto com os futuros consumidores. No entanto, sempre procure usar métricas e fazer a pesquisa de pós-evento em busca de obter feedback.

Como você percebeu ao longo deste artigo, saber o que é marketing direto fará com que seu time elabore campanhas focadas na conversão e fidelização. No entanto, se ainda há dúvidas do quanto ele pode ser benéfico, é possível contar com a ajuda de uma empresa especializada.

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