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4 Estratégias de Branding Para Divulgar A Sua Marca

(Last Updated On: 29 de junho de 2022)

Você já se perguntou por que algumas marcas são capazes de estar sempre na mente dos clientes quando o assunto é determinado produto ou serviço? A resposta para isso está em estratégias de branding bem elaboradas. 

E saiba que você também pode aplicar esse conceito para se diferenciar dos concorrentes, fortalecer a sua marca, melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar suas vendas. Quer saber como? Neste artigo você pode conferir: 

  • O que é branding;
  • Quatro estratégias de branding para divulgar a sua marca.

O que é branding 

O termo branding vem do inglês e pode ser traduzido como “gestão de marcas”. Na prática, ele representa toda a preocupação com a imagem de uma empresa e se trata de um conjunto de ações para melhorar e fixar a imagem de um negócio no imaginário do público.

Vale lembrar que as estratégias de branding vão além da criação do logo e campanhas de vendas de produtos. Elas visam alinhar toda a comunicação visual e iniciativas de marketing do negócio. 

Com isso, a marca não só passa a mesma imagem para todos os clientes como também tem uma personalidade própria.

Veja 4 estratégias de branding para divulgar a sua marca 

Tendo entendido o que significa o conceito, você deve estar se questionando quais técnicas podem ajudar sua empresa a se consolidar no mercado. Afinal, além de ser uma forma de melhorar o relacionamento com os clientes, elas ainda ajudam a fidelizá-los. 

Para te ajudar a colocar isso em prática, veja abaixo quatro estratégias de branding para divulgar a sua marca!

1. Crie uma identidade marcante

Uma das dicas para encantar o cliente é ter uma identidade marcante. Aqui não estamos falando somente sobre a visual, mas sobre o posicionamento da marca. Especialmente porque, como já dito, o branding vai muito além da criação de um logo, por exemplo.  

No entanto, ter um layout diferenciado e atrativo é sim um diferencial, pois são essas características específicas que ficam marcadas na memória do cliente. Assim, vale fazer um esforço e investir nesse ponto entre suas estratégias de branding. 

Em relação a postura, é fundamental que sua marca esteja pronta para estabelecer uma postura frente a temas relevantes na sociedade como causas ambientais e sociais. Com isso, fica claro para o consumidor que seu negócio possui, também, propósito e valores.

Essa é uma forma de gerar identificação com o público e, também, engajamento. Porém, é importante que as ações sejam verdadeiras e criadas com cuidado para que o tiro não saia pela culatra e acabe prejudicando sua imagem. 

2. Estabeleça o tom de voz 

Outro ponto que precisa ser considerado entre as estratégias de branding para divulgar a sua marca é a criação de um tom de voz. É assim que você dará personalidade para ela. 

Ao fazer isso, ela se torna uma pessoa e, portanto, única. 

É por meio da originalidade dela e de seus valores e propósito que ela se torna relevante e conquista um espaço diferenciado na mente do consumidor. Isso é importante porque a comunicação emocional é muito mais forte do que a comercial. 

Ao se tornar fã de um negócio, o consumidor verifica muitos outros pontos antes de focar em coisas como preço ou vantagens do produto.

3. Aposte em uma comunicação integrada

Essa é outra ação que você deve avaliar entre as estratégias de branding, já que é fundamental que exista um equilíbrio entre os objetivos internos e externos da sua marca. Os princípios que você elencou ao criar o tom de voz e o propósito dela, precisam ser norteados por um discurso comum.

Ao invés de pensar a forma como você faz a comunicação institucional, com seus colaboradores (e aqui não importa quantos sejam) e com o mercado deve ser a mesma, adaptando, claro, a mensagem a ser passada.

Como uma “pessoa” sua marca não pode ter duas personalidades totalmente diferentes para lidar com públicos distintos, certo? Então, aposte em um discurso integrado!

Aqui vale, inclusive, investir em uma estratégia de marketing promocional. Os brindes podem ajudar tanto o cliente a lembrar de uma empresa por um período maior, quanto seus seus funcionários a se aproximarem ainda mais do seu negócio.

4. Use e abuse do digital

Esteja onde o seu cliente está. E, convenhamos, onde é que você passa mais tempo do que na internet? 

Assim, é imprescindível que estar presente no universo digital seja uma das estratégias de branding da sua lista. Esse ambiente concentra milhares de pessoas e é uma boa forma de aumentar a visibilidade de uma marca.

Para isso, você pode adotar ações de marketing digital e estar presente nas mídias sociais para surfar tendências e crescer a influência do seu negócio.

Depois de conhecer essas estratégias que vão ajudá-lo a divulgar sua marca, aproveite para verificar alguns erros de branding que você não pode cometer!

 

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