Patrocínio de eventos vai morrer?

(Last Updated On: 26 de maio de 2017)

Não. Já morreu! Pelo menos na forma como era conduzido até hoje.

As empresas não querem e não podem mais se comunicar com seu público alvo usando ferramentas que funcionaram muito bem no passado, mas e hoje… ? Bom, precisam ser reavaliadas.

Por quê? Porque o consumidor mudou. A publicidade, a promoção e a comunicação de uma maneira geral mudaram profundamente seu DNA, não havendo mais espaço para apenas logotipos em banners e palcos de seminários.

Para conquistar o consumidor às marcas necessitam interagir com ele. Isso sim tem valor percebido. Por isso, para pensarmos em patrocínios efetivos, devemos buscar novas formas de interatividade.

As Redes Sociais explodiram nos últimos anos e manter consistência nas ações e relevância em temas de interesse, não é tarefa fácil. Já as interações face a face trazem uma experiência que as redes não oferecem, criando uma percepção positiva das marcas e contribuindo muito para sua consolidação.

Seguem abaixo algumas sugestões, nem sempre inovadoras, mas que funcionam muito bem na prática:

1. Credenciamento Diferenciado 

 A experiência de um evento começa na entrada. Então, porque não propiciar algo diferente? Quanto mais agradável for a experiência do convidado, como por exemplo, ele pode fazer o check-in em casa e retirar seu crachá de forma rápida e exclusiva em totens envelopados com a marca patrocinadora, sem passar pelas longas filas que existem nas recepções de eventos de sucesso. Muito em breve reconhecimento facial e a leitura biométrica estará disponível em eventos, podendo ser captada em um computador comum e reconhecida na recepção do mesmo, agilizando tremendamente a operação. Imagine ainda receber um roteiro dos estandes a serem visitados de acordo com sua livre escolha e a grade de palestras de seu interesse com a identificação das salas, horários, palestrantes etc? As marcas tem a oportunidade nesses casos citados de associar tecnologia e facilidade a si mesma, o que criará uma excelente percepção de boas vindas.

 2. Registros Interativos 

 Embora meio manjado, fotos divertidas ligadas ao tema do evento, são excelentes para entreter o publico e possibilitar uma reação em cadeia através do compartilhamento das imagens nas redes sociais, associadas à marca patrocinadora. Dentro deste conceito existem também painéis de mensagens criativas dos participantes que em geral funcionam muito bem e com grande adesão.

 3. Network 

 Alguns anos atrás entretenimento era considerado um desvio nos objetivos de um evento. Mas o tempo foi mostrando que eles funcionam muito melhor que interações formais. Quando a ideia é aproximar pessoas, porque não usar de recursos como Jogos de Pebolim, Ping Pong, Poker, Roleta, etc? Preferencialmente os equipamentos podem ter dimensões maiores que o habitual para causar impacto e descontração, sempre incentivados por animadores que interajam com as pessoas. O público jovem se sente bem à vontade com os telões  de dança ou games que são recursos cada vez mais utilizados.

 4. Patchwork Criativo 

 Oferecer áreas de interação com as marcas permitindo ao participante criar sua versão artística, com peças geométricas e imagens sobre um grande painel imantado ou passível de adesivagem. Os participantes podem ser fotografados junto a elas e as melhores criações incluídas nas redes do evento, para serem votadas e premiadas, incentivando as melhores performances.

5. Staff Patrocinado 

 Pessoal descolado com camisetas, calças e bags patrocinadas, podem ajudar a humanizar as relações do publico alvo com a marca, tornando a relação mais simpática. Dependendo do evento, frases criativas e descoladas podem decorar as vestimentas.

 6. Realidade Aumentada e óculos 3D 

 Antes do Pokémon já era tendência, agora virou epidemia. Criar interações com marcas e consumidores, usando realidade aumentada ou óculos 3D é muito impactante além de ser excelente para lançamento de produtos ou inovações. O uso de tecnologias interativas pode criar relações mais sólidas com os patrocinadores e um profundo envolvimento com a marca.

 7. Banheiros 

 Esta é uma área que pode prejudicar a experiência do seu evento. Então porque não montar um ambiente luxuoso, de grande impacto, mostrando a preocupação dos organizadores e da marca patrocinadora com o convidado? Tapetes vermelhos e espelhos especiais costumam causar uma percepção muito positiva.  Dependendo do tipo de evento, nos toilettes femininos pode-se ter profissionais para retoque da maquiagem das convidadas ou outros serviços.

 8. Ações Sociais 

 Engajamento às causas associadas à marca sempre causam boa percepção desde que sejam transparentes verdadeiras e realmente contribuam para a melhoria de condições sociais, proteção aos animais, meio ambiente, crianças carentes etc.. Convidar o público para que se envolva no processo, contribuindo para ajudar pessoas, traz uma grande satisfação a quem participa e um residual positivo para a marca.

 9. Brindes 

 Os brindes podem ser uma grande sacada ou simplesmente algo que você distribui aleatoriamente, sem planejamento e sem objetivo. Para que ele se transforme em uma ferramenta realmente útil para a marca, o brinde tem de estar afinado  com os seus valores e objetivos, tudo dentro de uma estratégia que possa impactar e sensibilizar o convidado.  O que efetivamente importa é o tipo de experiência vivida pelo convidado, e que consiste em uma continuidade e desdobramentos em todas as interfaces de contato, onde a conclusão final é o brinde. Ele terá a responsabilidade de aumentar o recall da experiência ao longo dos meses subsequentes. Por exemplo, se você vive uma experiência musical incrível durante o Rock’n Rio vestindo uma camiseta alusiva ao evento, ao usá-la meses depois, você resgata todos os sentimentos positivos que teve durante o evento, ligando-o à marca Rock’n Rio. Esta é a grande contribuição dos brindes e por isso são tão importantes em eventos.

E então, gostou das sugestões para eventos? Agora ficou mais fácil com essas dicas, né? E para receber mais informações interessantes como essa, você pode curtir nossa página no Facebook e acompanhar as nossas publicações.

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