Frente de Caixa: posicione seus produtos estrategicamente e venda mais!

(Last Updated On: 11 de julho de 2016)

Vender é a palavra de ordem no varejo — diariamente os desafios são voltados a maximizar saídas e resultados. Para isso, uma boa ação é explorar a frente de caixa, pois o local é potente e gera vendas por conta de vários fatores, como a sua localização estratégica — os clientes não comprarão por impulso tendo de ir até o interior da loja ou supermercado.

Neste post, mostraremos por que você deve usar a sua frente de caixa de maneira estratégica e quais são os benefícios que essa tática trará. Confira:

Capacidade de vendas da frente de caixa

Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mais de 52% dos consumidores fizeram compras por impulso entre os meses de fevereiro e abril deste ano. E grande parte desse número deve-se à exposição de mercadorias em locais de destino do cliente, ou seja, frente de caixa.

A mesma organização publicou outra pesquisa relativa aos resultados obtidos em dezembro de 2015. Na ocasião, os números apontavam que dois a cada dez brasileiros compraram impulsivamente com frequência naquele ano.

Frente de caixa e oferta de brindes aos clientes

Além do posicionamento, uma ação que é eficiente e que atrai um grande número de empresários e gestores é a de dar brindes em compras impulsivas — a chance de uma pessoa comprar algo porque ganhará um brinde é potencializada.

De acordo com a empresa de pesquisas Ipsos Brasil, 66% das pessoas julgam mais vantajoso pagar a mais por algo que venha com brinde do que pegar menos e não receber nada adicionalmente. Além disso, a mesma organização apurou que em média mercadorias que possibilitam algum tipo de premiação vendem 61% mais.

Frente de caixa e retaguarda

Alguns comerciantes têm dúvidas quanto à relação entre frente de caixa e retaguarda e se elas significam a mesma coisa. Porém, é relativamente simples: a frente estimula a compra em local de trânsito de público e a retaguarda não permite que ela pare de funcionar em hipótese alguma.

A frente de caixa não funciona sem que outro campo do negócio lhe dê o suporte necessário. Esse auxílio é o que se chama de retaguarda. Ela trata de organizar os produtos que potencialmente serão vendidos por impulso dos compradores — etiquetagem, reposição, posicionamento e formas de manter o funcionamento dos equipamentos do caixa ou local de entrada e saída.

Tecnologia auxiliando o aumento das vendas

A frente pode ter suporte também de ferramentas modernas, o que muitos gestores ainda não fazem — limitando-se a produtos expostos, cartazes e banners. Por exemplo, promoções podem ocorrer por meio de pequenas telas e equipamentos para uso público que façam a saída automatizada de brindes e mercadorias. Isso chama a atenção e instiga a aquisição do item.

Outra forma eficaz de promover a compra por impulso é automatizando o faturamento das vendas no caixa com um software programado para a premiação de clientes com brindes por valores ou outros tipos de itens. Além de fazer com que o consumidor fique mais tempo no local de apelo em exposição comercial, chama sua atenção aos produtos e prêmios e mexe com sua intenção de compra.

O que sua empresa vem fazendo para otimizar as vendas? Estão tirando proveito da frente de caixa? Conte para a gente!

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