Gatilhos mentais: O que são e como utilizá-los

(Last Updated On: 6 de dezembro de 2021)

Todo ser humano recebe estímulos quando precisa tomar uma decisão. Profissionais da área de vendas precisam compreendê-los para entender quais deles podem ser usados no momento certo da negociação. Esses estímulos são chamados de gatilhos mentais, e fazem parte da ciência Neuromarketing

Os gatilhos que nos impulsionam são praticamente os mesmos, devido aos estímulos que nosso cérebro capta, que são envolvidos num contexto social e emocional. 

Saber trabalhar com isto faz com que muitos profissionais e empresas consigam se destacar no mercado. É para te levar para este patamar que criamos este artigo, então sugiro que acompanhe cada detalhe.

Aprenda a influenciar a decisão de compra através dos gatilhos mentais

O uso correto de gatilhos mentais têm o papel de facilitar a tarefa de um alguém que precise fechar uma venda, seja no momento de fazer um agendamento para uma conversa ou durante a negociação. 

É importante entender que o processo de tomadas de decisões exige muito esforço. Mesmo que muitos de nós não consigamos perceber, é possível que você se lembre de alguma emoção que sentiu quando precisou decidir algo relevante.

Nosso cérebro costuma focar em apenas um aspecto de um problema complexo, ignorando todos os outros. Os gatilhos mentais fazem com que seja ativado um pensamento rápido neste momento de decisão.

O ideal é conhecer os principais gatilhos mentais, para que saiba o momento certo de utilizá-los e, assim, ter maiores probabilidades de conquistar o resultado que espera.

Os principais gatilhos mentais

Chegou o momento de conhecer quais são os gatilhos mentais mais utilizados por profissionais e saber como colocar cada um deles em prática e conseguir atingir seus objetivos. Preparado (a)?

Gatilho da Escassez e Urgência

Essa é a técnica utilizada quando os profissionais costumam dizer que resta apenas uma vaga, ou é a última opção do produto disponível em estoque. Costuma funcionar, pois as pessoas associam o valor de determinado produto ou serviço à sua raridade ou à dificuldade de acesso e esse gatilho está diretamente relacionado à aversão à perda. 

Gatilho de autoridade

Você ou sua empresa precisam se tornar autoridades em sua área de atuação, pois este é um gatilho mental poderoso. Basta analisar as estratégias de empresas que utilizam figuras famosas para apresentar seus produtos, como se essas fossem autoridades naquele assunto.

Para conquistar isso foque na construção de conteúdo, para mostrar que domina determinado assunto, ganhando assim a confiança de seu público alvo, que sempre se lembrarão de você quando ouvirem falar sobre seu nicho. 

Gatilho de prova social

Um fato interessante é que as pessoas são atraídas para multidões. Basta analisar a reação da maioria ao ver uma grande fila na frente de uma loja, pois ali a curiosidade é aguçada.

Esse gatilho pode ser utilizado para aflorar o interesse de um lead em ouvir um consultor e, até mesmo, responder as perguntas que ele venha a fazer. Procure fazer com que as pessoas falem mais sobre seu trabalho e contem sobre as experiências positivas que tiveram em sua empresa.

Gatilho da ancoragem

Este é o gatilho mental que nos leva a desvios de racionalidade, demonstrando a tendência do cérebro humano de comparar informações recebidas ao longo de um período, em relação à primeira parte de informação que recebeu. 

Agora que você conhece os gatilhos mentais mais importantes, basta aplicá-los em suas estratégias de vendas para conquistar mais clientes e ter melhores resultados. Não deixe de nos contar o que achou deste conteúdo.

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