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Gestão de eventos: 9 métricas que você deve sempre analisar

Eventos
(Last Updated On: 14 de setembro de 2016)

Seu evento acabou agora, muitas pessoas vieram, muitas parcerias foram feitas e ele foi um sucesso, certo? Será? Para saber bem isso, somente com ferramentas de métricas que você poderá ter certeza. No entanto, essa medição deve ser feita desde o princípio. Você não sabe como fazer uma gestão de eventos?  Calma, estamos aqui para lhe ajudar! A partir do planejamento, é fundamental conhecer as métricas que serão utilizadas no seu evento, de acordo com as metas definidas.

Há pouco tempo atrás, todos os números relativos a eventos, como o número de pessoas presentes e o de ingressos vendidos, eram determinados e analisados somente pelos KPIs. Eles auxiliam, principalmente, no acompanhamento dos objetivos traçados e, no caso específico de eventos, eles podem indicar como foi no geral, se precisava ter maiores investimentos ou, ainda, antecipar possíveis imprevistos.

Entretanto, com a evolução tecnológica cada vez maior no mundo dos negócios, a tendência do mercado é analisar profundamente se os objetivos dos eventos foram efetivamente alcançados. Para isso, as empresas ao redor do mundo estão inovando em suas métricas e criando novos meios de medir o sucesso dos eventos.

Abaixo listamos algumas delas para você acompanhar essa evolução e, no caso de promover o seu primeiro evento, perceber e acompanhar as novas tendências. Então, vamos conhecê-las? 

Atração

Atrair pessoas para a página do seu evento sempre é fundamental. Para conseguir muitas visitas no website do evento, além de criar campanhas no Adwords, fechar parcerias de mídia, investir em um design de página atrativo e criar chamadas fortes, será preciso otimizar o tráfego da página e transformar os visitantes em participantes do evento! Para isso, o KPI de aquisição pode lhe auxiliar a identificar problemas nas páginas ou até mesmo conhecer melhor seu público.

Conversão

Você conseguiu vender muitos ingressos, por isso o seu evento será um sucesso, não é mesmo? Bom, não necessariamente. Na maioria das vezes, o número de inscritos no evento não corresponde ao número de pessoas presentes no dia, principalmente se ele for gratuito.

Se você já promoveu outros eventos, tente analisar e entender se o número de ingressos vendidos correspondeu a quantidade de público presente no evento e porque isso ocorreu. Aprender com as experiências passadas é um bom meio de evitar futuros erros e evitar imprevistos.

Hashtags

Elas são bastante utilizadas nas redes sociais, portanto, por que não usá-las para promover o seu evento? Quanto mais participantes a divulgarem, mais noção você terá do alcance do evento e como ele está sendo compartilhado nas mídias sociais.

Além de ser um bom meio de promoção espontânea, as hashtags são estratégicas no boca a boca virtual, se tornando um incentivo essencial para promover sua marca por meio de concursos e promoções.

Engajamento

O relacionamento com o cliente também é uma métrica que não pode ser desprezada pelas organizações. Fazer com que os clientes amem a sua marca a ponto de promover a divulgação de seu evento de forma natural é importante para o seu sucesso.

Como anda o engajamento de seus clientes com a sua empresa? Eles se sentem valorizados por você? Se a sua resposta for não, já passou da hora de estreitar esses laços afetivos! Não perca mais tempo e torne os seus consumidores seus fãs!

Vendas com a gestão de eventos

Após o seu evento de lançamento de produtos, a venda deles aumentou bastante? Opa, isso é um ótimo KPI! Principalmente se o seu evento for posterior ao lançamento e a venda de ingressos aumentou, pode ter certeza de que ele será muito reconhecido!

Lembre-se que, quanto antes se esgotar os ingressos e inscrições, mais tempo você terá para se ocupar de outros assuntos fundamentais para a realização do evento, como as reservas de hotéis e transporte de palestrantes.

Parcerias

As parcerias e promoções no mundo corporativo, ainda mais na promoção de eventos, não só beneficiam os participantes como trazem novas oportunidades de futuras negociações para as empresas que se unem.

Além disso, essas uniões podem ser ótimas para a distribuição de brindes que juntem o contexto das organizações e fiquem mais baratos pra distribuir, porque o custo também será dividido, assim como o reconhecimento das marcas.

Boca a boca virtual

Um dos melhores KPIs para comprovar o sucesso do seu evento é ver o que as pessoas estão comentando no dia e depois de vinte e quatro horas do lançamento.

Elas estão falando bem ou mal da experiência? Qual o retorno percebido? Elas estão compartilhando as fotos? Qual o grau de satisfação dos participantes? É fundamental ficar atento a essas questões e guardar o feedback para futuras análises.

Fidelização

Após o evento, os seus clientes ainda compram na sua loja? Ou melhor, eles voltam e trazem novos consumidores? Como o seu público está reagindo após o evento? Se você está realizando um novo evento e obteve pouco retorno, preste atenção! Pesquise e analise profundamente o que deu errado no anterior e corrija os seus erros! Fidelize o máximo possível seu público!

Planejamento

Você está demorando muito para planejar seu evento e o cronograma? Cuidado, você pode estar organizando um evento muito extenso, que não cumprirá os objetivos da sua empresa. O contrário também vale, perceba se você está colocando muitos ou poucos entretenimentos no seu evento, se direcione de acordo com suas principais metas e atenha-se somente ao que for necessário.

Para garantir o sucesso de seu evento seja bem objetivo e simples nas suas métricas. Não adianta seguir a lista acima se você não tem muita ideia do que quer alcançar. Identifique primeiro as áreas mais suscetíveis do seu evento e as acompanhe por meio de KPIs.

Não tenha medo de arriscar um pouco e inovar na gestão de eventos, desde que não exagere e perceba bem como está a atratividade, conversão e positividade após o acontecimento. Pesquise sempre antes, durante e depois, não se esqueça!

Gostou de conhecer as métricas e suas tendências mais comuns na gestão de eventos? Já sabia de alguma? Então comente no post e nos fale mais sobre isso!

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