Guia rápido de boas práticas para seu ponto de venda

(Last Updated On: 28 de abril de 2017)

“Nunca julgue um livro pela capa”. Todo mundo já ouviu esse velho ditado, não é mesmo? Parece verdadeiro quando falamos isso no cotidiano, mas todo o varejista sabe que não é bem assim.

No caso, a “capa” dos empreendedores do ramo é o ponto de venda (PDV) e, embora o conteúdo seja importante, isto é, os produtos e o atendimento, o fato é que quem não organiza bem seus espaços internos e pensa em boas estratégias de captação de clientes, certamente enfrentará problemas para se destacar nesse mercado cada vez mais competitivo.

O PDV é tão importante que resolvemos trazer algumas dicas para que você adote as melhores práticas para torná-lo o mais atrativo possível. Confira a seguir!

Trabalhe bem os Hot Spots

Você sabia que existem pontos no interior da sua loja que estimulam o consumo dos clientes? Nós chamamos essas áreas de Hot Spots. Esses pontos quentes existem em qualquer tipo de estabelecimento e, se trabalhados com sabedoria, podem aumentar as vendas do seu negócio.

Um exemplo muito comum de Hot Spot é o caixa, lugar onde a maioria dos varejistas destina espaço para produtos com preços menores, como lembrancinhas, entre outros. Claro, não pode parar por aí. É importante identificar qual é o percurso feito pelo cliente no seu ponto de venda para definir a melhor forma de dispor os seus produtos.

Ofereça brindes para a clientela

Todo mundo gosta de ser prestigiado, não importa a ocasião. Por isso, os brindes podem ser uma excelente estratégia para quem quer atrair os clientes para o interior da loja. Nesse caso, você pode ofertar desde brindes mais singelos para quem apenas entrar, ou até brindes mais elaborados em uma promoção interna.

Ao ofertar brindes, você está trabalhando no gatilho mental da retribuição. As pessoas tendem a se sentir gratas quando são homenageadas ou presenteadas e, na grande maioria dos casos, querem retribuir o favor. Desperte esse sentimento nos seus clientes!

Pense sempre no branding

Esse é um assunto importante quando falamos na decoração e, principalmente, na organização das vitrines da sua loja. Muitos empreendedores enfrentam problemas para manter a coerência entre a marca e os elementos de decoração internos. É importante destacar que para a sua empresa se tornar uma referência é importante que a marca seja lembrada pelo consumidor.

Por isso, mesmo em datas comemorativas, procure mesclar os elementos promocionais, as imagens e qualquer questão referente ao design interno às cores da sua marca. Essa é uma forma de firmar a sua personalidade entre a clientela.

Forneça um bom atendimento

Por fim, nossa última dica para que o seu ponto de venda seja bem receptivo aos clientes é o bom atendimento. Uma pesquisa divulgada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios mostrou que, para o consumidor, o atendimento é mais importante do que o preço dos produtos e até mesmo o preço.

Por isso, treine sempre os seus colaboradores para suprir, de fato, as necessidades da clientela, além de serem cordiais e falarem a mesma língua dos clientes, é claro.

Gostou do nosso post de hoje? Para você, qual é a melhor estratégia para manter um ponto de venda atrativo? Deixe a sua opinião nos comentários!

 

 

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